Layout Teclado Notebook Lenovo ThinkPad SL400

Iniciado por baissi, 14 de Março de 2012, 11:06

tópico anterior - próximo tópico

baissi

Olá a todos,

Sou novo no Ubuntu e estou com uma dificuldade de configurar o teclado no meu notebook que é um Lenovo ThinkPad SL400, e é bem a tecla de interrogação e barra de data que não funciona pelo que vi no layout do teclado fica como se fosse o Ctrl direito, alguém poderia me ajudar a resolver este problema.

obrigado a todos ... 

Kursk

Encontrei o mesmo problema em meu notebook.  Vou tentar explicar como o resolvi:

Em tese o teclado do meu notebook é ABNT-2. (Um aparte: De onde veio esse nome, ABNT-2? Procurei na própria ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e não encontrei nada a respeito de teclados de computadores. Se alguém souber de algo, por favor informe.) Mas, conforme dizia, em tese o teclado do meu notebook é ABNT-2. Digo em tese, porque teclados de notebooks são uma verdadeira bagunça. Não há padronização. Tem os US (sem "Ç" e com o til, "~", lá em cima à esquerda, debaixo do Esc), tem os "importados" (portugueses, franceses, etc, etc ...) e tem os ABNT com suas variações. No meu, a tecla que contem os símbolos "/" e "?" está na última linha do teclado, à direita, substituindo a tecla Ctrl. Alguns nem tem essa tecla.

Em Windows, o símbolo "/" faz falta, mas não tanto assim. Afinal ele é usado basicamente em datas (p.ex. 17/03/2012). Mas em Linux a falta é grande, já que o separador na digitação de um diretório (p.ex. /etc/fstab) é o próprio.

Usar a "/" do teclado numérico em um notebook, nem pensar. Não me acostumei com o Alt+Q. Além de não me acostumar, ficava irritado em ver a tecla e não poder usá-la. Então parti para tentar resolvê-lo.

Primeira constatação: Este problema é composto por dois sub-problemas: modo gráfico (KDE, Gnome, etc) e modo texto (terminal puro, "tela preta"). Então:

Modo gráfico

Abrindo um terminal gráfico (Konsole no KDE / gnome-terminal no Gnome) e apertando a tecla, nada acontecia. Então digitei:

xev

Duas coisas aconteceram: Abriu-se uma janela gráfica "Event Tester" com um quadrado de bordas pretas na tela e surgiram muitas mensagens no terminal. Levei o apontador do mouse até o quadrado e novamente apertei "/". A última mensagem foi:

...
KeyPress event, serial 34, synthetic NO, window 0x3a00001,
    root 0x6a, subw 0x3a00002, time 10505184, (54,49), root:(847,99),
    state 0x0, keycode 105 (keysym 0x2f, slash), same_screen YES,
    XKeysymToKeycode returns keycode: 97
    XLookupString gives 1 bytes: (2f) "/"
    XmbLookupString gives 1 bytes: (2f) "/"
    XFilterEvent returns: False
...

O que interessa nessa mensagem é:

- keycode 105
- XKeysymToKeycode returns keycode: 97

Anotei essas duas linhas, fechei a janela gráfica e digitei:

gedit .Xmodmap

No editor de texto que se abriu, digitei:

keycode 105 = slash question

Salvei, fechei o editor de texto e resetei o modo gráfico com Ctrl+Alt+BkSpc (digitando ao mesmo tempo as teclas Control, Alt e BackSpace). Ao retornar o modo gráfico, abrindo novamente um terminal, o resultado foi:

////////////////////////////////////

Um a zero!

Modo texto puro ("tela preta")

Primeiramente o teste. Digitei Ctrl+Alt+F1 (ou F2, ou F3, ou ..., ou F6). Abriu-se a tela preta, loguei com usuário e senha (os mesmos dados de quando ligo o computador) e apertei a fatídica tecla. Como esperado: NADA.

Retornei ao modo gráfico, digitando Alt+F7. Como já tinha um terminal aberto nele, digitei:

sudo cp  /etc/console-setup/cached.kmap.gz .(Tem um espaço e um ponto no final do comando, sim!)

Dei a senha pedida e a operação se completou.

--------------------------------------------------------------------------------------
OBS: Se não digitar aquele espaço e aquele ponto no final do comando:

...
sudo cp /etc/console-setup/cached.kmap.gz
[sudo] password for user:
cp: falta operando arquivo de destino após `/etc/console-setup/cached.kmap.gz'
Tente `cp --help' para mais informação.
....

que significa simplesmente que o sistema não sabe para onde copiar o arquivo pedido. O ponto diz ao sistema para copiar o arquivo pedido no diretório em que você está no momento.
---------------------------------------------------------------------------------------

Para confirmar a operação:

ls

Se o arquivo estiver aí:

gunzip  cached.kmap.gz

gedit   cached.kmap

O que aconteceu? O arquivo original (cached.kmap.gz) estava comprimido ("gzipado"). O primeiro comando o descomprimiu e o segundo o abriu para edição.

Fui para o final do arquivo. A linha 108 (ou perto dela) estava assim:

keycode 89 = U+002f U+003f U+00b0 U+00bf Delete Delete Delete Delete Meta_slash ....(Não é só isso; a linha é imensa. Isso é só o começo da linha.)

Mudei o início dela de "keycode 89" para "keycode 97". Oitenta e Nove era o keycode original, aquele que você encontra em, por exemplo, teclados de desktops, em que a tecla "/?" está ao lado da "Ç". Noventa e Sete é o keycode que você descobriu lá no início deste texto, lembra?

Digitei:

gzip cached.kmap
sudo mv   /etc/console-setup/cached.kmap.gz   /etc/console-setup/ORIG_cached.kmap.gz
sudo mv cached.kmap.gz /etc/console-setup/

O primeiro comando comprime ("gzipa") o arquivo, o transformando em cached.kmap.gz; o segundo faz uma cópia do arquivo original (vai que dê derma...) mudando seu nome e o terceiro substitui o arquivo original pelo que acabamos de modificar.

Rebootei, digitando

sudo reboot

Após o boot, Ctrl+Alt+F1, usuário + senha e

////////////////////////////////////

Dois a zero!

OBS: Este problema não é exclusivo do Linux. Em Windows ocorre exatamente a mesma coisa (Cadê a maldita barra?), mas a solução é completamente diferente, envolvendo modificações no Registro. Mas isso não é assunto deste forum.

------------------------------
Kursk

hust70

OLÁ
Tenho um notebook Lenovo SL410, segui alguns passos  (nao todos pq muita coisa nao deu certo), só consigo q a  barra e o ponto de interrogação aparecessem num terminal. Muitos comandos sequer encontram os arquivos citados. Gostaria de uma orientação mais detalhada, se possível, pra  resolver o problema. Meu Ubuntu eh o 12.04 Precise. Muito obrigado!