mudei o ip do meu server e o samda deixou de trabalhar em certas partilhas

Iniciado por ismaelbonifacio, 27 de Julho de 2012, 15:11

tópico anterior - próximo tópico

ismaelbonifacio

Viva!

Tenho o samba instalado no meu server com pastas partilhadas e visiveis no windons. Mudei o ip da máquina e algumas pastas partilhadas desapareceram. Que fazer?

zekkerj

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

ismaelbonifacio

As pastas encontram-se no pc servidor mas não partilhadas nos pc com windons, ou seja não estão visiveis apesar de ter permissões e partilhadas pelo samba. Será que com a mudança do ip terei de instalar o samba de novo? Que raio se passa?

zekkerj

talvez você tenha configurado o samba pra escutar apenas no endereço antigo. Poste a configuração atual pra gente conferir.

testparm
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

ismaelbonifacio

Viva! Eu tinha o meu ip dhcp automático ao meter o mesmo ip em manual aconteceu que as pastas partilhadas não são visiveis nos pcs do windons. Voltei a dhcp automático e já são visiveis as pastas no windons . Acho que se trata de rede com ip  dinâmico ou fixo. Todavia tenho muitos pcs e telemóveis a ligar por dhcp mas queria o servidor fixo, mas setou a ver que não consigo?! Coloquei o servidor a abrir logo na 1º ip do router. Sempre que desligo a rede tenho de desligar tudo e  ligar 1º o servidor para apanhar o ip isto, por causa do direcionamento das várias portas, isto não dá! Que solução tenho para ter a rede uma parte com fixa e outra dinâmica?! Por exemplo ao colocar alguns pcs na rede com ipfixo os telemóveis não acedem á minha rede pr wi-fi, não navego e  é o caso da parilha de pastas entre windons e ubuntu que não aparecem.. Para já na minha rede só tenho os discos multimédia com ipfixo.

zekkerj

Como eu disse, talvez você tenha alguma coisa associada com o endereço antigo. E pode ser que simplesmente você tenha pego um endereço inválido.

Poste a saída do comando pedido, para que possamos te ajudar.

ismaelbonifacio

com o cmd do testeparm aparece isto:

root@casa:/home/casa# testparm
Load smb config files from /etc/samba/smb.conf
rlimit_max: increasing rlimit_max (1024) to minimum Windows limit (16384)
Processing section "[printers]"
Processing section "[www]"
Processing section "[Transferências]"
Processing section "[Área de Trabalho]"
WARNING: The security=share option is deprecated
Loaded services file OK.
WARNING: You have some share names that are longer than 12 characters.
These may not be accessible to some older clients.
(Eg. Windows9x, WindowsMe, and smbclient prior to Samba 3.0.)
Server role: ROLE_STANDALONE
Press enter to see a dump of your service definitions
[printers]
   comment = All Printers
   path = /var/spool/samba
   create mask = 0700
   printable = Yes
   print ok = Yes
   browseable = No

[www]
   path = /var/www
   read only = No
   guest ok = Yes

[Transferências]
   path = /home/casa/Transferências
   read only = No
   guest ok = Yes

[Área de Trabalho]
   path = /home/casa/Área de Trabalho
   read only = No
   guest ok = Yes
root@casa:/home/casa#

zekkerj

Interessante, vc não tem nada na seção global, nem o grupo de trabalho definido.

Você sabe dizer qual é o IP que sua máquina obtém quando você a coloca em modo DHCP? E o IP que você está fixando?

ismaelbonifacio

A máquina apanha com todos os pcs desligados o  ip que eu quero que é o 1º que o meu router me dá. Com outros pcs ligados avança 3 ips ou  seja não cai no 1º e vai parar ao 3º. Eu meti o ip manual no 1º e perdi as partilhas todas e os telemóveis nem navegam na rede. Isto porque devem estar a procurar um ip automático ?! Não sei.

zekkerj

Talvez tenha como configurar o roteador para passar sempre o mesmo IP pro equipamento, veja no manual do mesmo como fazer isso.