Como montar uma rede doméstica com um servidor?

Iniciado por BrSilva, 11 de Julho de 2012, 01:13

tópico anterior - próximo tópico

BrSilva

Amigo zekkerj desculpe a demora na resposta!
Consegui fazer funcionar, e acredito que o problema era no arquivo /etc/default/isc-dhcp-server, na opção interfaces="" eu não tinha colocado qual placa seria responsavel pelo dhcp.
Só foi eu trocar e funcionou!
Amigo zekkerj, quero aproveitar esse topico pra se possivel tirar outra duvida minha!
Pra estudos eu estou configurando uma rede totalmente virtual, já instalei o ubuntu server 11.04 e uma maquina cliente no virtualbox e configurei o serviço dhcp e compartilhei a internet direitinho, tudo normal ate aqui!
Só que como eu venho do debian (e instalei o ubuntu server justamente pra teste) eu estou com um probleminha.
Primeiro no debian existe um arquivo em: /etc/init.d/bootmisc.sh que eu aprendi a salvar comandos nele para serem inicializados durante o boot e no ubuntu server eu não encontrei esse arquivo.
Tem em algum outro lugar, ou arquivo que faça esse mesmo papel no ubuntu server?
Pergunto isso porque os comandos pra compartilhar a internet:

modpobre iptable_nat
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE

eu tenho que toda vez que subo o servidor ( ubuntu server ), se eu quiser compartilhar a conexão eu tenho que usa-los e com o arquivo que falei eu so precisaria salvar eles lá e pronto.

zekkerj

Use o arquivo "/etc/rc.local". Coloque suas regras antes da última linha ("exit 0").

Vc pode também criar um arquivo /etc/init.d/firewall.sh e colocar suas regras lá. Depois tem uns truques pra transformar esse script em um script de serviço. Mas fica legal.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

BrSilva

Truques??
Esses Truques são complicados de se aprender??

zekkerj

Não... basta olhar os outros scripts da mesma pasta.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

BrSilva

Amigo, esse arquivo /etc/rc.local eu não estou encontrando no ubuntu server!!

zekkerj

Crie-o então, com permissão 0755 (-rwxr-xr-x). Ele deve pertencer ao usuário/grupo root.

BrSilva

Desculpe a minha pergunta boba, mas eu não sei fazer com que o arquivo pertença ao grupo/usuario root!
Dando criando o arquivo logado no root e dando essa permissão, automaticamente o arquivo já pertence ao grupo root?

ThiagoNalli

Citação de: BrSilva online 31 de Julho de 2012, 12:00
Desculpe a minha pergunta boba, mas eu não sei fazer com que o arquivo pertença ao grupo/usuario root!
Dando criando o arquivo logado no root e dando essa permissão, automaticamente o arquivo já pertence ao grupo root?

Use o comando "chown" ficando como abaixo:

$ sudo chown usuário:grupo arquivo

Qualquer dúvida, poste ai!  :P