[Dúvida] Permissões em partição recém criada [Resolvido]

Iniciado por JwGT, 24 de Junho de 2012, 13:34

tópico anterior - próximo tópico

JwGT

Olá amigos, tudo bem?
Ontem eu instalei o Ubuntu 12.04. Eu migrei do Windows 7. A principio eu fiz um backup de tudo o que eu tinha no Windows 7 numa partição separada.
A instalação ocorreu tudo como deveria. Após instalar, eu copiei todo o meu backup para a partição principal (Ubuntu) e removi a partição antiga que estava no sistema de arquivos NTFS.
Feito isto, instalei o GParted, criei uma partição (com o espaço liberado com a exclusão da partição NTFS) e outra partição para Swap. O problema, é que estou sem permissões de escrita nesta nova partição.

O que fazer?

Segue print das partições criadas:

Editado - imagem maior do que 40 Kb
http://i.imgur.com/t8FpF.png
Editado - imagem maior do que 40 Kb

Desde já, agradeço pela atenção.

galactus

JwGT, primeiramente gostaria de dizer que não há necessidade nenhuma, com raríssimas exceções,  de uma máquina para desktop ter 11GB de Swap! Se você desliga essa máquina com certa regularidade e não faz uso intenso de compilação de programas e nem de máquinas virtuais com seu PC com pouca memória RAM, deixa 2GB que tá de bom tamanho. Tem gente que nem coloca a Swap, mas muitos programas a usam mesmo com memória RAM sobrando. Então é bom deixar alguma coisa para ela.

Então sugiro redimensionar essas partições aumentando em pelo menos mais 8 GB a sua partição de dados.

Em segundo lugar eu não recomendaria de forma alguma você usar o ext2 como sistema de arquivos para guardar os seus dados, mesmo esta partição sendo de backup. O ext2 não tem journal e sendo assim numa queda de energia ou travamento do sistema seus dados podem ser corrompidos! Eu acho que o ganho de desempenho não compensa o risco da perda de dados. Sugiro então que você use o ext4!

Independente de você seguir meus conselhos, vamos a resposta de sua pergunta:

Vá até o terminal e faça sudo su e depois coloque a sua senha. 

Dê permissões de leitura e escrita para esta pasta
chmod -R 775 /media/Dados/

Depois você avisa ao sistema há quem pertence essa partição, não sei o nome do seu usuário, por isso no exemplo abaixo ficaria assim:

Citarchown -R nomedousuario.nomedousuario /media/Dados

Pronto, depois disso seu usuário deve poder ler e gravar dados nessa partição depois de montada!

Té+
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

JwGT

Olá galactus,
muito obrigado pelas informações, são realmente úteis.

Eu lembro de ter setado para formatar em ext4, não sei o que houve para ter ficado com ext2. O que eu queria mesmo, é ter uma partição só. Mais pelo que li, não é possível redimensionar a principal.

Bom, quanto as permissões, eu havia reiniciado meu notebook, e  quando iniciado o ubuntu liberou de alguma forma as permissões de gravação. Com isto, eu acabei jogando mais de 80Gb de arquivos lá, agora terei que voltar tudo para a partição principal, formatar em ext4 e copiar tudo novamente kkk.

Como eu não tenho um hd externo e nenhum outro lugar para fazer backup, terei que ficar com duas partições mesmo.

Quanto ao swap, é realmente necessário deixar uma partição de swap? Meu notebook tem 4Gb de RAM.

Agradeço pela atenção.

galactus

Se resolveu o seu problema favor colocar um Resolvido após o título do tópico!

Se você tem 4GB de RAM e desliga com certa regularidade a sua máquina, deixa 1GB de Swap que tá bom. Como eu disse antes, alguns programas sempre usam a Swap mesmo com memória RAM de sobra, se não houver a swap este programa pode fechar inesperadamente.  Não custa nada deixar 1GB de Swap em um HD tão grande!

Espero ter ajudado.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

JwGT