chmod

Iniciado por Osmario, 21 de Junho de 2012, 22:35

tópico anterior - próximo tópico

Osmario

Oi!

Fiz meu primeiro script que funciona perfeitamente. Chamo-o assim ./meuscript
Agora a minha dúvida é sobre o comando chmod +x  que os manuais afirmam tornar o script executável. Onde devo colocar tal comando pois, sem ele, o script está funcionando?

Grato
Osmário

Richether

o comando chmod +x dá permissão de execução ao script
o comando deve ser digitado da seguinte forma no konsole(terminal)
chmod +x nomedoscript
Kubuntu 12.04 LTS 64 bits
linux total participe!

Osmario

Obrigado por sua resposta.
Se entendi o que vc escreveu devo usar o comando para tornar o script executável. Mas minha dúvida é se, digitando este comando no terminal, não preciso mais fazê-lo nas próximas vezes que for usar o script ou tenho que repetir sempre?
grato

Tota

Ola

Não, não precisa. É uma vez só.

Leia sobre premissões no guia foca linux, disponivel gratuitamente na rede.

Lá voce pode ver como são feitas as permissões de arquivos e pastas no GNU/Linux.

[]'s

fpissarra

O Tota já te respondeu, mas eis mais algumas considerações... Suponhamos que eu crie o seguinte script (e chamá-lo de test.sh):

#!/bin/bash
echo Ola!

Eis o que acontece:

$ ls -l test.sh
-rw-rw-r-- 1 frederico frederico 23 Jun 26 16:57 test.sh
$ ./test.sh
bash: ./test.sh: Permission denied
$ chmod +x test.sh
$ ls -l test.sh
-rwxrwxr-x 1 frederico frederico 23 Jun 26 16:57 test.sh
$ ./test.sh
Ola!
$

Note que sem o atributo 'x', o script não pode ser executado. Só depois de ajustar o atributo é que o shell irá interpretar o script.
Você ainda pode dar permissão de execução para o dono do arquivo, para o grupo ao qual o dono do arquivo pertence e aos outros usuários, individualmente. Por exemplo, ao invés de usar "+x" no chmod, podemos fazer:

$ chmod u+x test.sh
$ ls -l test.sh
-rwxrw-r-- 1 frederico frederico 23 Jun 26 16:57 test.sh

[]s

Darcamo

Acabei de postar um tópico com a dica de um livro interessante sobre a linha de comando e linux em geral (mas é em inglês). Tem um capítulo nele só falando de permissões.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,97293.0.html