Gestão hardware ASUS (EPU Engine) ou geral

Iniciado por giovannio, 04 de Agosto de 2012, 22:05

tópico anterior - próximo tópico

giovannio

Olá pessoal !

Tenho uma placa mãe Asus P6T WS Professional, com um processador Core I7, trabalhando com 12GB de DDR3, juntamente com 3 ventoinhas de 120, excepto a do processador.

O problema é que para o windows, tem o EPU ENGINE, que controla o uso do consumo, nomeadamente das ventoinhas e do processador.
No Ubuntu, embora eu já tenha ido no setup e configurado as ventoinhas para 'Silent', o cooler do processador anda trabalhando veloz e ruidosamente, o que tem causado um certo desconforto.

Andei explorando as opções de energia do ubuntu, mas até agora não acertei em nada que resolva o problema.

Existe alguma solução no ubuntu, que seja geral ou específica para placa mãe asus, que resolva esse problema ?
Outra curiosidade, a Canonical responsabiliza por questões do tipo ou terá de ser a Asus ?

Muito Obrigado,
Giovannio !
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28

EdvaldoSCruz

Citação de: giovannio online 04 de Agosto de 2012, 22:05
Olá pessoal !

Tenho uma placa mãe Asus P6T WS Professional, com um processador Core I7, trabalhando com 12GB de DDR3, juntamente com 3 ventoinhas de 120, excepto a do processador.

O problema é que para o windows, tem o EPU ENGINE, que controla o uso do consumo, nomeadamente das ventoinhas e do processador.
No Ubuntu, embora eu já tenha ido no setup e configurado as ventoinhas para 'Silent', o cooler do processador anda trabalhando veloz e ruidosamente, o que tem causado um certo desconforto.

Andei explorando as opções de energia do ubuntu, mas até agora não acertei em nada que resolva o problema.

Existe alguma solução no ubuntu, que seja geral ou específica para placa mãe asus, que resolva esse problema ?
Outra curiosidade, a Canonical responsabiliza por questões do tipo ou terá de ser a Asus ?

Muito Obrigado,
Giovannio !

O que eu saiba, você tem que ir no setup e ajustar por lá o problema de ventoinhas, ou verificar o manual da placa mãe que vem junto, ao comprá-la. Caso não tenha o manual, oriento a consultar o modelo seu no google.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

giovannio

Olá EdvaldoSCruz,

Muito obrigado pela resposta.

Por acaso já pesquisei muito sobre o assunto, até onde cheguei é que a asus não suporta EPU Engine para linux. Já fui até em outros fóruns onde tem mais pessoas com o mesmo problema e sem solução nenhuma.

Se alguém aqui experimenta o mesmo problema que eu e conseguiu solução, por favor, poste aqui no fórum.
É muito desconfortável ter a ventoinha do processador a trabalhar cansadamente, sem que haja como controlar o consumo de energia.

Cumprimentos,
Giovannio
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28