instalação Ubuntu em trial-boot

Iniciado por MatrixBrave, 14 de Julho de 2012, 18:15

tópico anterior - próximo tópico

MatrixBrave

Gostaria que alguém me ensinasse passo-a-passo como se faz isso (a divisão dessa partição em 3), pois não encontrei essa opção na hora que o CD do Ubuntu está iniciando.

Desde já agradeço a atenção e a paciência de todos.

Creto

Amigo passo a passo realmente não estou tendo esse tempo, mas (os companheiros do outro tópico que me perdoem) mas nesse link há noções básicas do que fazer e garanto tudo é intuitivo basta um pouco de calma Como intslar o Natty Narwhal é para o 11.04 mas não altera nada leia principalmente os trechos Pré-Particionamento e Particionamento do disco - Noções Básicas

Rode esse comando para que o fórum possa lhe auxiliar melhor com o livedvd do ubuntu abra o terminal e:

sudo fdisk -l

E poste a saida dele aqui.

T+

MatrixBrave

Gostaria que, se for possivel, me ensinasse como se fazer isso (divisão dessa partição em 3) passo-a-passo, pois não encontrei essa opção na hora que o CD inicializa.

Desde já agradeço a atenção e a paciência de todos

MatrixBrave

Ok, eu vou seguir a dica do Creto.
Agradeço a todos.

eaxgrande

#19
Olá, caro MatrixBrave


A uma hora dessas, provavelmente você já resolveu seu problema.

Mesmo assim, gostaria de contribuir e deixar registrado aqui o procedimento que eu costumo usar para criar novas partições, a partir do LiveCD do Ubuntu.

Ainda considerando o exemplo do seu caso, digamos que você quisesse manter as partições ntfs do início do seu HD e apenas alterar o espaço livre do fim, editando as partições existentes ou criando novas partições.

O procedimento seria o seguinte:

- Colocar o LiveCD pra rodar (12.04).
- Na janela "Install", selecionar a linguagem: Português do Brasil" e clicar no botão "Instalar o Ubuntu", do lado direito.
- Aparece a janela " Preparando para instalar o Ubuntu". Marque em "Instalar esse programa de terceiros", para o plugin fluendo mp3
- Aparece a janela "Tipo de instalação". Marque em "Opção Avançada"
- Aparece a lista de partições do seu computador. Selecione a última partição da lista e clique no botão "Apagar" A partição apagada passa a constar como espaço livre.
- Faça isso novamente com a penúltima partição, depois a antepenúltima, etc, até parar na partição que você vai manter sem alterar (ntfs) Depois do processo você terá sua lista de partições ntfs e um grande espaço livre por último.
- Agora, criar as partições que você quer: Selecione o espaço livre e clique no botão "Adicionar". Aparece uma janela denominada "Adicionar Partição"
- No campo "Novo tamanho da partição" em megabytes (1000000 bytes), coloque um tamanho qualquer de partição, exemplo, 10000 (10GB). Você pode fazer isso clicando nos dois botões do lado direito, "-" e "+", em vermelho e verde.
- Para o item "Localização para a nova partição", marque "início"
- Para o item "Usar como", selecione "Sistema de arquivos com journaling ext4"
- Para o item "Ponto de montagem" → Não mexa. Deixe em branco, por enquanto.
- Clique em "OK"
Você vai perceber que na lista de partições foi criada uma nova partição, identificada como /dev/sdx, de aproximadamente 10000MB, enquanto que o espaço livre diminuiu.
Repita o procedimento, e crie dessa forma quantas partições você quiser. Sempre da mesma forma, selecionando o espaço livre e clicando em "Adicionar"
- Quando quiser criar a partição que será o swap, basta selecionar para o item "Usar como", a opção "área de troca(swap)"
E pronto. Você criou todas as partições de que precisa.
Agora, pra instalar o Ubuntu, basta selecionar alguma das partições que criou e clicar no botão "Alterar". Vai abrir uma janela denominada "Editar Partição". No item "Ponto do montagem", agora sim, defina o que você quer, ou seja, se a partição em questão armazenará o sistema do Ubuntu, no caso a "raiz" (/), ou se ela será a home "/home", etc...
Quando tiver terminado, clique no botão instalar agora.
Vai aparecer algumas janelas, avisando sobre eventuais partições que não tenham sido selecionadas para o processo de instalação (as partições que você queira deixar de reserva, vazias, de propósito) Ignore os avisos e vá clicando em "Continuar".
Pronto. agora é só deixar o sistema instalar.

Abraços!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal