Computador como Switch - configurar várias placas de rede

Iniciado por joaopaulosm, 11 de Julho de 2012, 10:24

tópico anterior - próximo tópico

joaopaulosm

Pessoal, bom dia!

Tenho 3 dúvidas, cada uma é uma "história", mas elas estão interligadas:

Dúvida 1:

Tenho 3 computadores rodando Ubuntu, cada um deles possui 3 placas de rede gigabit. A minha intenção é montar uma rede entre esses computadores e algumas Single Board Computers, somente utilizando cabos crossover. Essa rede é de IP fixo, e não se conecta a Internet.

Durante os testes, utilizando dois computadores e 3 cabos crossover, consegui conectar as 3 placas de rede de um computador com as 3 placas de rede de outro. Dessa maneira, eu conseguia "pingar" em todos os IPs (de um e de outro). A partir do momento que eu conectei um 3° computador, a nova conexão (crossover) ficou ativa, e as 2 antigas (que sobraram) perderam a conexão.

Enfim, tem algo de muito errado em conectar 3 ou mais computadores (com várias placas de rede) somente com cabos crossover ?

Dúvida 2

Durante estes testes, eu tive que configurar as interfaces de rede com IP fixo, netmask e tudo mais. Eu sempre preferi usar o terminal e o comando ifconfig para realizar este trabalho, mas percebi que as interfaces de rede perdiam o IP, resetavam após algum cabo conectado ou desconectado. O que fiz foi então usar o menu gráfico "manage Connections" e configurar as redes uma a uma através do menu: nome da interface (eth1, eth2...) IP e netmask. A partir deste momento, as interfaces ficaram desconfiguradas em relação a listagem "ifconfig -a", por exemplo. Eu simplismente tive que ignorar o ifconfig.

O que acontece? Como faço para configurar as interfaces de rede utilizando o ifconfig e elas se manterem válidas em relação as interfaces listadas no menu gráfico?

Dúvida 3

Agora, voltando a última dúvida, e que está relacionada com a primeira e a segunda...

Para conseguir montar um computador como "swtich" - que é o meu desejo, utilizando as 3 placas de rede em cada um - eu preciso montar uma "bridge" entre as placas de rede dele? Essa solução resolveria o problema das conexões entre cabos crossover?

O problema está no fato de que eu só consigo configurar a bridge a partir do terminal, porém, as interfaces de rede listadas no terminal nada tem a ver como as interfaces de rede estão realmente configuradas!!!

Enfim pessoal, é isso. Desculpem as dúvidas básicas, mas eu sou iniciante no Linux.

Desde já, agradeço!

João

zekkerj

CitarPara conseguir montar um computador como "swtich" - que é o meu desejo, utilizando as 3 placas de rede em cada um - eu preciso montar uma "bridge" entre as placas de rede dele?
Sim, é preciso e necessário. Um switch nada mais é que uma ponte de rede com várias portas. O pacote pra isso é o "bridge-utils".
Não é difícil usar, você cria a bridge, depois coloca as interfaces na bridge. Por fim, você define o IP na interface bridge, e não nas interfaces físicas.

CitarEssa solução resolveria o problema das conexões entre cabos crossover?
Não. Na verdade, esse problema acontece pq as interfaces têm uma configuração, e você está passando por cima delas ao definir uma outra configuração manualmente. Quando vc ativa ou desativa a interface --- por exemplo conectando o cabo --- a configuração que existe se impõe sobre a sua.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

joaopaulosm

Obrigado pela ajuda!

Eu consegui configurar as interfaces de rede pelo arquivo /etc/network/interfaces

O Manager visual já não aparece mais, e tudo parece estar correto. Também instalei o bridge-utils e tentei montar a bridge...

Tenho agora 2 computadores com as interfaces de rede já configuradas, mas quando conecto-os com um cabo crossover, não consigo nem pingar no IP um do outro!

zekkerj

Mostre as configurações que fez (inclusive das bridges).

Melhor: execute os comandos abaixo, em cada uma das máquinas, cole o resultado aqui.

ifconfig -a
brctl show

cat /etc/network/interfaces

route -n

Ah, instale também o pacote ethtool, pra gente ter informação específica das placas de rede.

sudo apt-get install ethtool

Inclua também a saída do comando ethtool em cada uma das placas, de cada uma das máquinas.

sudo ethtool ethx
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

joaopaulosm

Pessoal, me desculpem a demora em finalizar esse tópico.

Enfim, eu desisti de configurar as interfaces pelo arquivo /etc/network/interfaces . Eu configurei as conexões através do Network Manager mesmo, associei um IP fixo para cada eth. Assim que eu conecto um cabo na interface, a conexão sobe. Se verificarmos com o "ipconfig" podemos notar o IP que foi definido pelo network manager.

Depois disso, criei a bridge com o brctl e adicionei todas as interfaces, além de definir um IP para a bridge.

Enfim, o computador com 3 placas de rede enfim se tornou um "switch".

Valeu galera!!