Servidor IBM (Controladora RAID invertendo SDA/SDB)

Iniciado por daemoncesar, 20 de Maio de 2012, 18:50

tópico anterior - próximo tópico

daemoncesar

Boa Noite,

Tenho um servidor com RAID por hardware, funcionando normalmente. O sistema identificou os dois hds como SDA.

Bom quando inicio o sistema, ele reconhece como SDA, e quando eu "espeto" um HD externo ele reconhece o HD externo como SDB.

Porém quando eu ligo a máquina com o HD externo "espetado" na usb o sistema reconhece o HD externo como SDA, e o sistema como SDB.

Gostaria que o HD externo sempre fica-se como SDB.

Existe alguma solução? Preciso disso pq meu script de backup está fixo SDB, e quando inicia ele na usb fica SDA. Complicado.

Obrigado!

irtigor

zekkerj

CitarExiste alguma solução? Preciso disso pq meu script de backup está fixo SDB, e quando inicia ele na usb fica SDA. Complicado.
Você não precisa do nome do dispositivo em um script de backup, a menos que esteja usando isso pra fazer a montagem dele.
Tente usar o UUID do dispositivo, e/ou deixar o sistema montá-lo automaticamente em um diretório fixo.

Use o gparted para nomear a partição no HD externo, assim ao montar automaticamente ele vai sempre usar o nome da partição como o nome do ponto de montagem (p.ex. se vc der o nome à partição de "BACKUP", o ponto de montagem será "/media/BACKUP"). Note que usando a montagem automática, vc não precisa criar previamente esse diretório.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

daemoncesar

obrigado pelas respostas... bom eu sempre monto a partição usando "mount -t ext3 /dev/sdLETRA /mnt/backup" como ficaria com label ? Preciso formatar novamente o hd para fazer isso ?

Não posso usar o fstab para montar automaticamente, pq nem sempre o hd está conectado...

Como monto o hd externo sem saber a letra dele ?

Consigo dar um "nome/label" para meu hd externo utilizando o cfdisk ?

obrigado

zekkerj

Citarbom eu sempre monto a partição usando "mount -t ext3 /dev/sdLETRA /mnt/backup" como ficaria com label ?
A princípio vc não montaria a partição: ela seria montada automaticamente quando o HD fosse plugado [como um pendrive].

Mas se isso não rolar, vc usaria o UUID da partição, e seu comando mudaria para algo como

mount -t ext3 /dev/disk/by-uuid/xxxxxxxx-yyyy-zzzzzzzzzzzz /mnt/backup

Onde "xxxxxxxx-yyyy-zzzzzzzzzzzz" é o UUID dessa partição, que vc recupera com o comando "sudo blkid /dev/sdX".

Vc também pode colocar a linha abaixo no seu /etc/fstab:

UUID=xxxxxxxx-yyyy-zzzzzzzzzzzz /mnt/backup ext3 defaults,noatime,noauto 0 0

Assim vc poderia reduzir seu comando de montagem a

mount /mnt/backup

CitarPreciso formatar novamente o hd para fazer isso ?

Não, não precisa. Basta usar o gparted pra criar um nome de volume.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

irtigor