Linux com vírus será uma realidade futura?

Iniciado por alissista, 11 de Julho de 2012, 01:34

tópico anterior - próximo tópico

alissista

Eu sempre li coisas relacionadas à vírus multiplataformas, foram eles os responsáveis por acabar com o mito de que o Mac não tinha vírus. Será que esta é a tendência também para o Linux?
Aqui tem uma reportagem sobre o tema:
http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/07/10/novo-virus-multiplataforma-ataca-computadores-windows-linux-e-mac/

Até quando o usuário do Linux estará livre das pragas virtuais?

Andreson Goveia

Bem pelo que li na matéria, o ataque é por um aplicativo java, que já é conhecido pelas suas vulnerabilidades (em qualquer plataforma), a diferença é, oque será que este tal virus conseguiria fazer em um sistema linux, tendo em vista que para instalar qualquer coisa no sistema ele teria que solicitar a senha de root, ou essa brecha pelo java conseguiria acesso root (o que acho muito improvável).

Para mim acho muito difícil que vírus penetre no sistema,por que sempre existiu vírus para linux, mas a diferença é que:

1º para infectar o sistema é necessário solicitar o acesso de root, que faria com que ele pedisse para que você digitasse a senha, o que você não faria não é mesmo?
2º Você de livre e espontânea vontade instalar o vírus na sua maquina, o que você não faria não é mesmo?
3º Você utilizar o sistema como usuário root, você não faz isso né?
4º Encontrar uma brecha no sistema que daria permissão de root, o que é bem improvável, (mas não impossível) pois os desenvolvedores corrigem rapidamente brechas de seguranças encontradas no sistema e no kernel.
5º Como nenhum sistema é 100% seguro, o cara é um gênio e descobriu uma forma de instalar sem pedir senha.

Essa é apenas minha opinião.

musinet

Acho que, se um dia as pragas virtuais nos incomodarem, será através de invasões a PPAs (seja originais, seja de terceiros), substituindo pacotes sãos por outros infectados.

garfo

No dia em que o linux ganhar bastante marketshare, aí sim. Acho que vai acontecer igual está acontecendo com o Android (malwares e vírus, o último é capaz de comprar aplicativos sem o usuário saber...)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

linuser104

Isso de existir vírus para linux é que nem cabeça de bacalhau, todo mundo fala que existe, mas ninguém nunca viu. :D

A diferença é que o poder de ação de um vírus para linux é muito reduzido, se espalha pouco e tem pouco estrago no computador. Só se o usuário for fazer tudo como root e usar o sistema desatualizado sempre, mas aí a culpa é de quem? Agora, em tese, um usuário do linux é mais consciente do que usuários de outros sistemas operacionais.

Não duvido que um dia (bem remotamente) uma boa quantidade de vírus existam no linux (vai ser uma festa com fogos de artifícios pelos winusers), pois nenhum sistema é perfeito e grandes mentes existem aos milhares por aí, basta ter motivação e uma grande capacidade para fazê-lo e por enquanto é melhor fazer isso para quem tem 99% do mercado do que para quem tem 1% (discutível) de uso nos computadores.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

clodoaldops

-enquanto o número de linuxer´s não passar dos 5% dos desktops atuais ninguem vai queimar seus neuronios p/ criar um "bixo" p/ uma fatia pifia do mercado

Creto

jkmsjq

Citação de: musinet online 11 de Julho de 2012, 09:07
Acho que, se um dia as pragas virtuais nos incomodarem, será através de invasões a PPAs (seja originais, seja de terceiros), substituindo pacotes sãos por outros infectados.

Faço das suas palavras minhas palavras...!!!
Como sempre falo: não instale PPA no Ubuntu, isso é um tecnocídio...  :D
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

jkmsjq

Citação de: linuser104 online 11 de Julho de 2012, 10:45
[...] é melhor fazer isso para quem tem 99% do mercado do que para quem tem 1% (discutível) de uso nos computadores.

99% mercado = maioria não tem a mínima preocupação com segurança tipo, atualização do sistema operacional, utilizar softwares originais, anti vírus, firewall, anti malware, etc.
01% mercado = pessoas que se cansaram das pragas virtuais presentes no outro lado obscuro da informática e buscam uma liberdade que não tem como ter do outro lado...!!!  :D
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

platao

Citação de: alissista online 11 de Julho de 2012, 01:34
Eu sempre li coisas relacionadas à vírus multiplataformas, foram eles os responsáveis por acabar com o mito de que o Mac não tinha vírus. Será que esta é a tendência também para o Linux?
Aqui tem uma reportagem sobre o tema:
http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/07/10/novo-virus-multiplataforma-ataca-computadores-windows-linux-e-mac/

Até quando o usuário do Linux estará livre das pragas virtuais?

Humm...entao foi por isso que eu nao consegui dormir ontem..... :o
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

irtigor

Pela descrição isso não é um vírus.

Citação de: garfo online 11 de Julho de 2012, 09:51
No dia em que o linux ganhar bastante marketshare, aí sim. Acho que vai acontecer igual está acontecendo com o Android (malwares e vírus, o último é capaz de comprar aplicativos sem o usuário saber...)
Ataques que envolvem, basicamente, engenharia social podem aumentar, ai distros que miram usuários iniciantes vão ter que tomar algumas atitudes.

Citação de: clodoaldops online 11 de Julho de 2012, 16:04
-enquanto o número de linuxer´s não passar dos 5% dos desktops atuais ninguem vai queimar seus neuronios p/ criar um "bixo" p/ uma fatia pifia do mercado
Ataques que visam usuários domésticos de linux realmente são raros, mas o Linux não é usado só nesse cenário, e continua seguro.