[Resolvido] Procuro um programa para testar a memória do computador.

Iniciado por Vkthor, 02 de Junho de 2012, 19:20

tópico anterior - próximo tópico

Vkthor

Olá.

Podem indicar-me algum?
Já procurei e não vejo maneira de o fazer.
Uso o Ubuntu 12.04 sem partilha com windows. Quando tinha instalado o xp ainda com o Intrepid Ibex havia uma opção no Grub para fazer um teste de memória (acho, porque nunca a usei). Agora com o sistema todo dedicado ao Ubuntu não tenho Grub.
O sistema anda a bloquear várias vezes (mais do que a minha paciência permite) e instalei o GKrellM só para ver se alguma coisa «comia» memória ou processador. Mesmo em alturas que não estou a usar o pc verifico que o processador vai aos 50/70% sem que nada o justifique, antes de baixar novamente para os 10/20%. Não acredito em virus. Tenho vários pc's com windows e nenhum tem virus, não seria este em linux o primeiro a ter. Não abro emails esquisitos, visito sites esquisitos ou recebo anexos esquisitos. O Firefox e o Gmail encarregam-se de testar os restantes. :-)

Situações em que o computador bloqueia frequentemente:
- Ficar inactivo. Desliga o monitor e se passar mais de 30 minutos normalmente já não rearma.
- Usar o xbmc em modo biblioteca. De repente vai aos 100% e passado algum tempo o computador bloqueia.
- Por vezes a ver filmes gravados no disco. Muito dificilmente consigo ver um filme inteiro sem bloquear. Seja o xbmc, o enna, o reprodutor de filmes nativo ou o Banshee.

Obrigado desde já pelas possíveis dicas.

Solução:
Após algumas pesquisas encontrei esta versão alternativa em http://releases.ubuntu.com/precise/ubuntu-12.04-alternate-amd64.iso e funcionou na perfeição. A versão inicial foi descarregada da página da Canonical e não indica forma de obter esta que segundo o autor em http://ubuntued.info/faca-download-do-ubuntu-12-04-precise-pangolin «Caso o instalador não consiga ser bem sucedido, ou porque bloqueia durante a instalação ou porque nem sequer inicia no seu computador, então é recomendado que utilize a versão alternativa do Ubuntu. Esta versão do Ubuntu existe exatamente com o propósito de ser uma alternativa à versão normal que por vezes, em certos computadores, não funciona corretamente.»

A partir desta imagem o CD funcionou como era esperado permitindo no início escolher a opção pretendida de testar a memória.
Obrigado desde já pelo tempo dispensado a ler este post.

Vkthor

EdvaldoSCruz

Citação de: Vkthor online 02 de Junho de 2012, 19:20
Olá.

Podem indicar-me algum?
Já procurei e não vejo maneira de o fazer.
Uso o Ubuntu 12.04 sem partilha com windows. Quando tinha instalado o xp ainda com o Intrepid Ibex havia uma opção no Grub para fazer um teste de memória (acho, porque nunca a usei). Agora com o sistema todo dedicado ao Ubuntu não tenho Grub.
O sistema anda a bloquear várias vezes (mais do que a minha paciência permite) e instalei o GKrellM só para ver se alguma coisa «comia» memória ou processador. Mesmo em alturas que não estou a usar o pc verifico que o processador vai aos 50/70% sem que nada o justifique, antes de baixar novamente para os 10/20%. Não acredito em virus. Tenho vários pc's com windows e nenhum tem virus, não seria este em linux o primeiro a ter. Não abro emails esquisitos, visito sites esquisitos ou recebo anexos esquisitos. O Firefox e o Gmail encarregam-se de testar os restantes. :-)

Situações em que o computador bloqueia frequentemente:
- Ficar inactivo. Desliga o monitor e se passar mais de 30 minutos normalmente já não rearma.
- Usar o xbmc em modo biblioteca. De repente vai aos 100% e passado algum tempo o computador bloqueia.
- Por vezes a ver filmes gravados no disco. Muito dificilmente consigo ver um filme inteiro sem bloquear. Seja o xbmc, o enna, o reprodutor de filmes nativo ou o Banshee.

Obrigado desde já pelas possíveis dicas.

Veja se resolve o que deseja: Linux: usando o pinguim para testar a memória do seu pc

Espero que supram as necessidades sua e de todos que usufruam.

Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "RESOLVIDO" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece

Viva o Ubuntu !!!!!!!  ;D

e vamos que vamos
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Vkthor

Olá Edvaldo

Obrigado pela resposta

Citação de: EdvaldoSCruz online 03 de Junho de 2012, 13:57
Veja se resolve o que deseja: Linux: usando o pinguim para testar a memória do seu pc

O que o autor do artigo enuncia, era o que eu pretendia fazer, só que não conseguia forma de poder iniciar o memtest86+ a partir do disco de arranque do Ubuntu, porque ele por e simplesmente não permitia essa opção. Entrava directo no «Try Ubuntu» e a partir daí ou usava a versão teste ou instalava.
Obrigado desde já pelo tempo dispensado a ler este post.

Vkthor