Layout Teclado Notebook Lenovo ThinkPad SL400

Iniciado por baissi, 14 de Março de 2012, 11:06

tópico anterior - próximo tópico

baissi

Olá a todos,

Sou novo no Ubuntu e estou com uma dificuldade de configurar o teclado no meu notebook que é um Lenovo ThinkPad SL400, e é bem a tecla de interrogação e barra de data que não funciona pelo que vi no layout do teclado fica como se fosse o Ctrl direito, alguém poderia me ajudar a resolver este problema.

obrigado a todos ... 

Kursk

Encontrei o mesmo problema em meu notebook.  Vou tentar explicar como o resolvi:

Em tese o teclado do meu notebook é ABNT-2. (Um aparte: De onde veio esse nome, ABNT-2? Procurei na própria ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e não encontrei nada a respeito de teclados de computadores. Se alguém souber de algo, por favor informe.) Mas, conforme dizia, em tese o teclado do meu notebook é ABNT-2. Digo em tese, porque teclados de notebooks são uma verdadeira bagunça. Não há padronização. Tem os US (sem "Ç" e com o til, "~", lá em cima à esquerda, debaixo do Esc), tem os "importados" (portugueses, franceses, etc, etc ...) e tem os ABNT com suas variações. No meu, a tecla que contem os símbolos "/" e "?" está na última linha do teclado, à direita, substituindo a tecla Ctrl. Alguns nem tem essa tecla.

Em Windows, o símbolo "/" faz falta, mas não tanto assim. Afinal ele é usado basicamente em datas (p.ex. 17/03/2012). Mas em Linux a falta é grande, já que o separador na digitação de um diretório (p.ex. /etc/fstab) é o próprio.

Usar a "/" do teclado numérico em um notebook, nem pensar. Não me acostumei com o Alt+Q. Além de não me acostumar, ficava irritado em ver a tecla e não poder usá-la. Então parti para tentar resolvê-lo.

Primeira constatação: Este problema é composto por dois sub-problemas: modo gráfico (KDE, Gnome, etc) e modo texto (terminal puro, "tela preta"). Então:

Modo gráfico