Chrome vai bloquear instalação de extensões fora da Web Store

Iniciado por jkmsjq, 17 de Julho de 2012, 14:46

tópico anterior - próximo tópico

jkmsjq

Extensões são usadas em golpes on-line e modificam navegador.
Versão beta do navegador do Google já informa internauta sobre restrição.



A versão 21.0.1180.41 do Google Chrome – que ainda está em fase beta (de testes) – não permite mais que uma extensão seja instalada se ela não estiver na Chrome Web Store. A Chrome Web Store é o repositório oficial de extensões do Chrome, mas a versão atual do navegador não exige que uma extensão esteja dentro dela para seguir com a instalação. A mudança, de acordo com um comunicado do Google, está relacionada à segurança.

"Para manter você seguro na web, todas as extensões na loja são avaliadas por nossa equipe de analistas e engenheiros, cuja missão é detectar aplicativos e extensões maliciosos e impedir que eles entrem na loja. Infelizmente, não podemos garantir a segurança de extensões promovidas por outros websites", afirma um comunicado publicado pelo Google que informa a mudança (clique aqui para acessar o comunicado).

Extensões para os navegadores Chrome e Firefox são usadas para fraudar internautas brasileiros em redes sociais, como no golpe que controlava navegadores para curtir páginas específicas. Extensões maliciosas também são responsáveis por anúncios falsos na Wikipedia.

As extensões ou apps do navegador são instaladas com poucos cliques e muitos internautas desconhecem os riscos associados ao procedimento.

O Chrome ainda permite que uma configuração especial mude os sites que podem instalar as extensões. No entanto, essa configuração não estará disponível para ser realizada por qualquer utilizador, sendo destinada apenas a administradores de sistema.

O novo modelo de segurança adotado pelo navegador, no entanto, se assemelha mais ao modelo do iPhone, que também só permite a instalação de apps a partir do iTunes, o repositório oficial da Apple. O Firefox ainda permite a instalação de plug-ins fora do site oficial da Mozilla, mas exibe um aviso de segurança. Já o Internet Explorer exige que plug-ins instalados pelo navegador tenham uma assinatura digital.

FONTE: Chrome vai bloquear instalação de extensões fora da Web Store
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz