Ubuntu, Raid e placa Intel DG965WH

Iniciado por giuseppigaribaldi, 04 de Junho de 2007, 12:46

tópico anterior - próximo tópico

giuseppigaribaldi

Bom dia, boa tarde e boa noite.

Tenho que instalar um servidor de arquivos com linux e Samba. Optei pelo Ubuntu porque fiz as provas preliminares com o 6.01 e foi beleza, numa máquina velha (um pentium III a 500 mhz). Compramos as peças e montei a máquina, fiz uma instalação de *indowsXP para provar e o hardware funciona. A placa é uma Intel DG965wh, com 2 gb de ddr2 a 667 marca kingston, um pentium D a 2.8 mhz, 1 disco sistema 80 gb sataII e 3 discos para o /home sata II 200 gb que eu pensava montar como raid5. A placa tem raid de hardware intel (Storage Matrix). Se eu instalo o Ubuntu sem montar o raid, nenhum problema (estou utilizando o 7.04 agora, tem mais suporte pra esse hardware). Se eu ponho pra funcionar os 3 discos de 200 em raid5, ele instala também, mas não reconhece o raid. Quero dizer, ele instala sem problemas mas com os 4 discos, ou seja, ele me lista o disco de sistema e os outros 3 discos separados, porém os 3 discos estão em raid5, ou seja, ele deveria ver o disco de sistemas (80 gb) e somente outro disco mais com 400 gb. Em vez disso eu tenho os 4 discos listados como se o raid não existisse. Instala numa boa, mas o raid não é reconhecido como tal. Eu não vejo a vantagem de instalar um sistema operacional que não suporta meu hardware 100%. Eu já me acostumei a configurar o Ubuntu e na verdade não quero ter que mudar pra outra distribuição, mas se eu não encontro solução pra esse problema, vou ter que optar por Fedora ou OpenSuse. Alguém tem alguma dica ou tem alguma idéia de onde posso encontrar alguma informação? A página da Intel é inutil, e todos os fóruns que encontrei me ajudaram a solucionar todos os outros problemas de imcompatibilidade de hardware que eu tinha *menos esse*  :-\. Já tenho outras três máquinas (estas sucatas) funcionando bem com Ubuntu 6.01 e vou unificar estas máquinas com um cluster (beowulfo, oscar ou ultramonkey), e gostaria de ter o mesmo sistema operacional em todos os servidores, mas se não encontro solução para o problema do raid, não vai poder ser...
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.