Ubuntu 12.04... poderiam me dar algumas dicas?

Iniciado por JoaoDamasceno.ufc, 13 de Junho de 2012, 20:17

tópico anterior - próximo tópico

JoaoDamasceno.ufc

Pois é, eis que um dos maiores defensores do Ubuntu com Gnome 2.x. resolve arriscar e dar uma chance pro Ubuntu Unity (Ubuntu 12.04). Tudo bem, de fato está bem melhor que o 11.04... 11.10...  Agora, só algumas dicas:
1. Como faço pra exibir rapidamente a área de trabalho?
2. Como faço pra que no enesene não apareça isso: "seu perfil parece estar quebrado, que fará com que você tenha problemas... você pode corrigi-lo recarregando sua imagem de perfil no Live Messenger...????
3. Ao colocar um pendrive por exemplo, ele não aparece mais na área de trabalho?
4. É possível colocar a barra superior (barra de título ?) das janelas aparecendo normalmente, sem essa de se sobrepor a barra que aparece no canto superior do sistema e os comandos de fechar, minimizar, maximizar, no canto direito e não no esquerdo?
5. No local onde coloca-se a senha, assim que ligo o computador, o papel de parede está repleto de pequenos pontos que não somem mesmo que eu mude o papel de parede. É assim mesmo?
Enfim, certamente perguntarei muitas coisas mais ainda. Mais é isso, o sistema com o Unity não está "esse fim de mundo" não.

Valeu.

Obs. Desculpem, creio que seria mais adequado eu postar isso no "Dicas e Truques" e não aqui certo... ?!

platao

1 - eu uso duas formas de configurar basicamente o que vc quer, uma e usando o compiz config settings manager(ccsm) havera um pluguin "unity" e so habilitar o "show desktop icon" e ele ira aparecer na narra lateral...outra forma pratica e usando o Ubuntu Tweak em "espaços de trabalho" selecionando(eu uso assim) ao arrastar o mouse para o canto superior direito ou para o inferior direito eu coloco como "mostrar desktop" e "mostrar janelas", ou o alt+tab. Experimente tbm pressionar e manter a tecla super, vao aparecer os atalhos....

Outra coisa interessante e instalar o PPA que "restaura" o comportamento antigo igual ao 11.10 e 11.04 no 12.04 em que o lançador do unity se auto-oculta ao entrar em tela cheia, como exemplo ao usar o navegador firefox. Para isso vc tera que adcionar esse PPA;

http://www.webupd8.org/2012/05/how-to-get-dodge-windows-and-minimize.html

Eu estou usando essa dica e ate agora nao tive problemas...estou usando um monitor muito pequeno e e 4:3 talvez se estivesse com o tradicional wide nem me importaria com esse detalhe...e deixaria o padrao que e sempre mostrar o lançador..

tbm algumas dicas muito importantes aqui;

http://www.webupd8.org/2012/04/things-to-tweak-after-installing-ubuntu.html

2 - Eu nao uso o emesene, uso o pidgin e o padrao do Ubuntu o emphaty com contas de preferencia gtalk ou que utilizem o protocolo aberto para receber chamadas de video e audio e tbm uso o Skype que funciona muito bem para essa finalidade.

3 - vc tbm pode mudar isso com esses dois utilitarios o Ubuntu tweak e o ccsm para que apareça tanto na barra quanto no desktop os dispositivos montados, apesar de eu achar que nao e necessario aparecer no desktop, somente na bara lateral acho mais pratico.

4 - os comandos de fechar tbm vc pode configurar pelo mesmos programas, aconselho vc a se acostumar com o novo modo de operar a interface, no começo achei um pouco estranho mas hj nao troco o unity e as suas lentes como a wikipedia e as funcionalidades adicionais pela interface do gnome 2. Alem do mais o Ubuntu "inova" com o unity buscando um diferencial, acho positivo isso.

Pegue apostilas assinatura abaixo e de uma olhada no site ubunteiro ou em varios sites especializados que vc vai achar video aulas de uso do Unity....inclusive as video aulas do Alarcom.

5 - E assim mesmo, mas ja ha formas de mudar essa configuraçao.

*movido para iniciantes
**dicas e truques e so para postar uma dica ou truque de sua autoria e nao duvidas.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

xluisfernando

1 - pelo ccsm é possível configurar os cantos da tela para que exibam a área de trabalho e as janelas em efeito exposé com o toque do cursor no canto (sem pressionar nenhum botão)
2 - o emphaty parece funcionar melhor mesmo e a mensagem de erro exibida não tem relação com o unity ou gnome;
3 - o pendrive é montado no launcher (barra lateral) e com as configurações certas fica mais prático do que se estivesse na área de trabalho, até porque no launcher, com um clique você minimiza e restaura;
4 - a ideia da barra superior é a essência do unity, que na mesma linha queo mac os x, otimiza o espaço que seria desperdiçado em menus específicos e suas barras;
5 - Tem como tirar esses pontinhos sim http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2012/05/como-personalizar-o-lightdm-no-ubuntu-12-04/
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

JoaoDamasceno.ufc

Bem, praticamente tudo que vocês indicaram foi válido. Muito obrigado. Porém agora tem o seguinte: o Empathy que parece mesmo ser um excelente mensageiro, no meu caso simplesmente não conecta de jeito nenhum, fica "lendo", "lendo", "lendo" e nada de entrar. O que há? falta alguma configuração da minha parte?

eliseu_carvalho

Citação de: JoaoDamasceno.ufc online 15 de Junho de 2012, 10:03Bem, praticamente tudo que vocês indicaram foi válido. Muito obrigado. Porém agora tem o seguinte: o Empathy que parece mesmo ser um excelente mensageiro, no meu caso simplesmente não conecta de jeito nenhum, fica "lendo", "lendo", "lendo" e nada de entrar. O que há? falta alguma configuração da minha parte?

Creio que não. Tem certeza de que não há um firewall/NAT ou proxy bloqueando o programa?

JoaoDamasceno.ufc

Obs. A dica "5" do "xluisfernando" sobre como remover esses milhares de pontos que aparecem na tela de login não deu certo não. Segui tudo e reiniciei o computador algumas vezes e nada feito.