O Troco

Iniciado por Fagner Patricio, 27 de Agosto de 2006, 22:19

tópico anterior - próximo tópico

Fagner Patricio

Olá pessoal!!!

Estava aqui lendo alguns textos sobre a evolução do Linux sobre o Windows, e percebo um erro como muitas pessoas conduzem a introdução do Linux para as pessoas "leigas", vou colocar meu ponto de vista em alguns aspectos abaixo:

1 – Uma coisa que eu acho horrível, que em vez de ajudar só faz atrapalhar ainda mais, é alguém chegar para um usuário comum de computadores e dizer que o Linux faz tudo que o Windows faz, porque isso é uma grande mentira, não faz e está longe de fazer, 99% dos jogos para PC não rodam, muitas impressoras não funcionam, muitas webcams não funcionam, e outros tantos hardware, calma não estou detonando o Linux, porque muita coisa também funciona, mas ao dizer que o Linux faz tudo que o Windows faz é você dizer a ele que tudo que ele for colocar no Linux vai funcionar, quantas vezes eu já não peguei alguém que está usando Linux, alguns desses "leigos" que eu citei mais a cima, comprar uma impressora que eu indico ( e que sei que vai funcionar ) me dar o CD de instalação dos drivers para Windows para eu instalar a impressora, e ai tenho que explicar que não é necessário e que o driver já está instalado, e uso isso como uma grande vantegam do Linux que é seu suporte nativo a hardware ser muito maior que no Windows, quis dizer o suporte sem a necessidade dos drivers de terceiros. ou então baixar um programa na internet para windows e tentar instalar dando "dois clicks" ,a primeira coisa que devemos entender, até para nós mesmo é que o Linux não pretender ser o Windows, é outra árvore de desenvolvimento, mas com o mesmo objetivo de ser usado em massa e ser suficiente para atender todos, no lazer e no trabalho, no seu estágio atual ele já atende bem uma grande variedade de pessoas, então quem realmente quer ajudar a divulgar o Linux tem que falar para as pessoas a verdade, é outro sistema, ele não faz o que o Windows faz, o que você tem que falar é que ele vai atender as suas necessidades e sim, demonstrar a falhas do Windows ( como a segurança baixa e provavelmente a pessoa está usando uma cópia pirata ) e as qualidades do Linux.

2 – Muitas pessoas que são da esfera do software livre não gostam do Windows porque ele é pago, mas ai eu discordo, ele ser pago ou não é um direito de uma empresa de comercializar, pelo o preço justo, o que ela fez, qual o mal nisso? nenhum, você tem o direito de escolher se quer usar ele ou não, mas se quer, então compre e não use a pirataria, como eu falei antes, as pessoas querem alguma coisa que atenda as suas necessidades, e o windows na maioria das vezes atende a todas as necessidades dos usuários do computador, mas falando em termos de Brasil, a porcentagem de computadores com Windows pirata é enorme e isso pode ser um trunfo para distribuirmos o Linux, isso eu vou falar mais em baixo, é bem mais dificil fazer alguém quem tem uma cópia original do Windows aceitar o Linux.


e agora vou dar umas dicas, primeiramente sou sim a favor de uma mundo digital livre, onde eu possa pegar meu programas de graça na Internet, meus arquivos multimídia e usar sem eu precisar pagar nada a ninguém, e é pensando nisso que aqui vou fazer uma crítica ao maioria de usuários de Linux de hoje, são algumas idéias também, concordo que são radicais, mas temos que sim usar das mesmas armas que as outras empresas usam ou então, como vi em vários lugares, Linux será apenas coisas de geek.

1 – O padrão de todo o conteúdo multimídia que tem no seu computador tem que ser livre, se livre das MP3, DIVX, WMV, e qualquer outro formato proprietário de seu computador, num to dizendo para você apagar aquela MP3 rara que você tem não, estou dizendo, converta para um formato livre, por muitas vezes vários daqueles que eu converti para o mundo Linux voltam para o windows porque o .wmv não abre, e existem milhares de sites que distribuem vídeos e audios nesse formato, então se você tem um site que distribua conteúdo multimídia, ou tem arquivos multimídia no seu computador, converta-os a um formato livre, e para aquele usuário windows que lhe reclamar que não rodou no sistema dele, diga, "aqui roda, se no seu não roda, é porque é um sistema ruim, vá procurar na internet um codec", já que é assim que vários usuários windows falam para quem usa Linux e isso é o motivo que muitos tem para voltar ao windows pirata, o que eu quero com isso, vamos aumentar a base de arquivos multimídia que tocam no Linux sem a necessidade de codecs extras daqueles que vem nas distribuições, tenho que certeza que qualquer formato multimídia livre que existe tocas em qualquer distribuição Linux por padrão.

2 – Não der suporte a Windows pirata ( a não ser por força maior, como se alguém trabalhar nessas lojas de informática que só trabalham com software piratas e hardware contrabandeados e que mesmo assim o nosso governo autoriza seu funcionamento e vem na televisão dizer que combate a pirataria ), caso contrário não der suporte para aquele seu vizinho, amigo, primo, etc que usa o Windows pirata, ser der problema, simplismente diga, "Não funciona porque é um versão pirata, só funciona no original", se você perceber que para o uso dele o Linux já atende as todas as suas necessidades, ofereça o Linux e demonstre suas qualidades e instale na casa dele, se mesmo assim ele falar que quer o windows de volta, e pedir para você instalar, diga, "Não sei instalar a versão pirata, só sei na original, compre o original que custa $$$$$ reais e cobre pelo serviço", das duas uma, ou ele vai ficar com o Linux ou você nunca mais vai precisar da suporte a aquele amigo chato que fica abrindo os .ppt dos e-mails e pegando vírus a torta e a direita e detonando o sistema, muitos podem dizer, "mas ai ele procura outra pessoa", então que procure, provavelmente alguém vai cobrar por isso, e ai ele vai sentir no bolso o que é usar o software proprietário e que sim deve-se pagar para usar. Isso deu certo aqui em casa, tenho aqui 3 computadores, hoje todos com o Linux, parei de da suporte ao windows. Como aqui em casa apenas eu sei mexer com computadores e quando meus irmão usavam o windows era vírus de "rodo", e por muitas vezes perdia meu tempo, fazendo backups e reinstalando o windows quando não tinha jeito, perdia cerca de 2 horas mais ou menos, enquanto meus irmão ficavam vendo Tv, assistindo filme, pois bem, num dia, deu pau no windows e vieram me pedir ajuda, eu disse, "Te vira, só sei mexer no Linux agora", como eu sabia que o Linux atendia todas as suas necessidades, instalei o Ubuntu nas máquinas, e hoje estão ai usando o Linux normalmente sem problemas e nunca mais ( faz quase 2 anos ) que eu não precisei fazer backups nem reformatar o HD.

Pois bem pessoal, a idéia é essa, ninguém pode fazer a propaganda do Linux como ele sendo o inimigo Nº 1 do Windows e nem que ele quer ser igual ao Windows, porque quem faz isso é a M$, e todo mundo sabe, o Linux é sim, como disse antes, um sistema com os mesmo objetivos do Windows, como do MAC OSX, de ser para todos, mas se continuarmos com essa mentalidade de prometer ao usuário Windows que o Linux vai fazer tudo que o windows faz e que ele é a mesmas coisa, como dizem o pessoal do interior, "a vaca vai para o brejo".

Até mais a todos.
Viva o mundo Livre!!!

Yarwinish

Eu defendo a mentalidade de que não se deve levar o Linux às pessoas, elas é que devem chegar à ele. Óbvio que isso não  deve servir de justificativa para um total silêncio à respeito do sistema operacional : só quis dizer que considero um pouco errada a atitude de "conversão em massa" que alguns entusiastas do Linux defendem. No meu ponto de vista, tal estratégia só leva à frustrações por parte de usuários que "nasceram" para usar Windows.

A partir do momento que alguem se cansa do Windows, vai procurar outro sistema operacional. O problema é justamente quando ela não possui essa informação de que existe vida fora do Windows. Nosso "dever" é divulgar essa informação, torná-la acessível, e não sair por aí tentando fazer uma cruzada anti-software proprietário.

Fagner Patricio

CitarNosso "dever" é divulgar essa informação, torná-la acessível, e não sair por aí tentando fazer uma cruzada anti-software proprietário.

Isso sim é o sentimento do software livre, temos que deixar de lado que o Linux "tem" que ser melhor que o Windows, são linhas de desenvolvimento diferentes, quem vai dizer quem é melhor é o próprio usuário, para mim é MUITO melhor, mas para a minha tia que tem uma máquina de costura que borda camisas usando um programa que só roda no Winodows, o Windows é muito melhor.

Falou pessoal!!!
Viva o mundo Livre!!!

Pedro Martins

O Windows não vem com suporte nativo a todos os codecs multimídia. Ele vem com suporte a uns poucos formatos, o restante é para pegar na internet, como os usuários Linux já fazem. Ou o K-Lite Codec Pack é baixado à toa?

Outra coisa que discordo do texto é quando você argumenta que o Linux não faz tudo que o Windows faz. O Linux faz o que o Windows faz, o problema é que alguns fabricantes de hardware não fazem drivers para Linux. O Windows "faz" porque os fabricantes fazem os drivers para ele.

A única coisa que não funcionou aqui no meu PC foi o scanner, que a HP não fez o driver. A máquina digital (Cybershot) funciona que é uma beleza e o pen-drive (Kingston) também. Até uma impressora compartilhada pelo Windows funcionou perfeitamente, e o que é melhor, sem precisar pesquisar na internet como fazer isso funcionar. O assistente explicava tudo perfeitamente.

Queria que relacionassem todos os formatos multimídia que são livres, sem preocupação com licenças ou royalties. O .ogg tem muita diferença para o .mp3?

Concordo com o Yarwinish. O povo é que tem de ir até o Linux, não o contrário. Se é para "evangelizar", que evangelizemos os produtores de softwares para fazerem versões Linux e os fabricantes de hardware para fazerem drivers para Linux.

daskrs

Citação de: Pedro Martins online 28 de Agosto de 2006, 23:03
Concordo com o Yarwinish. O povo é que tem de ir até o Linux, não o contrário. Se é para "evangelizar", que evangelizemos os produtores de softwares para fazerem versões Linux e os fabricantes de hardware para fazerem drivers para Linux.

Cara, é tão simples fazer o povo gostar de SL.
é só mostrar pra eles uma screen do teu desktop :P

Metade dos meus colegas de facul tão querendo usar linux no PC só pq eu mostei uma screen do meu PC com o XGL e alguns videos do XGL funcionando :)

Até os "I love Microsoft" tão pensando 2 vezes antes de dizer que é isso ou aquilo ;)

mrbin

É, o problema e fazer o tal XGL funcionar... eu já desisti no meu.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004