DNSChanger x Plataforma Linux

Iniciado por Felipe Fernandes, 06 de Julho de 2012, 20:48

tópico anterior - próximo tópico

Felipe Fernandes

Oi, Pessoal,

Alguém já leu sobre o Vírus DNSChanger? É um vírus que altera a configuração DNS da máquia e direciona  o usuário para um outro lugar (site indesejável) que faz muitas maldades.
Este vírus está fazendo tremer as autoridades americanas. Por todo este alvoroço, minha pergunta é: os SOs Linux são vulneráveis a este vírus? Alguém já leu sobre o caso?

Saudações!

lcpanta

Fala Felipe, não sei se esse teste tem validade, tem um link na matéria do Globo.

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/07/pcs-com-virus-dnschanger-ficarao-sem-internet-na-segunda-feira.html   

Obs.: isso não responde a sua pergunta, que continua valendo.

EdvaldoSCruz

Citação de: Felipe Fernandes online 06 de Julho de 2012, 20:48
Oi, Pessoal,

Alguém já leu sobre o Vírus DNSChanger? É um vírus que altera a configuração DNS da máquia e direciona  o usuário para um outro lugar (site indesejável) que faz muitas maldades.
Este vírus está fazendo tremer as autoridades americanas. Por todo este alvoroço, minha pergunta é: os SOs Linux são vulneráveis a este vírus? Alguém já leu sobre o caso?

Saudações!

Instalando o antivírus ClamAV no Ubuntu

Firestarter
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Tota

Citação de: Felipe Fernandes online 06 de Julho de 2012, 20:48
Oi, Pessoal,

Saudações!

Pagina oficial => http://www.dcwg.org/

zekkerj

Pelo que entendi, o Ubuntu não é diretamente vulnerável ao DNS Changer, mas pode ser indiretamente vulnerável.

Se sua máquina usa o serviço de DNS de outra máquina que tenha sido infectada, invadida ou alterada pra usar os servidores DNS desse grupo, você pode sofrer os mesmos redirecionamentos de buscas e de páginas de internet. Isso inclui roteadores domésticos e servidores de compartilhamento.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Metalbobolic

Por exemplo, quem usa um DNS que não é o padrão..

eu uso o dns do google, ele já não tem proteção contra o tal vírus!!???

asghan

Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

zekkerj

Citação de: Metalbobolic online 07 de Julho de 2012, 13:54

... DNS que não é o padrão, padrão de onde? de quem?
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Metalbobolic

Citação de: zekkerj online 08 de Julho de 2012, 00:13
Citação de: Metalbobolic online 07 de Julho de 2012, 13:54

... DNS que não é o padrão, padrão de onde? de quem?

Me expressei mal...

Geralmente o DNS que usamos..são das operadoras....gvt, velox e etc...mais podemos mudar para outro..como o google que é 8.8.8.8 e 8.8.4.4, ou seja, usamos a infraestrutura do dns para navegação...logo, deve ser mais protegido, além de mais rápido...

zekkerj

Sinceramente? Eu confio mais nos servidores do Google do que nos da Oi (que opera o Velox). Mas é preciso observar, se você está usando mesmo esses servidores; se vc estiver usando uma máquina infectada, ou usando os serviços de uma máquina infectada, vc pode achar que está seguro, e no fim não estar.