sistema em modo texto [RESOLVIDO]

Iniciado por gtludwig, 23 de Agosto de 2006, 11:58

tópico anterior - próximo tópico

gtludwig

Pessoal,

Estou montando um servidor LAMP (OK, isso é em outro lugar!) em uma máquina velha (K6-2/500 com 128 Mb RAM) e o modo gráfico não roda nem com banda de música. Sem problemas! A idéia é rodar em modo texto mesmo. Procurei nos posts aqui mas não entendi o que tenho que fazer. Alguém pode me dar uma dica?

Obrigado,

Gustavo
|AMD64 3500+ 939p| |ASUS A8V| |ATI RADEON 9600 PRO| |2x 512 Mb DDR400| |SATA 120 Gb|

malakl

gtludwig, vc instalou qual versão do ubuntu? foi a Server? coloque mais detalhes para podermos te ajudar. :)

"O que eu espero senhores, é que depois de um razoável período de discussão, todo mundo concorde comigo" Winston Churchill

gtludwig

Originalmente havia instalado o Ubuntu Server 6.06, mas deu problema no boot. O Lamego me orientou a baixar a imagem Alternate CD, que hoje está instalado. Instalei pela opção Install a server.

A instalação foi tranquila e somente não rodou o modo gráfico por causa do hardware ser modesto.

Estou com algumas dificuldades, na verdade, uma delas é que não estou conseguindo pingar para fora da rede da empresa. Tenho que autenticar em um proxy e, no ./bash_bashrc, coloquei as linhas:
export http_proxy="http://10.0.0.1:80"
export ftp_proxy="http://10.0.0.1:80"

Mas ainda assim não consigo pingar para fora da rede da empresa. E (acho!) que é por isso que não estou conseguindo usar o apt-get para instalar os pacotes para o servidor.

Outra é que ao iniciar a máquina o sistema automaticamente tenta ir para o modo gráfico, mas não consegue. Sei que tem que mudar o runlevel. Mas onde e como?

A terceira (e última, por ora!) é que na instalação eu esqueci de configurar o teclado para US International e o mapa de caracteres está como ABNT2.

Agradeço desde já a ajuda!

Gustavo
|AMD64 3500+ 939p| |ASUS A8V| |ATI RADEON 9600 PRO| |2x 512 Mb DDR400| |SATA 120 Gb|

Lamego

gtludwig,
nunca é possível pingar sistemas da internet a partir duma rede interna, esse proxy só passa pedidos http/ftp , só é necessário pingar a internet a partir do servidor proxy.

Quando você faz: sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade, dá algum erro ? se sim cola aqui .

Outra é que ao iniciar a máquina o sistema automaticamente tenta ir para o modo gráfico, mas não consegue. Sei que tem que mudar o runlevel. Mas onde e como?
Se você não vai usar pode/deve remover o pacote de inicio grafico: sudo apt-get remove gdm

terceira, não tenho a dica aqui à mão, depois eu colo quando tiver :)
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

gtludwig

Quando eu faço em um terminal:
$ ping www.google.com
retorna:
ping: unknown host www.google.com

Então eu fiz:
$ sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade
e retornou:

Reading package lists... Done
Reading package lists... Done
Building dependency tree... Done
0 upgraded, 0 newly installed, 0 to remove and 0 not upgraded
$

Eu não estou conseguindo acessar a internet nesse ubuntu, mas a rede interna sim. Imagino que eu não estou conseguindo fazer a autenticação no proxy aqui da empresa. Como resolvo isso?

Abraço,

Gustavo

Lamego

gtludwig,
vamos por partes, não fui claro na minha participação anterior.

1. Não adianta fazer ping a servidores da internet, numa rede interna não consegue fazer pinga à internet nem com proxy

2. Se o update funcionou é porque você chegou à internet.

3. Qual é o erro que você tem quando tenta fazer um apt-get install ? Cole aqui o resultado sff
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

gtludwig

Editei o /etc/apt/sources.list e descomentei as linhas referentes aos repositórios. E está funcionando agora. Pelo menos está fazendo o update e o upgrade.

Valeu a ajuda, gente!

Qualquer coisa posto novas dúvidas!