Papo de Buteco #3: qual é a melhor distribuição Linux?

Iniciado por Julian Fernandes, 29 de Junho de 2012, 22:48

tópico anterior - próximo tópico

Julian Fernandes

Nada melhor do que um papo de buteco pra encerrar a noite, não acham?

Na terceira edição da coluna semanal Papo de Buteco, Cedrik Rocha traz uma nova discussão aos leitores do blog Ubuntu-BR-SC: qual a melhor distribuição Linux?

Tux Ubuntu

Ubuntu 12.04

É a melhor. É claro que é bem básico. Cabe ao usuário personalizar o sistema operacional.

adilson bts

a melhor distro linux é a que to usando... semana passada era caixa magica, essa semana ubuntu 12.04 com gnome shell  (fantastico o gnome shell... acho que a canonical ja percebeu o erro e ta voltando atraz)...
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

EdvaldoSCruz

Citação de: adilson bts online 30 de Junho de 2012, 00:44
a melhor distro linux é a que to usando... semana passada era caixa magica, essa semana ubuntu 12.04 com gnome shell  (fantastico o gnome shell... acho que a canonical ja percebeu o erro e ta voltando atraz)...

É que você ainda não está usando apenas o Ubuntu Unity somente com todo o vapor e efeitos como eu uso.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

garfo

Cara, sei lá... já usei tantas distros linux que até fico meio perdido com essa pergunta, e tem tanta distro boa (não existe só ubuntu no mundo não, pessoal).

No momento eu estou usando o ubuntu 10.04 lucid, que é a distro que está rodando melhor na minha máquina atualmente. Talvez ela é a melhor hoje pra mim, mas talvez não será amanhã, quem sabe...
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

adilson bts

eu gosto sempre de usar as mais atualizadas, mas na verdade a que mais casou com meu note foi a 10.10 pois a partir da 11.04 os efeitos do compiz pararam de funcionar na minha maquina... na verdade acho todas as distros otimas, ja usei varias e gostei de todas... a unica que me decepcionou pela complicidade e um forum que nao ajuda ninguem e que depois de ralar vi que nao valeu a pena foi a slackware, muito trabalho pra pouca coisa... ubuntu, mandriva, suse etc... são todas boas, as derivaçoes do ubuntu como mint, caixa magica, biglinux etc também sao otimas...
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

EdvaldoSCruz

Citação de: adilson bts online 30 de Junho de 2012, 10:59
.......a partir da 11.04 os efeitos do compiz pararam de funcionar na minha maquina...

Parou de usar porque você não sabe como instalar e configurar o compiz no 11.04 e ainda dou a dica que funciona 100% no 12.04 PP LTS como uso. Siga esse tópico para funcionar todos os efeitos que quiser: Ubuntued

adilson bts

Citação de: EdvaldoSCruz online 30 de Junho de 2012, 11:44
.......a partir da 11.04 os efeitos do compiz pararam de funcionar na minha maquina...

Parou de usar porque você não sabe como instalar e configurar o compiz no 11.04 e ainda dou a dica que funciona 100% no 12.04 PP LTS como uso. Siga esse tópico para funcionar todos os efeitos que quiser: Ubuntued

valeu edivaldo, eu pensava que era minha placa grafica que tinha ficado ultrapassada, pois nem no kde os efeitos funcionavam mais, tanto no ubuntu, como no suse, cx magica etc... fiz conforme o seu link e funfou blz... agora tenho novamente os efeitos pra causar inveja nos windolatras...  blz

Creto

A pergunta a um ano atrás me traria a uma resposta: ubuntu 10.04.3 LTS hoje em dia vejo que isso é relativo, não há uma melhor que a outra, na minha opinião há a que atende e tem o que você gosta e precisa.

Preciso de facilidade de uso para dar continuidade a estudos sobre o GNU/Linux e nessa questão até hoje um ubuntu e principalmente o BigLinux não tem melhor.

Preciso descobrir coisas que ainda não usei e hoje já tenho certo domínio (pois acho que nenhuma é dificil, tem pessoas que não querem aprender) é facil mas para um Debian maniaco como este que vos escreve o Mageia foi duro no começo a mudaça do apt para o urpmi deu certo trabalho já que uso demais o terminal.

As cautelosas e que pedem certos cuidados e atenção na hora dos comandos siduction, aptosid ou o próprio Debian sid (unstable) são distros ótimas  e oferecem uma gama de aplicativos mais atuais mas que requerem do usuário cuidado.

Enfim, dizer que uma dessas é melhor ou pior para mim, é dificil, pois gosto de todas, dizer que as que ainda não experimentei são ruins ou não, fica mais dificil ainda, portanto vai de gostos e gostos não se discute.

Atenciosamente,
Paulo "Creto"

EdvaldoSCruz

Outra dica que você vai fica de boca entre-aberta, adilson bts: Adiciona ao Unity a função de minimizar a janela do aplicativo ao clicar no seu ícone no painel

Depois de feito isso, faça essas configurações como eu uso:

Para funcionar esse aplicativo (adicionar ao Unity a função de minimizar a janela do aplicativo ao clicar no seu ícone no painel) no Ubuntu 11.10, 12.04 LTS:

Após instalar o compiz, pela Central de Programas do Ubuntu, abra-o pelo painel inicial do Unity, na lupa(procurar) digite: Compiz, clique nele e após aberto, vá selecionando, conforme menciono abaixo:

Na Geral:

1_Compatibilidade Gnome;

2_Composite;

3_OpenGL

Na Acenssibilidade:

1_Enhanced Zoom Desktop

Na Área de Trabalho:

1_Cubo da Área de Trabalho;

2_Expo;

3_Girar Cubo;

4_ViewPort Switcher;

Nos Efeitos:

1_Animations ,após selecionado também, clique nele, vá na aba Close Animation, clique duas vezes na primeira linha Glide 2 , no Close effect, mude para Magic Lamp Wavy e na Duration, coloque 300, fechar e voltar;

2_Decoração da Janela;

3_Janelas desvanecidas;

4_Janela Gelatinosas, após selecionado também, clique nele, e em Efeitos de Duração e Efeitos de Foco, mude para Tremer, os dois, fechar e voltar;

No Carregamento de Imagens:

1_PNG

Na Utilidade:

1_Compiz Library Toolbox;

2_ Filtragem através de Expressões Regulares;

3_Mouse Position Polling;

4_ Session Management;

5_ Workarounds;

No Gerenciamento de Janelas:

1_Colocar Janelas;

2_Dimensionar;

3_Grid;

4_Mover Janela;

5_Redimensionar Janela;

Na Sem Categoria:

1_Unity MT Grab Handles

Vejam, também, outra utilidade: Re-habilitar o efeito "dodge" (que esconde o lançador quando uma janela ocupa a área do  lançador) no 12.04 LTS, habilitando o comportamento do lançador do Ubuntu 11.10 no Ubuntu 12.04

Abra o terminal pressionando Ctrl+Alt+T e digite os seguintes comandos:

# sudo add-apt-repository ppa:ikarosdev/unity-revamped
# sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

Encerre a sessão e entre novamente para que a atualização"dodge"seja aplicada.

Pronto e tudo funcionando no Gnome Classic, Ubuntu e Ubuntu2D

Espero que supram a Todos pela dificuldade que tive também.

Tópico de referência: Francis Ricardo

Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "Resolvido" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece

Viva o Ubuntu !!!!!!!  :D

e vamos que vamos.

clodoaldops

Depende da máquina em questão:
1-notebook de 2008 com 1gb/ram >> mageia-2-kde
2-notebook de 2011 com ci3 >> ubuntu-12.04, fedora-17,

clebson

Linux Mint e Ubuntu

Mas deveria existir uma distribuição assim: KDE, empacotamento DEB, tipo uma grande empresa como a Canonical desenvolvendo ativamente e exclusivamente para ela.

O KDE é muito mais maduro...

Joseph

Citação de: EdvaldoSCruz online 30 de Junho de 2012, 15:03

Outra dica que você vai fica de boca entre-aberta, adilson bts: Adiciona ao Unity a função de minimizar a janela do aplicativo ao clicar no seu ícone no painel

Depois de feito isso, faça essas configurações como eu uso:

Para funcionar esse aplicativo (adicionar ao Unity a função de minimizar a janela do aplicativo ao clicar no seu ícone no painel) no Ubuntu 11.10, 12.04 LTS:

Após instalar o compiz, pela Central de Programas do Ubuntu, abra-o pelo painel inicial do Unity, na lupa(procurar) digite: Compiz, clique nele e após aberto, vá selecionando, conforme menciono abaixo:

Na Geral:

1_Compatibilidade Gnome;

2_Composite;

3_OpenGL

Na Acenssibilidade:

1_Enhanced Zoom Desktop

Na Área de Trabalho:

1_Cubo da Área de Trabalho;

2_Expo;

3_Girar Cubo;

4_ViewPort Switcher;

Nos Efeitos:

1_Animations ,após selecionado também, clique nele, vá na aba Close Animation, clique duas vezes na primeira linha Glide 2 , no Close effect, mude para Magic Lamp Wavy e na Duration, coloque 300, fechar e voltar;

2_Decoração da Janela;

3_Janelas desvanecidas;

4_Janela Gelatinosas, após selecionado também, clique nele, e em Efeitos de Duração e Efeitos de Foco, mude para Tremer, os dois, fechar e voltar;

No Carregamento de Imagens:

1_PNG

Na Utilidade:

1_Compiz Library Toolbox;

2_ Filtragem através de Expressões Regulares;

3_Mouse Position Polling;

4_ Session Management;

5_ Workarounds;

No Gerenciamento de Janelas:

1_Colocar Janelas;

2_Dimensionar;

3_Grid;

4_Mover Janela;

5_Redimensionar Janela;

Na Sem Categoria:

1_Unity MT Grab Handles

Vejam, também, outra utilidade: Re-habilitar o efeito "dodge" (que esconde o lançador quando uma janela ocupa a área do  lançador) no 12.04 LTS, habilitando o comportamento do lançador do Ubuntu 11.10 no Ubuntu 12.04

Abra o terminal pressionando Ctrl+Alt+T e digite os seguintes comandos:

# sudo add-apt-repository ppa:ikarosdev/unity-revamped
# sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

Encerre a sessão e entre novamente para que a atualização"dodge"seja aplicada.

Pronto e tudo funcionando no Gnome Classic, Ubuntu e Ubuntu2D

Espero que supram a Todos pela dificuldade que tive também.

Tópico de referência: Francis Ricardo

Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "Resolvido" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece

Viva o Ubuntu !!!!!!!  :D

e vamos que vamos.

Posta uma cópia do teu profile do compiz para facilitar.

alexandrerio

Gosto muito de distro com kde acho ele fantástico, sempre acilei entre o Ubuntu e Mandriva, mas de um certo tempo pra cá o ubuntu com unity não me adaptei bem e instalei o xubuntu (muito bom), mas instalei o Mandriva que tá muito estável rápido e muito mais leve que o xubuntu. Então no momento pra mim é o Mandriva.   

Creto

Citação de: clebson online 01 de Julho de 2012, 08:20
Linux Mint e Ubuntu

Mas deveria existir uma distribuição assim: KDE, empacotamento DEB, tipo uma grande empresa como a Canonical desenvolvendo ativamente e exclusivamente para ela.

O KDE é muito mais maduro...
Infelizmente, ou felizmente, no KDE bom mesmo (a meu ver) está presente em muitas distros porém na maioria senão todas comunitárias como Mageia, siduction, aptosid, Chakra Linux, entre outras e agora o Fedora KDE que está muito bom mas essa última tem uma grande empresa por trás RH.

T+