Ubuntu+PclinuxOs sem acesso no grub2

Iniciado por bmp, 14 de Janeiro de 2011, 19:06

tópico anterior - próximo tópico

bmp

Gosto muito do e17, principalmente quando vem incluído na própria distribuição, motivo pelo qual optei de instalar o pclinuxos, mais estou com uma dificuldade não sei por qual motivo, talvez por diferença das versões do grub, não consigo acessar a partição do pclinuxOs e aparece a seguinte mensagem:

[Linux-bzImage, setup=0x3a00, size=0x1f3030]
vga=788 is deprecated. Use set gfxpayload=800x600x16,800x600 before linux command instead.
error: file not found

Press any key to continue...

O que deve está acontecendo?

galactus

Citação de: bmp online 14 de Janeiro de 2011, 19:06
Gosto muito do e17, principalmente quando vem incluído na própria distribuição, motivo pelo qual optei de instalar o pclinuxos, mais estou com uma dificuldade não sei por qual motivo, talvez por diferença das versões do grub, não consigo acessar a partição do pclinuxOs e aparece a seguinte mensagem:

[Linux-bzImage, setup=0x3a00, size=0x1f3030]
vga=788 is deprecated. Use set gfxpayload=800x600x16,800x600 before linux command instead.
error: file not found

Press any key to continue...

O que deve está acontecendo?

Amigo, você instalou o PC LinuxOs primeiro e depois o Ubuntu?

O PC Linux Os é cria do Mandriva, e o Mandriva ainda usa Grub 1 ou Grub Legacy! Dá uma certificada disso!  Se for este o caso, vai ter que alterar o Grub2 do Ubuntu na Unha para poder entrar no PC LinuxOs!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

clodoaldops

bmp... eu tentei dual-boot de ubuntu + pclinuxos sem sucesso... tentei de tudo... 1º ubuntu e 2ºPCL... 1ºPCL e 2º ubuntu... nada deu certo... ou eu tinha o boot do ubuntu ou do PCL... por isso acabei desistindo do PCL que é uma excelnete distro com KDE

bmp

Amigos,
primeiramente quero agradecer a atenção da comunidade, principalmente os usuários aqui do fórum que, sempre tentam ajudar, também quero expressar o quanto admiro e me encanta a cada dia este maravilhoso sistema operacional linux, através da variedade de suas distribuições e suas peculiaridades e, aqui neste tópico foi exposta uma das milhares que existem e, que de início partimos para uma suspeita de incompatibilidade de uma versão do grub (legacy) para a outra conhecida como grub2, me estranhou o fato do mesmo aplicativo abrir um abismo enorme entre suas versões apesar de uma considerável mudança nas versões e, parti para explorar suas configurações, isto é menu.lst e grub.cfg em /boot/grub, um fato me chamou a atenção, a grub legacy começa a contar as partições a partir do "0", ou seja /dev/sda1 equivale (hd0,0), /dev/sda2 equivale (hd0,1) , já a grub2 começa do "1", ou seja ou seja /dev/sda1 equivale (hd0,1), /dev/sda2 equivale (hd0,2), foi aí que encontrei o caminho das índias..., como só tinha acesso ao ubuntu fiz toda todas as alterações por ele, aqui um passo-a-passo:

No terminal do ubuntu digitei:

sudo gedit

No gedit, abri a partição onde se encontrava o pclinuxos e fui ao /boot/grub/menu.lst, lá alterei substituindo o anterior acrescentando +1, ou seja (hdX,X+1), no meu caso o pclinuxos encontrava-se em /dev/sda6 ou seja (hd0,5), modifiquei para (hd0,6). Salvei a alteração, e novamente no terminal do ubuntu digitei:

sudo update-grub

Pronto foi só reiniciar que a partição do pclinuxos deu o boot na boa.

Francis Ricardo

Citação de: bmp online 25 de Janeiro de 2011, 00:03
Amigos,
primeiramente quero agradecer a atenção da comunidade, principalmente os usuários aqui do fórum que, sempre tentam ajudar, também quero expressar o quanto admiro e me encanta a cada dia este maravilhoso sistema operacional linux, através da variedade de suas distribuições e suas peculiaridades e, aqui neste tópico foi exposta uma das milhares que existem e, que de início partimos para uma suspeita de incompatibilidade de uma versão do grub (legacy) para a outra conhecida como grub2, me estranhou o fato do mesmo aplicativo abrir um abismo enorme entre suas versões apesar de uma considerável mudança nas versões e, parti para explorar suas configurações, isto é menu.lst e grub.cfg em /boot/grub, um fato me chamou a atenção, a grub legacy começa a contar as partições a partir do "0", ou seja /dev/sda1 equivale (hd0,0), /dev/sda2 equivale (hd0,1) , já a grub2 começa do "1", ou seja ou seja /dev/sda1 equivale (hd0,1), /dev/sda2 equivale (hd0,2), foi aí que encontrei o caminho das índias..., como só tinha acesso ao ubuntu fiz toda todas as alterações por ele, aqui um passo-a-passo:

No terminal do ubuntu digitei:

sudo gedit

No gedit, abri a partição onde se encontrava o pclinuxos e fui ao /boot/grub/menu.lst, lá alterei substituindo o anterior acrescentando +1, ou seja (hdX,X+1), no meu caso o pclinuxos encontrava-se em /dev/sda6 ou seja (hd0,5), modifiquei para (hd0,6). Salvei a alteração, e novamente no terminal do ubuntu digitei:

sudo update-grub

Pronto foi só reiniciar que a partição do pclinuxos deu o boot na boa.

Ola amigo pergunto qual foi a versão do ubuntu que você fez esse procedimento? Por que tentei aqui e não encontrei o /boot/grub/menu.lst.

Ate mais.
Seja livre use Linux

rruella

francis como o colega disse ele entrou na partição do pclinux que tem o legacy.
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

clodoaldops

Resolvi este problema , em 2012, da seguinte forma:
1-instalei ubuntu
2-instalei grub1-legacy no ubuntu
3-instalei mageia
4-dual-boot formado sem problemas com o mageia gerenciando o grub

Francis Ricardo

Citação de: rruella online 03 de Junho de 2012, 06:41
francis como o colega disse ele entrou na partição do pclinux que tem o legacy.

Sim entrei com o seguinte comando no terminal nautilus e fui na partição do PCLinux mas não tem o /boot/grub/menu.lst
Seja livre use Linux

rruella

Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M