sem peso na consciência

Iniciado por mr_rune, 09 de Julho de 2012, 17:43

tópico anterior - próximo tópico

mr_rune

Eu tenho visitado esse fórum a varios meses e sempre vejo o pessoal daqui argumentar que, usando linux, você fica "livre da pirataria". Nada contra, é um argumento muito válido pra quem ta vindo do Windows, mas eu parei pra pensar: eu nunca tive absolutamente nenhum problema com Windows e meu unico motivo pra usar o Ubuntu são as personalizações belissimas do ubuntued. Eu também tenho alguns vários gb de filmes, seriados, animes, músicas e tal, tudo baixado. Os softwares pagos são poucos, e todos crackeados.

Mas depois disso tudo me vem a pergunta: os defensores do software livre tem assim TANTO pavor de software pirata ? Por que isso? Será que dos que respondem ativamente aqui, ninguém nunca baixou sequer um ringtone ilegal? Um episódio de Lost ? Qual o motivo pra entrar em pânico e dizer "mas no Ubuntu é livre de pirataria, cara" ?

jkmsjq

Para começar a entender, é preciso leitura a respeito da filosofia do GNU/Linux:

Filosofia Open Source
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

agente100gelo

Se livrar da pirataria não é o principal argumento mas é bastante válido em caso de empresas que podem ser surpreendidas com multas altíssimas (O STJ definiu em 10x o valor de cada software).

Eu me sinto mais confortável em usar um sistema sem violação de direito autoral. É uma questão pessoal apenas, de ter tido empresa que foi afetada com a ala "pirata". Você paga uma carga de imposto e o concorrente, coitadinho, faz o que quer. Por isso praticamente não baixo nada (baixo episódios esporadicamente de séries que existem na minha tv por assinatura).

No mais cada um faz (baixa) o que quiser. Não há pânico. Existem escolhas. Liberdade é isso.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

nomade

Cara, a questão é não estar usando um sistema pirata, basicamente. Nesse fórum é proibido tratar de assuntos que infrinjam questões de direitos autorais, então nem vou me ater no mérito de filmes e músicas, isso é peixe pequeno. Nesse forum encontrará tópicos sobre Torrent e gerenciadores de Downloads, isso por sí só já responde sua pergunta.
Agora, quando você tem uma empresa, mesmo que pequena, legalizada com CNPJ e tudo mais, o que você acha melhor, pagar Royalties para empresas extrangeiras, usar um sistema ou um software pirata e correr risco de se dar mal com uma fiscalização (principalmente se tem uma empresa ligada a tecnologia), ou utilizar Software Livre e não correr riscos?
Outra questão ligada a essa questão central não é simplesmente o problema ligado a você pagar pra usar um software, mas pagar pra usar um software que não te oferece o devido suporte. Então eu lhe pergunto, se você utiliza o Windows e paga pela licença, alguma vez solicitou o suporte da Microsoft e teve êxito, conseguindo resolveu seu problema satisfatoriamente? Eles costumam ser evazivos e costumam culpar a quantidade e qualidade dos aplicativos que o usuário tem instalado. Entende a questão? A maior parte do serviço de suporte não está associado ao valor da licença.
Ninguém aqui é santo ou absurdamente moralista, só lutamos por nossos direitos de não sermos obrigados a pagar por determinados softwares, por termos a opção de utilizar um sistema de código fonte aberto que nos dá a liberdade de melhora-lo e corrigir os erros que encontrar-mos, e isso não podemos fazer com o Windows, pois mesmo que paguemos por ele não teremos acesso ao código fonte, pois ele é fechado, protegido por direitos autorais e não pode ser alterado por usuários.
Eu poderia ficar horas discorrendo sobre questões de segurança, virus etc e etc, mas isso você encontra na maioria dos manifestos sobre software livre. Tenho clientes e amigos muito satisfeitos com o fato de não precisarem formatar o computador a mais de 2 anos, desde que começaram a usar Linux e por isso não terem mais problemas com instabilidade no sistema. Mas isso acaba sendo uma questão pessoal, vocẽ deve usar o sistema que te deixa mais a vontade.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

mr_rune

Entendo. Realmente na questão de empresas é essencial pagar ou instalar o software livre (eu já trabalhei em órgão público, sei como é). Mas se a escolha sempre está com o usuário final (como eu) qual o incentivo pra deixar a zona de conforto ? Gente como eu não tem problema, mete a cara e se aventura. Mas e os usuários velha guarda de Windows, que é obrigado a usar SO fechado a vida inteira numa repartição e não tem sequer animo pra passar por uma instalação (ainda que indolor) de um Ubuntu em casa?

De acordo com o link que o amigo de cima postou tem muita gente que é altamente traumatizada por conta de vírus, BSOD e afins, mas quanto a mim, que nunca tive qualquer problema ?

agente100gelo

Citação de: nomade online 09 de Julho de 2012, 18:09
Cara, a questão é não estar usando um sistema pirata, basicamente. Nesse fórum é proibido tratar de assuntos que infrinjam questões de direitos autorais, então nem vou me ater no mérito de filmes e músicas, isso é peixe pequeno. Nesse forum encontrará tópicos sobre Torrent e

Bem colocado. Não é falso moralismo, é pra evitar que os administradores do fórum sejam responsabilizados de alguma forma por atos de terceiros.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

garfo

CitarQual o motivo pra entrar em pânico e dizer "mas no Ubuntu é livre de pirataria, cara" ?

Motivo corporativo (se o cara tem uma empresa ou trabalha numa). Um usuário desktop normal de linux, se quiser, vai piratear, mesmo sabendo que o sistema é "livre". No mais, eu vejo esse argumento como válido apenas para empresas que querem implementar o linux para gastar menos e sair da irregularidade (se houver alguma). Usar o argumento de modo geral é falho, pois dá a impressão que *todos* os Windows usados no mundo são piratas, coisa que não é verdade. É perfeitamente possível uma pessoa usar Windows sem piratear.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

clodoaldops

Meu notebook tenho windows + office originais de fábrica e no  meu desktop só tenho linux (ubuntu, mint, fedora, suse, mageia). ;)
Mas nos 2 , tenho filmes e musicas "não originais"! :-[

eliseu_carvalho

No meu caso, prefiro usar Linux por duas coisas, basicamente: estar livre da pirataria e ainda poder ajudar outros usuários. Tenho duas licenças do Windows 7 Home Premium e poderia usá-las, se quisesse, mas me adaptei tão bem ao Linux, em especial ao Ubuntu, que elas estão paradas aqui já faz um tempão  ::)
Agora... O complicado, nesse caso, não é o sistema operacional, e sim os programas. Será que eu encontraria software à altura para Windows, que pudesse atender todas às minhas necessidades, e ao mesmo tempo fosse livre (ou pelo menos freeware)? Muitos diriam "ah, bota um crack/serial que resolve tudo", mas a minha consciência (e a segurança das minhas máquinas) fala mais alto. Sou um "anti-pirata" convicto.

Darcamo

Eu evito software pirata quando tenho escolha e esse é um dos pontos que considero mais importantes, a liberdade de escolha. Se eu resolver usar um software proprietário porque acho que atende melhor minhas necessidades (e sem ter que pagar um olho da cara) não vejo problema nenhum em pagar por ele.

Mas lembra dá época onde o MS office era praticamente a única suite de office existente. Não fazia muito sentido ter um computador sem uma suite de office, então digamos que todo mundo escolhe comprar o office e paga por ele tudo direitinho. O problema é quando uma versão mais nova do word resolve gerar um arquivo incompatível com a versão anterior. Quer dizer, mesmo que você esteja satisfeito com a versão X você precisava trocar pela Y porque outras pessoas usavam a Y e o seu word não abria mais nada. A Microsoft podia fazer o que queria e mesmo que o que mudasse de uma versão para a outra não lhe interessasse você era obrigado a trocar.

Juntando o fato de que o office não é barato, a sensação era um pouco de estar sendo "roubado" por ter comprado a versão X e a mesma ter um "prazo de validade". Em casos semelhantes não vou negar que usaria a pirataria como opção, mas hoje em quase que em todos os casos quem pirateia não é por "ser obrigado" a piratear. Muitas vezes é por comodismo em não querer aprender a usar algo diferente.

Tux Ubuntu

Citação de: mr_rune online 09 de Julho de 2012, 17:43
Eu tenho visitado esse fórum a varios meses e sempre vejo o pessoal daqui argumentar que, usando linux, você fica "livre da pirataria". Nada contra, é um argumento muito válido pra quem ta vindo do Windows, mas eu parei pra pensar: eu nunca tive absolutamente nenhum problema com Windows e meu unico motivo pra usar o Ubuntu são as personalizações belissimas do ubuntued. Eu também tenho alguns vários gb de filmes, seriados, animes, músicas e tal, tudo baixado. Os softwares pagos são poucos, e todos crackeados.

Mas depois disso tudo me vem a pergunta: os defensores do software livre tem assim TANTO pavor de software pirata ? Por que isso? Será que dos que respondem ativamente aqui, ninguém nunca baixou sequer um ringtone ilegal? Um episódio de Lost ? Qual o motivo pra entrar em pânico e dizer "mas no Ubuntu é livre de pirataria, cara" ?

Não é pavor da pirataria. É apenas uma questão de ética. O software livre é de graça, economiza o dinheiro do Erário da Fazenda Pública (já que o governo brasileiro é usuário de equipamentos de informática), é ético, é honesto, gera empregos no Brasil, etc, etc, etc.

Pirataria... É falta de ética, coisa de pobre, coisa de moleque, coisa de bandido.

Ninguém aqui quer pessoas sem ética usando Linux para praticar crimes. Só gente correta prefere o Linux e só os porcos preferem instalar crackers no computador. E ainda existem os otários, que preferem pagar um técnico de informática picareta para fazer tudo isso e fingir que não é ilegal.

nomade

CitarMas e os usuários velha guarda de Windows, que é obrigado a usar SO fechado a vida inteira numa repartição e não tem sequer animo pra passar por uma instalação (ainda que indolor) de um Ubuntu em casa?

Completamente desnecessário o usuário de uma empresa instalar Linux em casa se ele não quiser. Todos os aplicativos do LibreOffice salvam no formato do MSOffice. A interface não é difícil de utilizar, principalmente se o funcionário responsável pela configuração dos PCs escolher um ambiente mais simples como o XFCE, LXDE, Cinnamon, tem vários em que o menu se assemelha ao do Windows. Em 20 minutos qualquer usuário Windows acha o que quiser no Cinnamon... (eu sou fã do Unity, mas devo reconhecer que não é melhor para quem não está com vontade de mudar de interface).

CitarDe acordo com o link que o amigo de cima postou tem muita gente que é altamente traumatizada por conta de vírus, BSOD e afins, mas quanto a mim, que nunca tive qualquer problema ?

Usar Linux não é uma ditadura... não é o comunismo de Fidel, não é marxismo, tá mais pra o ideal de anarquismo de Bakunin, se for considerar um posicionamento político ideológico, hehehe, mas também não é isso. Do meu ponto de vista (isso é sempre muito pessoal) prefiro morar em um prédio estável construido por uma comunidade de arquitetos que também moram nesse prédio, que realmente se preocupam com a estabilidade do prédio e com a liberdade, a privacidade e a opinião dos moradores, do que morar em um prédio instável feito por uma empresa famosa que não mora no prédio e que já construiu vários prédios defeituosos e não liga para os problemas dos moradores. Poderia até morar no prédio da empresa que faz prédios caríssimos e estáveis, mas ela não se preocupa com a liberdade dos moradores, faz de tudo para prendê-lo a ela e isso me chateia nela.
São escolhas... cada um com seu cada qual, se não for dessa maneira não há liberdade.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Adriano R.N.

Há uns 5 anos fiz uma festa de aniversário do meu filho. No final da festa coloquei um filme para a criançada, tinha umas 13 crianças assistindo, o filme era devidamente alugado, no entanto, ao transmitir o filme para essa quantidade de crianças eu me tornei um pirata... isso mesmo. No maldito aviso que inicia o filme havia uma restrição quanto a isso.

Um vez um grupo de alunos que eu coordenava montou um projeto de "cinema para crianças", era uma transmissão de filme com debate no final, coisa simples, feita com tv e dvd sem cobrar nada.

O que estávamos fazendo era pirataria, neste caso declara, os dvd's eram piratas, a transmissão pública. No entanto, aqueles adolescentes estavam realizando um tremendo projeto, fazendo algo que nunca tinham imaginado, aprenderam a montar um projeto, traçar metas, dividir tarefas, planejar calendários, realizar divulgação....

Eu os avisei que o uso dos filmes daquela forma era ilegal, no entanto, não criei nenhuma restrição, simplesmente porque eles estavam fazendo mais pela comunidade deles do que qualquer uma das grandes empresas dona dos direitos autorais.

Sou professor de História, o cinema e os documentários são ótimas ferramentas para ensinar determinados conteúdos, agora comprar todos os dvd's sobre os variados assuntos que trato, seria loucura. Por isso se for possível baixar eu baixo mesmo. Sempre que dá procuro os download's legalizados, por exemplo a TV Senado disponibiliza seus vídeos para serem baixados legalmente.

A grande diferença entre o músicas/filmes e o software é a possibilidade de usar outras alternativas no caso do segundo. Não vejo necessidade de usar o msoffice pirata se temos outras opções.

Recomendo que você assista ao vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=0u1u9AVJR7g
Boa sorte e Muito AXÉ!!!