Radeon's Definitivamente sem Video Tearing no Ubuntu... (fglrx)

Iniciado por Niccola, 19 de Março de 2011, 23:53

tópico anterior - próximo tópico

Niccola

Galera, andei vasculhando muito pela internet ultimamente a até cheguei a concluir que não tinha jeito de utilizar o driver proprietário da ATI (fglrx) no ubuntu sem que apresente video-tearing (aqueles cortes horizontais que acontecem quando algum movimento brusco horizontal acontecia). Também conhecido como taxa de atualização vertical ou sincronismo vertica (vsync, vertical syncronisation).

No segundo semestre do ano passado tentei quase de tudo para arrumar isso e nenhum sucesso. Apesar de ter uma opção "Aguardar sincronização vertical" no catalyst, essa nunca funcionou comigo. Então, desde setembro - outubro (+-) estive usando o driver genérico, ou padrão, que o linux instala (xserver-xorg-video-ati), pois só com este que os cortes não apareciam. Porém, como é um driver com precário desempenho 3D, não aguentei e essa semana estive vasculhando o oráculo perguntando sobre soluções sobre tal fato novamente...

Então me deparei com novas tendencias: Gnome-Shell + Mutter (gerenciador de janelas baseado no Metacity + Clutter)
Gnome-Shell também conhecido como Gnome 3 foi o grande motivo por ter conseguido tirar o tearing do meu computador (aliás, bom até falar nele: um notebook Kennex U50SA com uma Radeon HD2400, Core2Duo T5750 (2.0Ghz) e 4GB de memória. Digo que o motivo foi o Gnome-Shell mas não tenho certeza que foi ele que "arrumou" o meu PC. Mas sim pelo fato de ter descoberto o Mutter e instalado o novo driver da ATI (Catalyst 11.2).

Bom, então vi em um tópico que instalando o Mutter o tearing desaparecia de modo eficaz e tudo se tornara as mil maravilhas. Então, como eu estava em busca da instalação do Gnome 3, fiz o veredito: Uma custosa instalação que durou 2horas (com uma internet de 10Mbits) na qual consegui instalar com sucesso seguindo o seguinte endereço: http://live.gnome.org/GnomeShell/#Building

Feito isso, o Gnome-Shell ja instala o Mutter no pc. E basta invocar um gnome-shell --replace para começar a iniciar o inovador e futuro gerenciador de janelas dos Ubuntu futuramente. O Mutter é realmente inovador, poissui efeitos como o compiz. Porém efeitos mais leves e sem muitos carnavais na tela. Ou seja: efeitos discretos!

Por fim, acabei caindo na página da ATI (e, admito, que estava com um medo danado de ter que formatar denovo meu notebook mas tudo deu certo) para baixar o driver. Quando cheguei na página, me deparei com um novo driver: O Catalyst 11.2, então pensei: poxa, será que vai resolver? E Resolveu!!!

Assim que fiz o download do novo driver (11.2), instalei-o, reiniciei o pc, abri o catalyst, pra minha surpresa havia uma nova opção que não existia nos anteriores:
Em "Opções de Vídeo > Livre de Cortes"
Existe uma opção chamada: "Ative a Area de Trabalho sem cortes para reduzir a quebra". Assim, automaticamente o driver já habilita a função "Aguardar atualização vertical" e funciona imediatamente a sincronização vertical, impedindo a quebra ou os cortes no PC. Está Tudo funcionando perfeitamente! Agora, eis a minha questão: o Gnome-Shell + Mutter contribuiu ou foi o novo driver da ATI?

Agradeço a todos voces e desejo que funcionem com todos também!

P.S.: Para baixar o driver da ATI, cliquei aqui para ser direcionados para a pagina de ati, lá voces selecionam o tipo placa de video, o a linha da placa e o modelo da placa, além do sistema operacional, claro!! Ou então cliquei aqui para baixar diretamente o *.run do driver disponivel no site da ATI e sigam os seguintes passos para instalar:

- salve o arquivo .run num diretorio qualquer (de preferencia numa pasta para ele, onde voce tenha permissoes de gravação, e.g. /home/user/progs/ati-fglrx-driver/)
- Pelo terminal, va para a pasta onde voce salvou o driver (*.run) e digite o seguintes comandos:
sudo apt-get update
//para atualizar as dependencias/repositorios do seu sistema
sudo apt-get install libqtgui4
//é necessário instalar o QT4 para o correto funcionamento/instalação do driver
sudo sh ati-driver-installer-11-2-x86.x86_64.run --buildpkg Ubuntu/maverick
//Será criado vários arquivos .deb no diretorio onde o .run se encontra, quando concluir o procedimento anterior, execute:
sudo dpkg -i *.deb
//Isso vai fazer instalar automaticamente os .deb's criados e o driver será automaticamente instalado

- Quando terminar todos os procedimentos acima, e não apresentar nenhum erro, digite o seguinte no terminal:
sudo aticonfig --initial
//Isso irá criar um arquivo (xorg.conf) com as configurações padrões da AMD, assim, seu computador está pronto pra ser reinciado e voce poderá usufruir do driver fglrx instalado!

Quando reinciar e voce notar que o Splash-screen ficou muito grande (feio, com baixa resolução) siga este link para corrigir.

Assim que entrar no linux novamente, a primeira coisa que recomendo a voce fazer é digitar fglrxinfo para ver se o driver foi instalado corretamente e se ele é quem prevalece no sistema:
fglrxinfo
//deverá aparecer uma saída como esta:
display: :0.0  screen: 0
OpenGL vendor string: ATI Technologies Inc.
OpenGL renderer string: ATI Radeon HD 4600 Series
OpenGL version string: 3.3.10524 Compatibility Profile Context

//se voce ver acima algo sobre MESA é porque seu driver nao foi instalado corretamente e sugiro que voce refaça a instalação!!

Caso contrário, prossiga:
Agora basta abrir o ATI Catalyst Control Center (Administrativo) ir em "Opções de vídeo >> Livre de Cortes" e Habilitar a opção: "Ative a Area de Trabalho sem cortes para reduzir a quebra". Aplique as alterações e verifique imediatamente se funcionou, feito isso clique aqui e reporte isso imediatamente para esse forum, pois é altamente necessário todos saberem se funcionou ou não.

OBS1: Caso não tenha funcionado, instale o Gnome-Shell apartir do link que disponibilizei no inicio desse topico e voce verá que irá funcionar corretamente!!

olderpath

Olá, tive muitos problemas resolvendo essa questão, meu notebook Sony VPCYB15AB vem com a APU E-350 que integra a Radeon 6310 com um processador dual core 1.6 ghz. Tive problemas com cortes horizontais e problemas com a performance do computador em diversos aspectos, testei diferentes versões do ubuntu e linux mint, tanto 64 quanto 32bits, mas nada do que eu tentei deu certo, até a chegada do Driver proprietário 11-2, o CCC(catalyst control center) veio com a opção da "Área de trabalho sem cortes" retirou esse problema, mas utilizando essa opção no meu notebook a imagem sem cortes mas ele continuava lento, gosto de baixar filmes em alta resolução, 1080p, 720p, e eles ficavam travando, encontrei uma solução simples parecida com a do Niccola.
A minha combinação foi ubuntu precise+driver proprietário+gnome 3.

Instalei o Ubuntu precise, ele vem com o unity, não consegui ter a mesma performance com o unity que tenho no gnome.
Segui os seguintes tutoriais para instalação correta do Driver proprietário http://ubuntued.info/instale-a-nova-versao-dos-drivers-ati-no-ubuntu e https://help.ubuntu.com/community/BinaryDriverHowto/ATI(os dois são basicamente a mesma coisa).
Instalei o Gnome shell. Via terminal sudo apt-get install gnome-session-fallback, e utilizando o gnome classic sem efeitos, notoriamente a performance tanto dos videos quanto do computador em geral melhorou, da pra ver vídeos em 1080p muito bem no Vlc(sem gpu acceleration), utilizando a opção "a area de trabalho sem cortes", é garantido 100% que não vai ter corte horizontal nenhum, mas dependendo do vídeo pode ser que ele dê umas travadas.(principalmente se estiver vendo no youtube)

Eu ainda assim vejo uma queda na performance de videos utilizando "a area de trabalho sem cortes" tanto no unity quanto no gnome, mas a performace geral no gnome3 na minha opinião é melhor. Quando não uso esse recurso, os videos fluem perfeitamente, mas os cortes horizontais estão lá.