Ajuste de Brilho x kernel 3.2.0-27-generic

Iniciado por renebarbosa, 03 de Agosto de 2012, 19:27

tópico anterior - próximo tópico

renebarbosa

Pessoal, boa noite.

Seguinte, estou utilizando o Ubuntu 12.04 64 bits e para ter o suporte de ajuste de brilho do monitor utilizo a seguinte linha no arquivo /etc/default/grub:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet acpi_osi=Linux acpi_backlight=vendor enable_mtrr_cleanup splash"

Meu notebook é um Samsung 300e4a-ad1 e utilizando o kernel 3.2.0-26-generic, o ajuste de brilho através das teclas de função funciona normalmente, com o kernel mais recente, só consigo ampliar o brilho do monitor até cerca de 30 ou 40% do brilho total, o que durante o dia torna a utilização do sistema bem incômoda.

Alguém aí passou por algo similar? Sabe como fazer o workaround?

Agradeço desde já pela atenção.

renebarbosa

Pessoal, boa noite.

Acabo de realizar o upgrade para o kernel 3.2.0-29-generic e ví que o problema persiste, eu não consigo ajustar o brilho da tela usando as teclas multimídia, eu comparei os arquivos de configuração dos pacotes de kernel que tenho instalado em meu laptop, módulos que sobem com os dois kernels e dmesg de ambos os kernels e não localizei nada que pudesse me ajudar, entretanto, descobri algumas coisas interessantes:

1- Se eu remover as opções acpi_osi=Linux acpi_backlight=vendor da linha de inicialização do kernel mais recente ou substituí-la por acpi_osi=Linux acpi_backlight=legacy, o ambiente gráfico simplesmente congela quando tento ajustar o brilho usando as teclas multimídia.

2- Usando echo no arquivo /sys/class/backlight/intel_backlight/brightness eu consigo alterar o brilho do monitor.

Continuo buscando algo que possa me ajudar a resolver isso, agradeço qualquer dica ou auxílio.

renebarbosa

Pessoal,

Consegui corrigir o "problema". Adicionei "blacklist samsung_laptop" no arquivo /etc/modprobe.d/blacklist.conf e após a reinicialização, tudo está funcionando perfeitamente. Realmente não sei o motivo disto ter ocorrido, uma vez que o módulo já estava carregado na versão do kernel em que o ajuste de brilho funcionava normalmente, em algumas buscas que fiz vi que parece ser uma peculiaridade do próprio kernel, enfim, fico feliz em ter conseguido arrumar e deixar essa documentação aqui para outros que possam estar enfrentando o mesmo problema.

Moderação, pode encerrar o tópico como resolvido. Obrigado.

Boa tarde.