Interface do LibreOffice: atualizar ou não? Eis a questão!

Iniciado por tiagoscd, 21 de Maio de 2012, 10:36

tópico anterior - próximo tópico

tiagoscd

Será que está na hora do LibreOffice e OpenOffice migrarem para uma nova interface? Será que os dois projetos não deveriam mesclar esforços?

http://www.ubuntubrsc.com/interface-libreoffice-atualizar-nao-eis-questao.html

Tota

eliseu_carvalho

Ora, se o LibreOffice, como o próprio nome diz, é livre ("libre" = "livre" em espanhol), não faria sentido forçar os usuários a usarem uma interface que não lhes agrada. O ideal é que se possa escolher qual usar, assim como é qualquer SO Linux. Além do mais, tanto o OpenOffice quanto o LibreOffice poderiam se juntar numa coisa só.

wildner

É claro que deve mudar. Mudar para melhor. Tanto o Libreoffice quando o Openoffice são feios de morrer e pararam no tempo, há mais de 10 anos que pararam no tempo.

A interface deve ser muito mais do que apenas bonitinho, a estética deve ser para melhorar o uso, deixar mais agradável, facilitar o uso.

Mas gostaria que ambos trabalhassem mais para criar as ferramentas que faltam em comparação ao concorrente e melhorar o desempenho do aplicativo.

Há muito tempo tenho poucos desejos que nunca se realizaram.
1. Inserir células recortadas.
2. Fontes, Plano de Fundos e Bordas (Congelar último utilizado)
3. Rotulo de dados no gráfico (Maior liberdade de movimentação)
4. Maior desempenho na abertura dos arquivos.
5. Melhorar " Inserir anotações" na Planilha, no MSoffice ao passar o mouse aparece o conteúdo, no Libreoffice tenho que clicar na célula e com o botão esquerdo do mouse pedir para mostrar o conteúdo. Além de ser muito feio o design.

Adriano R.N.

Também concordo que o foco principal é o desempenho e a completa compatibilidade com o padrão odf 1.2.
Um dos argumentos no texto é a quantidade de manuais disponíveis desde as versões 2.x, sem dúvida que perderíamos este legado, ou ele sofreria um desgaste enorme.
Há esforços para criar manuais do libreoffice, times de criação, tradução, correção, mudar a interface agora pode ser um desperdício.

http://wiki.documentfoundation.org/Documentation/pt-br

Quem sabe uma versão de testes, algo que os contribuidores indicariam melhorias com o tempo.

O fato é que a TDF tem feito um trabalho incrível, não é o ideal ainda, mas certamente tem dado bons resultados. Só no 3.5 foram:

http://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/3.5/pt-br

O google doc's nasceu moderno, 100% conectado, inovou com a proposta de edição simultânea e ... ainda usa os menus. Milhares de outros aplicativos usam menus. Ou seja, os menus continuam atual.

Caro, wildner. No meu calc as anotações aparecem ao aproximar o rato.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

wagner basílio

Olá a todos do fórum!

Eu também acho que a interface deve dar uma repaginada. Em novembro do ano passado, vi o projeto do Citrus UI, que me pareceu bem intuitivo e bonito, e olha que era só um esboço! Não sei se ele vai aparecer no LibO nas próximas versões, mas seria uma grande mudança.

Na matéria, no link que fala das 30 inovações vindas do Lotus Simphony, vi que é incrível, se for mesmo usado pra valer, eu bateria palmas e de pé. rsrsrsrs

Creio que mudanças vão ocorrer sim, é uma questão de tempo. Eu não gosto muito da Ribbon, ela não é tão fácil assim, na minha opinião, por isso acho que tanto o LibO como o AOO não devem copiar descaradamente a interface do concorrente só por que o usuário q está migrando do MS Office não se adapta com outra UI.

Essa é minha opinião e vcs podem discordar.

Até mais!

Dionnatan

Matem-me uma curiosidade, já existe a possibilidade de instalar essa interface?

wildner

Com relação as anotações, critiquei pois uso o Libreoffice 3.5 no trabalho e lá quando aproximo o mouse não mostra a mesma, somente se pedir para mostrar.

Já no meu Ubuntu de casa com Libre 3.5 realmente ao aproximar o mouse aparece a anotação. Mas de toda forma, poderiam melhorar o visual da mesma.

Também concordo que não deveriam imitar o Ribbon, mas que tal copiar o que é legal, seria bom fazer uma pesquisa com os usuários, que usam intensamente.

Muita gente opina e dá muitas opiniões mas dificilmente usa o office, as vezes esporadicamente e não sabe das dificuldades de quem usa o dia todo 5 vezes por semana.   

Adriano R.N.

Camarada, wildner, bom dia!

Recentemente a tdf fez uma pesquisa online com os usuários do libreoffice, era um questionário interessante que falava em abas, menus, botões visíveis ou escondidos, maior ou menor personalização, entre outros.
Os camaradas sabem bem quais são as críticas feitas a interface, imagino que as mudanças virão para a versão 3.7 (chute puro).
Quanto as pessoas que falam sem usar concordo plenamente, uso o libreoffice todo santo dia, ele me atende perfeitamente, fico irritado com algumas reclamações de gente que não usa e fala muito mal do aplicativo.
Gostaria de ver mais reclamações como as suas, você apontou onde exatamente está o "erro" ou a ausência de um determinado recurso, isso é positivo, de certa forma contribui. O mimimi é insuportável.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

wildner

Olá Adriano,

Você me entendeu bem e estamos todos esperançosos de que algo mude rápido.

Eu as vezes fico desiludido com software livre devido as mudanças lentas, (conta gotas), além do mais software livre sempre fica correndo atrás do software proprietário líder de mercado.

As minhas reclamações estão presentes no Office 97 ou seja, tem 15 anos e ainda não temos nos Offices opensource.

Os caras lançam versões a cada 6 meses com poucas implementações de funcionalidades, a grande maioria é adequação aos offices proprietário e correções de bugs.

Espero que haja uma concorrência saudável entre Libreoffice e Openoffice para que a comunidade saia ganhando com isso.

wagner basílio

Olá a todos!

Desde que a tdf lançou o LibreOffice, um grande número de novos recursos foi acrescentado, principalmente no Writer e Calc. Gostaria de mais opções no Impres e Draw, além de uma repaginada no Base e um upgrade o Math.

Se for uma interface fácil de usar, intuitiva, lógica, de modo que não seja difícil o experiência do usu ário, vale a pena usar uma nova UI, com a vantagem de incluir novas funcionalidades que antes não poderiam ser usadas ou não com tanta flexibilidade.

Não vamos esquecer que a tdf planeja lançar versões do LibO para iOS e Android,além de uma versão na nuvem; e com certeza eles vão usar uma interface apropriada para dispositivos móveis, que tem tela menor e tela sensível ao toque. Ficaria meio complicado usar o LibO num tablet com a atual interface.

Aguardo mais inovações nessa suíte e espero que ela ganhe mais respeito de gente que ainda acha que software livre é ruim e não vale a pena ser usado. Não custa nada sonhar, né?

Até mais!

Henrique1977

Olá,  a  todos.  Quanto  ao  assunto  em  questão  eu  vou  dizer  o  que  eu  penso.
Ouvi  sendo  aqui  citados  o  Lotus  Simphony  e  a  interface  Ribbon  do  Microsoft  Offive.
Bom,  quanto  a  interface  ribbon  não  a  considero  intuitiva.  Na  primeira  vez  que  a  vi,  quando  usava  windows,  me  vi,  realmente  perdidinho.  Realmente,  não  sou  favorável  a  adoção  do  ribbon  como  interface  para  o  Libre Office.
Também  no  windows  já  usei  o  Lotus Simphony,  e  uma  das  funcionalidades  que  mais  gostei  de  tal  suíte  foi  o  sistema  de  Abas,  que  creio  que  facilita  muito,  e  poderia  ser  muito  bem  utilizado  no  Libre Office.
Quando  usei  o  Lotus  Simphony,  se  abria  o  programa,  e  se  podia  abrir  na  mesma  janela  uma  aba  com  documento  de  texto,  outra  com  planilhas  e  outra  com  apresentações,  o  que  era  muito  legal.  Se  isso  vier  a  ser  adotado  no  libre office  será  muito  bom.  Será  uma  funcionalidade  muito  interessante  que  vai  facilitar  e  muito  a  vida  de  muitos  usuários,  tornando-se  desnecessário  a  abertura  de  janelas,  podendo-se  usar  na  mesma  janela,  mas  em  diferentes  abas  planilhas,  apresentações,  documentos  de  texto,  etc.  E  é  para  isso  que  torço.
Se  for  para  dar  uma  repaginada  no  visual,  desde  que  se  mantenha  a  facilidade  atual,  com  menus  e  ícones  ótimo.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

rjbgbo

engraçado vou continuar defendendo a atual interface do libreoffice, que lembra a interface das antigas do ms-office
super prática e objetiva, enquanto essa atual do ms-office é uma perfumaria danada, com a gente ficando perdido em ter que achar algo
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

wagner basílio

Olá!

Achei esse site que fala da Citrus Ui, mas é em inglês, mas nada como o Google Tradutor para dar uma ajudinha: https://clickortap.wordpress.com/

São vários projetos, mas ainda em fase de esboço, com várias ideias muito interessantes. Não é possível instalá-la porque sequer foi completada. Com a possibilidade real de o AOO usar a UI do Simphony na próxima versão, acho que o pessoal da tdf deve dar uma acelerada no desenvolvimento da Citrus. Mas uma nova versão do AOO deve sair só no ano que vem. Dêem uma olhada nesse site e digam o que acharam das propostas, eu pessoalmente gostei muito e estou ansioso para que o LibO adote essa nova UI.

Até mais!

clebson

Para mim só deixar ele mais moderno e bonito esta bom... Talvez com integração com o ambiente do sistema para que não fique aquela coisa feia que é.