Captar áudio e vídeo do computador

Iniciado por rengav, 22 de Agosto de 2012, 09:37

tópico anterior - próximo tópico

rengav

Bom dia

Estava usando o RecordMyDesktop para gravar vídeo do desktop no Ubuntu 9.04. Migrei para o Ubuntu 12.04 e estou tendo dificuldades para encontrar um software que faça o que o RecordMyDesktop fazia.

O que eu tentei:

1) RecordMyDesktop: o Ubuntu 12.04, aparentemente, não tem o gamix, que permitira alterar o InputSource. Assim tive que usar no terminal o comando alsamixer e configurar o InputSource para StereoMix - e essa configuração é perdida a cada boot da máquina. Com essa alteração, o RecordMyDesktop passau a gravar o som, mas sem sincronia com o vídeo e com eco e inflando o tempo de gravação (se a gravação tiver 1 minuto, o arquivo gravado terá 1 minuto e 2 segundos; imagine uma gravação com uma duração maior)

2) Kazam: consegui usá-lo para pequenas gravações, mas se for para gravações maiores ele interrompe o processo, dá uma mensagem de falta de memória e fecha. Também não consegui selecionar área de captação do vídeo

3) xvidcap: não consegui gravar o som e trava constantemente

4) tibesti: trava constantemente

5) istanbul: não funcionou

6) avconv: achei um programa python usando avconv, mas o som apresenta eco e falta de sincronia com vídeo. Também não consegui uma configuração que propiciasse a criação de um arquivo de gravação de tamanho adequado.

Assim, se alguém tiver um boa dica, por favor, me envie

Vagner

rodrigo.miguel

Tive um problema parecido para ativar o microfone interno. Resolvi assim: http://linuxlike.blogspot.com.br/2012/06/microfone-interno-no-ubuntu-1204-como.html

Com relação ao atraso, não cheguei a me dar conta do problema. Vou verificar se ocorre comigo também...

Uma solução paliativa: extrair o áudio do vídeo e sincronizá-lo "manualmente" no OpenShot (uma trilha para o áudio extraído e outra para o vídeo original com áudio desativado).

Solid One

Pelo visto, acredito que o Kazam seja mais ideal para gravações. Mas tem algumas coisas que achei estranho.

Você está usando o Ubuntu 12.04, certo? Se sim, como você instalou o Kazam Screencaster? Pelos repositórios padrões ou por PPAs?

Qual a versão do Kazam Screencaster que você está usando? Seria a 1.0.6 ou outra anterior ou posterior a essa?

Pergunto isso porque aqui uso o Kazam Screencaster na versão 1.0.6 instalado diretamente dos repositórios padrões, e aparentemente nessa versão é possível gravar por áres de captação, ao invés de gravar a área de trabalho toda. Não sei se é possível alterar a resolução da captação para outra diferente de 640x480 (coisa esta que é possível no gtk-RecordMyDesktop).

A respeito da falta de memória, quanto de memória RAM seu computador possui? Qual a capacidade do HD, e quanto de espaço livre ele tem? Talvez a falta de memória RAM, combinado com pouco espaço livre em disco, esteja ocasionando essa mensagem.

Por último, pressupondo que você esteja usando a versão 1.0.6 do Kazam, você pode testar versões mais recentes, sejam estas versões estáveis ou não. Se não me engano, a última versão estável lançada é a 1.2.0, enquanto que a última versão de desenvolvimento (não-estável) é a 1.3.0, que aparentemente possui muuuuitos recursos novos. Pode ser que usando alguma dessas versões mais novas, esses bugs desapareçam.

E é isso. Para mais informações sobre como instalar o Kazam via PPA, acesse aqui: https://launchpad.net/kazam

EDIT: A propósito, quando você fala que gravações maiores fazem o Kazam interromper o processo alegando falta de memória, de quantos minutos seriam essas gravações, por curiosidade? Duas horas? Quatro horas?