Dosemu no Ubuntu 12.04

Iniciado por mvs22044, 28 de Dezembro de 2012, 15:28

tópico anterior - próximo tópico

mvs22044

Uso o Ubuntu, o Dosemu, o GAS Pro 4.0, alguns sistemas em Clipper 5.2, desenvolvidos por eu mesmo, usando GAS.
Iniciei com a 08.04, depois 10.04 e agora "tentando" usar a 12.04.
Meu uso restringe-se à internet, o Libreoffice e o Dosemu. em órdem crescente de importância.  No entanto o Dosemu, que é o principal, não estou conseguindo executar meus programas necessários.

A instalação foi feita pela "Central de programas do Ubuntu". A única alteração necessária no "config.sys" e no "autoexec.bat" é respectivamente: aumentar o valor do FILES no config.sys e do SET CLIPPER no autoexec.bat.

Ocorre o seguinte:

Após executar o dosemu, já na janela do emulador do DOS, executo o MEM, e isso me mostra que a memoria disponível, convencional e extendida são idênticos, tanto quando executado no Ubuntu 10.04 ou no 12.04.

No entanto , quando executo qualquer um dos meus sistemas, noto que no 12.04 fica um pouco mais lento. Operações como reindexação por exemplo isso é nítido. O 10.04 executa mais rápido que o 12.04.

Mas o pior mesmo é que o 12.04 não consegue executar o GAS Pro 4.0.  Quando se digita o executável e pressiona a tecla Enter, a janela do emulador do DOS simplesmente se fecha, sem mostrar qual é o problema, não há mensagens de erro.   Isso inviabiliza para eu usar a versão 12.04.

Pergunto:   É possível verificar em algum arquivo, semelhante a um LOG, o motivo do fechamento abrupto da janela do emulador, e da impossibilidade de se executar o GAS Pro 4.0 ?