Remasterização/Captura de Aúdio de Vinis usando Ubuntu

Iniciado por Samuel Ubuntu do Sur, 06 de Junho de 2012, 17:47

tópico anterior - próximo tópico

Samuel Ubuntu do Sur

Olá Pessoal, boa noite!

Estou montando um stúdio de captura de áudio de vinis em minha casa. Neste final de semana estarei em São Paulo e quero comprar o toca-discos numa importadora.

Sendo assim, gostaria de saber se alguém aqui no fórum tem experiência de captura de áudio de vinis utilizando o Ubuntu como SO (todas as pessoas que conheço e que fazem isso o fazem o Windowns, e, após a captura, utilizam programas do porte do Sound Forge).

Agradeço toda a ajuda que for disponível, desde as mais básicas possíveis e até mesmo sugestão de equipamentos e programas, pois, todas as indicações que tenho são de pessoas que usam Windows.

Abraço a todos!

EdvaldoSCruz

Citação de: Samuel Ubuntu do Sur online 06 de Junho de 2012, 17:47

Olá Pessoal, boa noite!

Estou montando um stúdio de captura de áudio de vinis em minha casa. Neste final de semana estarei em São Paulo e quero comprar o toca-discos numa importadora.

Sendo assim, gostaria de saber se alguém aqui no fórum tem experiência de captura de áudio de vinis utilizando o Ubuntu como SO (todas as pessoas que conheço e que fazem isso o fazem o Windowns, e, após a captura, utilizam programas do porte do Sound Forge).

Agradeço toda a ajuda que for disponível, desde as mais básicas possíveis e até mesmo sugestão de equipamentos e programas, pois, todas as indicações que tenho são de pessoas que usam Windows.

Abraço a todos!

No Ubuntu, o melhor programa para fazer isso é o Audacity, que fica na central de programas do Ubuntu.

Vídeo-aula explicativa: Video-aula sobre como utilizar o Audacity

Espero que supra as suas necessidades.

Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "Resolvido" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece

Viva o Ubuntu !!!!!!!  :D

e vamos que vamos.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Samuel Ubuntu do Sur

Boa Noite!

Pois é, o Audacity é muito básico (ninguém das pessoas que eu conheço e que fazem um bom trabalho de remasterização utilizam o Audacity e alguns até disseram para esquecer). E realmente, nas poucas vezes que mexi, as opções de edição de áudio para vinis são poucas.

Aguardo novas sugestões.

Abraços!

EdvaldoSCruz

Citação de: Samuel Ubuntu do Sur online 06 de Junho de 2012, 21:36

Boa Noite!

Pois é, o Audacity é muito básico (ninguém das pessoas que eu conheço e que fazem um bom trabalho de remasterização utilizam o Audacity e alguns até disseram para esquecer). E realmente, nas poucas vezes que mexi, as opções de edição de áudio para vinis são poucas.

Aguardo novas sugestões.

Abraços!

Não usam o Audacity no Windows, por isso, Samuel Ubuntu do Sur.

Veja isso: Comparação do Audacity com Software Proprietário

Caso você encontre um melhor, que o Audacity para Ubuntu, não esqueça de postar aqui.

Samuel Ubuntu do Sur

Citação de: EdvaldoSCruz online 06 de Junho de 2012, 22:02
Caso você encontre um melhor, que o Audacity para Ubuntu, não esqueça de postar aqui.[/color][/size]

Olá Pessoal!

Pois é, o que eu mais quero é realmente poder usar Linux sem restrições. Por isso vou pesquisar, mas já deixo uma pergunta para ser respondida para quem realmente faz (pega o vinil, limpa com cuidado, utiliza um bom toca disco e captura o áudio, fazendo as devidas correções e edições de áudio): Alguém aqui no fórum utiliza o Audacity para isso? Se houver, podem me enviar todas as referências, tutoriais e dicas. Contudo, se não houver ninguém que use no fórum, não precisa responder. E, sendo assim, infelizmente terei que recorrer ao software pago (será que rodaria no wine? se alguém tiver esta experiência, responda).

Obrigado a todos pela ajuda.

EdvaldoSCruz

Citação de: Samuel Ubuntu do Sur online 08 de Junho de 2012, 11:17
Citação de: EdvaldoSCruz online 06 de Junho de 2012, 22:02
Caso você encontre um melhor, que o Audacity para Ubuntu, não esqueça de postar aqui.[/color][/size]

Olá Pessoal!

Pois é, o que eu mais quero é realmente poder usar Linux sem restrições. Por isso vou pesquisar, mas já deixo uma pergunta para ser respondida para quem realmente faz (pega o vinil, limpa com cuidado, utiliza um bom toca disco e captura o áudio, fazendo as devidas correções e edições de áudio): Alguém aqui no fórum utiliza o Audacity para isso? Se houver, podem me enviar todas as referências, tutoriais e dicas. Contudo, se não houver ninguém que use no fórum, não precisa responder. E, sendo assim, infelizmente terei que recorrer ao software pago (será que rodaria no wine? se alguém tiver esta experiência, responda).

Obrigado a todos pela ajuda.

Bom, eu gravo,sem fins lucrativos, Fita Cassete e vinil pelo Ubuntu, usando o meu toca fitas antigo e minha vitrolinha também antiga, usando a saida do microfone e conecto no meu notebook ou no meu pc de mesa e abro o gravador de som do ubuntu e configuro o pavucontrol e após salvar no formato de extensão que aprouver, uso o audacity para dar uns retoques e gravo em CD.

Faço isso em fitas cassetes e vinis de antigos testemunhos, que os Irmãos e Irmãs têm e me solicitam, para eles(as) ouvirem em Toca CDs.

Agora, dependendo do software que você for usar, srº Samuel Ubuntu do Sur, pode sim, instala-lo pelo Ubuntu usando o Wine + Winetricks + Q4Wine + Microsoft Windows Compatibility Layer (meta-package) pela central de programas do Ubuntu, ou então usar o virtualbox que instala o windows dentro do Ubuntu, como uso só para efetuar impressão, pois não há driver ppd para SHARP AL-1645CS e nem para Lexmark z22 e não uso o Ubuntu Studio para isso.

Espero que supra as suas necessidades, porque a minha supre.

Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "Resolvido" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece

Viva o Ubuntu !!!!!!!  :D

e vamos que vamos.

jkmsjq

Para o que você deseja o mais indicado não é a versão desktop Ubuntu, mas sim, uma variante do Ubuntu denominado Ubuntu Studio que tem características diferenciadas do Ubuntu convencional.

Quanto ao Audacity ele faz sim essa edição, mas para isso você terá que instalar plugins específicos porque o aplicativo por default não tem todos os recursos disponíveis (parecido com o GIMP, ele é excelente, mas pode ser melhorado instalando plugins, pincéis, texturas e etc) e além disso, precisará ter muita paciência também para fazer a edição música por música.

Para terminar, existe uma discussão no Viva o Linux que discute justamente essa possibilidade...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

petrucchio

Olá  amigo, não sei se  irá lhe ajudar ou trará mais dúvidas ainda, mas existe outra opção que é o Ardour. Eu tenho aqui um manual dele que peguei pela internet quando estava procurando sobre edição de audio no linux. Confesso que ainda não testei ele para poder lhe ajudar melhor. Se o Audacity não supri a sua necessidade tente dar uma boa pesquisada sobre o Ardour, que talvez lhe atenda melhor.
Abraço a todos

nomade

Ubuntu Studio 22.04 LTS