Autor Tópico: Instalar Ubuntu no Pendrive  (Lida 10150 vezes)

Offline inovatipraiagrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
  • Apartamentos novos e usados em Praia Grande.
    • Ver perfil
    • Apartamento na Praia Grande
Instalar Ubuntu no Pendrive
« Online: 26 de Junho de 2012, 15:17 »
Galera eu ganhei um pendrive de 32GB e eu tentei instalar o ubuntu nele, não é fazer um bootable, eu realmente tentei instalar o sistema pra rodar no meu pendrive como se fosse um HD, mas a instalação não permitiu.
Gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer isso que eu tentei ou se realmente não é possivel.
Caso não seja possivel eu gostaria de saber também por quê não pode?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu no Pendrive
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2012, 17:41 »
Ola

Existem varias possibilidades que impediram a instalação:

1) O pendrive é chinez e falso, formatado em extFat chineza, com menos de 1 gB mas voce vê como sendo 32 gB.

Tente lotar o pendrive de arquivos e depois desplugue da porta USB, a seguir reconecte o pen e tente ler os arquivos dentro dele. Se não puderem ser lidos, seu pen é falso com certeza.

2) O pendrive não suporta o formato Ext4 nativo do GNU/Linux Ubuntu. Se o pen só suporta Fat32 este é o problema.

Formate o pendrive usando o Live cd do Ubuntu antes de instalar o sistema nele para ter certeza.

3) Sua copia em cd rom do Ubuntu foi baixada com erros ou gravada com erros.

Cheque o md5sum do disco para ver se a midia foi gravada com perfeição.

4) Postar o erro que aparece quando cita "mas a instalação não permitiu."

Acho que isto dos 4 itens é o mais importante, assim o forum não fica tentando advinhar o problema  ;D

[]'s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Instalar Ubuntu no Pendrive
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2012, 18:42 »
Citar
2) O pendrive não suporta o formato Ext4 nativo do GNU/Linux Ubuntu. Se o pen só suporta Fat32 este é o problema.
Hã?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline inovatipraiagrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
  • Apartamentos novos e usados em Praia Grande.
    • Ver perfil
    • Apartamento na Praia Grande
Re: Instalar Ubuntu no Pendrive
« Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2012, 10:37 »
Citar
2) O pendrive não suporta o formato Ext4 nativo do GNU/Linux Ubuntu. Se o pen só suporta Fat32 este é o problema.
Hã?

É eu fiz o teste de lotar o pendrive de arquivos e não tive problemas. (O que me aliviou muito pq já ia ficar chateado por dois motivos rsrs)

acredito que seja o fato do sistema de arquivos, pois quando peço pra formatar com a opção ext4 ele diz que o dispositivo não pode ser formatado com esse sistema de arquivos, e acredito que a instalação do ubuntu não seja compativel com FAT32.

Mais vlw mesmo galera.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Instalar Ubuntu no Pendrive
« Resposta #4 Online: 03 de Julho de 2012, 13:58 »
Peraí. Pendrive que não suporta formato Linux nativo? ???
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu no Pendrive
« Resposta #5 Online: 03 de Julho de 2012, 14:49 »
Peraí. Pendrive que não suporta formato Linux nativo? ???

Sim, tenho dois aqui que só formatam em fat, se eu formatar em qualquer outro ele dãos erro. Um deles é um Sony de 1gB que veio junto com meu antigo Vaio.

Também isto sempre me intrigou, mas é assim que eles são, porcaria, porcaria.

[]'s
« Última modificação: 03 de Julho de 2012, 14:52 por Tota »

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu no Pendrive
« Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2012, 23:08 »
Tenho dois pendrivers aqui,um é ADATA que não deixa se quer eu refazer a tabela de partição, o outro que é um dos melhores na minha opinião é um Sandisk que aceita tudo que eu quiser fazer com ele, inclusive formatar em qualquer tipo de arquivo.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu no Pendrive
« Resposta #7 Online: 04 de Julho de 2012, 01:10 »
Já passei por uma boa com um Pen Drive de um amigo com vírus que não aceitava ser formatado! E não era o vírus o motivo.

Eu consegui resolver na "unha"!

Usei o cfdisk para zerar e depois refazer a tabela de partição, criei a partição no cfdisk também e só então no Gparted, eu formatei como queria. 

É interessante mesmo, se usar o Gparted logo de cara, tem Pen Drive que não aceita mesmo ser formatado!

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Euller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu no Pendrive
« Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2012, 01:41 »
Pergunta de leigo....

Deixa eu ver se entendi...

Se eu instalar o Linux em um pendrive (pode ser de qual tamanho o mínimo? tenho dois, um de 4gb e outro de 8gb) e no boot do pc estiver para dar boot pelo CD/dvd em 1º e em 2º pelo pendrive e em 3º pelo HD ele vai abrir o Linux sem eu precisar usar o dual boot...   ...correto?

2ª pergunta... instalando com suscesso o Linux no pendrive, posso ter programas linux instalado no pendrive e rodando normalmente sem interferir em nada nos programas instalados no HD com o Windows...?  Se sim, estou com a solução para usar mais frequentemente o meu Ubuntu do que antes...

3º Eu baixei a versão 12.4 e fiz o cd live, não rodou nem à pau no meu pc, a 11.11 abre  normalmente, a 10.4 também, vou tentar baixar outra vez por poder ser tenha algo corrompido ao baixar e fazer o cd Live, más o curioso é que mesmo usando o F8 direcionado direto pro leitor de dvd e com o boot setado para em primeiro lugar abrir o dvd, abre direto o windows no meu vostro...  (estou usando Win7 nele todo atualizado e original!)

Aguardo as respostas dos amigos!

Abraços:
Euller
« Última modificação: 22 de Julho de 2012, 13:09 por Euller »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu no Pendrive
« Resposta #9 Online: 23 de Julho de 2012, 01:06 »
Se eu instalar o Linux em um pendrive (pode ser de qual tamanho o mínimo? tenho dois, um de 4gb e outro de 8gb) e no boot do pc estiver para dar boot pelo CD/dvd em 1º e em 2º pelo pendrive e em 3º pelo HD ele vai abrir o Linux sem eu precisar usar o dual boot...   ...correto?
Correto, inclusive, quando vc der boot pelo pendrive, vai aparecer uma opção, uma tela preta (o grub), que te dará opção de inicializar pelo Ubuntu ou pelo Windows (se escolher windows, o boot retorna para o HD, entende?). Se não tiver pendrive conectado, a inicialização corre normal, com o windows.

2ª pergunta... instalando com suscesso o Linux no pendrive, posso ter programas linux instalado no pendrive e rodando normalmente sem interferir em nada nos programas instalados no HD com o Windows...?  Se sim, estou com a solução para usar mais frequentemente o meu Ubuntu do que antes...
Não tem como cara, são coisas separadas, mesmo que o Ubuntu tivesse em dual boot no HD, junto com o Windows, não teria como um sistema afetar o outro.

3º Eu baixei a versão 12.4 e fiz o cd live, não rodou nem à pau no meu pc, a 11.11 abre  normalmente, a 10.4 também, vou tentar baixar outra vez por poder ser tenha algo corrompido ao baixar e fazer o cd Live, mas o curioso é que mesmo usando o F8 direcionado direto pro leitor de dvd e com o boot setado para em primeiro lugar abrir o dvd, abre direto o windows no meu vostro...  (estou usando Win7 nele todo atualizado e original!)
Verifique a integridade do CD, não precisa baixar de novo, só verificar o md5sum dele, tem um monte de programas por aí que fazem isso. E veja se o número bate com esse aqui: 128f0c16f4734c420b0185a492d92e52 para versão 64 bits, ou d791352694374f1c478779f7f4447a3f para versão 32 bit. Veja em https://help.ubuntu.com/community/UbuntuHashes/ todos os hashes de md5sum, de qualquer versão do Ubuntu.


Já consegui formatar cartão SD Sandisk para EXT4, não tive problemas. Inclusive, já consegui instalar Linux Mint Xfce, se não me engano o 9, em um SD. Tem um cara tentando instalar nesses cartões de memória: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,97541.0.html

Como pendrive e cartões não tem tanta diferença, creio que um tópico ajudará o outro no final das contas.
« Última modificação: 23 de Julho de 2012, 01:15 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !