Percebo que em muitos aspectos o Linux supera o Windows ainda que essa "concorrência" de fato nem exista. O sistema operacional Ubuntu recebe muitas correções e atualizações com constância bastante satisfatória o que mostra o compromisso de correções e segurança. Possui, também, muitos programas interessantes e bem feitos, muitos inclusive bem melhores que os existentes no MS-Windows, porém, vale ressaltarmos (e sem radicalismos bobos), que o desenvolvimento de alguns softwares por parte dos colaboradores do Linux (Ubuntu), no que se refere a certos programas como o OpenOffice/LibreOffice e os comunicadores equivalentes ao MS-MSN, ainda carecem de maior cuidado, zelo, ou simplesmente, compromisso, seja dos desenvolvedores do SO, dos responsáveis pela "distro" ou pelos parceiros responsáveis pela elaboração/criação de softwares.
Ainda recentemente me vi na necessidade de usar o MS-Office e também "brinquei" um pouco com o MSN (o "novo" e algumas versões não tão novas também).
Enfim, o LibreOffice, por exemplo, ainda não se mostra tão completo, elaborado, inteligente como o MS-Office (o que é uma pena). No caso do MSN a coisa é ainda mais penosa, testei o KMess, o Kopete, o emesene, o Pidgin, o Empathy e nada de haver um programa que se mostre realmente estável e ao menos o mais completo possível (não necessariamente como o MSN pois visualmente o comunicador da Microsoft tem se apresentado muito poluído). Vejamos, se instalo um "emesene", ele não exibe a "música que estou ouvindo". Se instalo o Kopete, ele exibe a música que estou ouvindo, mais não vejo a foto dos contatos e nem eles vêem minha foto de exibição. Se vou para o Pidgin, ok, ele exibe a foto e as músicas que estou ouvindo, ótimo, porém, não conecta!!! e praticamente todos eles possuem erros que o fazem se desconectar continuamente, travam, não abrem as janelas de conversação... etc.
Lamento que essas coisas aparentemente bobas, não sejam definitivamente sanadas no Linux com um "ponto final". A cada 6 meses la se vem atualizações do sistema operacional em si, porém, e os programas? e os plugins desses programas? Vejo o dia em que o Unity estará perfeito mais adivinhem o que acontecerá se isso vier a acontecer? Claro que a Canonical "inventará" um "novo sistema" e... la se vai todo o processo de correções, atualizações, aperfeiçoamentos, implementações... tudo por água abaixo, é o eterno processo de "começar de novo".
Não critico esse princípio em si, porém, só acho que certas mudanças devem ocorrer de modo mais compassado, mais cauteloso. Por exemplo, vem uma nova versão de um determinado programa, ótimo, porém, se eu não gostar do "novo" software?!, pois que o SO ao menos me permita ficar com a versão anterior. Sei que isso até é possível, porém, não necessariamente de modo oficial, e sim como uma espécie de "gambiarra", "truque", "jeitinho".
Enfim, escrevi isso aqui só pra expressar minha apreensão com esse excelente sistema operacional que por vezes me deixa na mão quando percebo que um ou outro componente que lutei pra encontrar e instalar, eis que vem uma atualização e... meu programa não funciona mais, assim como o raciocino da Canonical que por vezes parece ser mais intransigente e intolerante que qualquer Microsoft/Apple/Google...
Enfim, viva o Ubuntu, viva o software livre... vamos enaltecer suas muitas virtudes sim, porém, sem cegarmos diante de suas falhas até porque elas existem sim e não são tão poucas como alguns querem fazer parecer.
Valeu.