Há total segurança contra vírus no Ubuntu?

Iniciado por Lídia, 24 de Agosto de 2012, 16:08

tópico anterior - próximo tópico

Willder

Citação de: Lídia online 24 de Agosto de 2012, 19:02
Willder,

Mas se eu lhe enviar uma MP agora, os "spiers" verão. Por isso estou preferindo trocar as senhas no micro do meu vizinho ou em outro local primeiro. Ah, desculpe. Eu não sabia que era contra as regras do fórum escrever mensagens em outra língua. Você tem certeza disso?
Eu apenas quis fazer uma "brincadeirinha", mas com mensagem Verdadeira, com o Clockworklinux, em alemão e aí eu continuei em inglês com os demais. Desculpe.
Sobre a língua, acho que é isso que está nas regras, apenas estou lhe alertando para não ter suas mensagens enviadas para a Quarentena. E o texto em alemão estava na assinatura, não era na mensagem mesmo.

Em todo caso, eu acho que não há problema acessar a internet com seu notebook, é como eu disse o vírus não pode prejudicar o Ubuntu, ou melhor ele nem "conhece" o Ubuntu para ter qualquer ação sobre ele. Ou seja, não pode monitorar, enviar ou receber dados e não pode nem mesmo iniciar, ele no Ubuntu é apenas um arquivo morto, tão móvel e capaz como é uma pedra.

Apenas tenha cuidado com ele no seu Desktop Windows, ele lá pode estar realizando qualquer ação, desde monitorar suas mensagens ou até mesmo enviar seus dados e arquivos pessoais para um hacker.

Willder

Lídia já respondi sua MP, a resposta ficará no Índice de Mensagens Pessoais, as mais novas no final, basta clicar minhas mensagens na parte superior do fórum. É exibido um número com o número de mensagens não lidas ao lado de minhas mensagens.

lucas 94

ola! colega usuário!

não existe nenhum sistema imune a ameaças, mas sim sistema com menor numero de usuários, mas em tese não é necessário o uso de anti-vírus no Linux, pelo fato dos vitus existentes para o Linux necessitarem ser específicos para uma certa distro, e somente pode atuar no sistema se por um acaso o usuário executar o vírus com as próprias mãos(pura falta de cuidado).

o único anti vírus necessário no Linux é o próprio usuário(não execute os vírus e não terá nenhum problema, como já dito por outros colegas, o sistema em tese é perfeitamente seguro, porém é necessário cuidado.

sobre opinião pessoal, é desnecessário o uso de anti vírus e até mesmo um firewall.

outra observação importante é a de que caso um usuário execute um vírus e esse por consequência se instale no sistema, o programa malicioso só pode afetar os dados desse usuário, ficando os arquivos dos outros usuários seguros.

platao

Ola Lidia, se desejar pegue apostilas uteis e ilustradas na assinatura aqui em baixo.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

linuser104

Citação de: Lídia online 24 de Agosto de 2012, 16:08
Olá, amigos.
Sou bem leiga em matéria de S.O Linux. Gostaria de ter uma dúvida esclarecida. O meu Notebook está em rede com meu desktop, via wifi/wireless. Há um vírus em minha máquina do desktop. Gostaria de saber se tal vírus pode infectar o meu Notebook com Ubuntu 10.04.
Grata, antecipadamente, pela resposta.

Com relação ao seu windows já tentou instalar uma versão trial (válida por 30 dias) de um bom antivírus/firewall tipo: GData internet security 2013 ou Kaspersky internet security 2012 atualizar sua lista de vírus e depois varrer o disco completo do seu PC Desktop. Para finalizar instalar a versão trial do Malwarebytes e fazer uma varredura final com ele também, isso após atualizar seu banco de dados, após os antivírus?

Isso já ajudaria na desinfeção do seu Windows. Depois pelo linux você troca todas as senhas de sites que costuma usar.

Como os colegas informaram você não fica infectada pelos vírus para windows no seu Ubuntu/linux e mesmo que eles funcionem no linux teriam que ter permissão para execução e modificação no seu linux e por padrão essas atividades são protegidas por senha de root.

Com relação ao firewall do Ubuntu não acho que o que foi falado pelo jkmsjq seja assustador por ele falar em terminal. Na verdade falar em instalar e ativar o firewall pelo gufw, procurar botão de tal cor é até mais complicado. No caso do jkmsjq é mais direto:

sudo ufw enable  [Enter]

e o firewall interno do Ubuntu já estará ativo. O outro comando é só para ver o status dele. Se está ativo ou não:

sudo ufw status  [Enter]

A facilidade do gufw, que é uma interface gráfica para o ufw, está mais para a manipulação de regras. Ativação no terminal via ufw é mais rápida e prática com um simples comando que pode ser copiado e colado no terminal que se abre com as teclas de atalho Ctrl+Alt+t.

Agora a ativação do ufw ainda não está completa, mas aí acho que complica um pouquinho pois falta o bloqueio do icmp echo, que pelo terminal seria assim o procedimento:

sudo ufw disable  [Enter]

sudo gedit /etc/ufw/before.rules
 [Enter]

No arquivo de texto que abrir troque a linha (na verdade o que foi destacado em negrito):

-A ufw-before-input -p icmp --icmp-type echo-request -j ACCEPT

por

-A ufw-before-input -p icmp --icmp-type echo-request -j DROP

Salve, saia do arquivo e depois:

sudo ufw enable  [Enter]

OBS: Lembre-se que nenhum sistema operacional está imune a ataques de engenharia social, phishing que induzem o usuário a erros, então o primeiro nível de segurança está no comportamento do usuário(a).
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Lídia

Lucas,
Não sei como se executa um arquivo no Ubuntu. Sei que no Windows, quando baixamos um arquivo anexo de e-mail ou quando baixamos um programa, é só dar um duplo clique no que foi baixado que fica bem embaixo da página, à esquerda, pra instalar.

Platão, salvei a sua indicação de apostilas.

Linuser, eu já paguei um Firewall para usar no meu desktop com Ruindows, mas não adiantou na época. Estou salvando essas três páginas desse tópico para o meu técnico ler quando ele vier aqui. Creio que tudo o que tudo o que vocês estão colocando a respeito o ajudará a consertar as coisas erradas que infectam minhas máquinas.

Grata

linuser104

Citação de: Lídia online 24 de Agosto de 2012, 21:19

Linuser, eu já paguei um Firewall para usar no meu desktop com Ruindows, mas não adiantou na época. Estou salvando essas três páginas desse tópico para o meu técnico ler quando ele vier aqui. Creio que tudo o que tudo o que vocês estão colocando a respeito o ajudará a consertar as coisas erradas que infectam minhas máquinas.

Grata

BitDefender internet security 2012
Kaspersky internet security 2012
G Data internet security 2013

São os aplicativos antivírus+firewall mais eficientes do mercado, mas são bem pesados, principalmente o primeiro. Se nem com eles você conseguir eliminar vírus no seu PC Desktop, porque o com o Ubuntu não estará infectado tenha certeza disso, use como complemento os seguintes programas:

Malwarebytes
Hitman Pro

que são aplicativos Anti-Spywares e Adwares também.

Se mesmo assim ainda continuar infectado. Só uma formatação.

Lembre-se que como você usa conexão wireless deve modificar a senha padrão de configuração do seu roteador e usar senha para conexão wi-fi com vários dígitos (bem acima de 10) com letras (maiúsculas e minúsculas), números e caracteres especiais e com padrão wpa2-psk, filtro de mac...

OBS: Gosto bastante do Kaspersky internet security 2012 porque além de ter uma boa detecção e reparação ele indica vulnerabilidades não só com alertas de que é preciso usar o windows update, mas dá alertas de seguranças sobre vários aplicativos instalados no seu pc e que precisam ser atualizados. Isso é bem interessante. Na verdade ele não alerta mas tem uma opção de varredura de vulnerabilidades para você executar.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

jkmsjq

Citação de: Willder online 24 de Agosto de 2012, 18:10
Calma jkmsjq, a menina é novata, usar o Terminal é simples mas com interface é bem mais amigável.

Eu sei.

Mas apenas um comando e tudo resolvido.

A interface gráfica ainda teria que configurar e bla, bla, bla...!!!

Apenas isso... ::)
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz