Suspender/hibernar não funciona em ubuntu 11.04

Iniciado por grosso, 24 de Julho de 2011, 07:54

tópico anterior - próximo tópico

grosso

Olá,
espero não estar a infringir as regras do forum ao criar um novo tópico com este tema, porque não vi outro similar referido ao 11.04.

Bom, o que ocorre é que no meu laptop o sistema trava ao intentar suspender ou hibernar. Depois de 1 segundo de entrar em suspensão/hibernação o HD reinicia e o monitor vai para uma tela preta com um cursor piscando na esquina superior esquerda e fica bloqueado, com o indicador do caps lock piscando támbem. Então eu só posso desligar premendo o botão e ligando de novo, o sistema inicia normalmente excepto pelo áudio, que está em modo 'mudo'. Se eu cambio isto e reinicio normalmente não sucede, e o áudio vai bem.

Salvo pelo do som é o mesmo problema relatado aqui http://ubuntuforums.org/showthread.php?s=297d48870b878c84940ba46cb48e08f1&t=1784890. Provei com as soluções que dão aí (e alguma outra) mas nenhuma deu certo.

Estou rodando ubuntu 11.04; 2.6.38-10-generic-pae num Acer Aspire 6930, o audio Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller e o vídeo nVidia Corporation G98 [GeForce 9300M GS].

No meu pm-suspend.log o único 'failed' é isto:

/usr/lib/pm-utils/sleep.d/49bluetooth suspend suspend: success.
Running hook /usr/lib/pm-utils/sleep.d/55NetworkManager suspend suspend:
Having NetworkManager put all interaces to sleep...Failed.

/usr/lib/pm-utils/sleep.d/55NetworkManager suspend suspend: success.
Running hook /usr/lib/pm-utils/sleep.d/60_wpa_supplicant suspend suspend:
Failed to connect to wpa_supplicant - wpa_ctrl_open: No such file or directory

Desativar as redes (com o botão do laptop) antes de suspender não funcionou.
Parece que as placas Nvidia dão problemas similares, eu uso drivers proprietários para Nvidia mas provei os 'nouveau' e o erro persistiu.
Cambiando ao modo clássico também não resolve o problema.
Iniciar em 'modo de recuperação' também não funciona.
Instalar uswsusp não funcionou.
Criar um script como indicam aqui http://thecodecentral.com/2011/01/18/fix-ubuntu-10-10-suspendhibernate-not-working-bug (é para o 10.10 mas testei igual) não funciona.

Espero que alguém possa ajudar, porque já só me resta fazer uma nova instalação e já fiz uma há pouco para solucionar outro problema (o micro travava ao desligar ou reiniciar quando levava muitas horas ligado). O mais molesto é que está é a primeira vez que tenho este problema, com o 10.04, com 10.10 e mesmo com o 11.04 antes desta nova instalação limpa funcionava perfeitamente. A única coisa diferente (que possa identificar) é que instalei o VirtualBox.

Obrigado

oswatanabe

Utilizo um eMachine - Acer, e utilizo o Ubuntu 11.04 e acontece a mesma coisa.
Precisei mudar a configuração (paliativo claro).

grosso

Qual configuração? conseguiu algo? Em gerenciamento de energia eu provei com todas as combinações e nada. Conformava-me com poder suspender o sistema ao fechar a tampa; ainda que agora estou curioso por saber que foi o que aconteceu para dar este erro.

druidaobelix

Olá grosso,

Li todo o conteúdo dos links que v. indicou, principalmente aquele do usuário 'jmborr', auxiliado pelo 'Toz', que na verdade ainda está em andamento, porque até o momento não encontraram solução, as quais imagino que v. igualmente tenha tentado.

À propósito, parabéns pelo post de sua dificuldade, revelando um grande esforço anterior de pesquisa e solução, um verdadeiro modelo de como se deve encaminhar problemas em um Fórum.

Bem, vou dar um palpite, nada além de palpite: penso que a origem possa ser um problema de ACPI.

Creio que compensaria estudar a questão por esse viés.

Uma experiência fácil de fazer, acrescentando na 'boot cmdline' as alternativas do parâmetro acpi_sleep

A sintaxe é esta:

acpi_sleep= [HW,ACPI] Sleep options

Format: { s3_bios, s3_mode, s3_beep, s4_nohwsig, old_ordering, s4_nonvs, sci_force_enable }

See Documentation/power/video.txt for information on s3_bios and s3_mode.

s3_beep is for debugging; it makes the PC's speaker beep as soon as the kernel's real-mode entry point is called.

s4_nohwsig prevents ACPI hardware signature from being used during resume from hibernation.

old_ordering causes the ACPI 1.0 ordering of the _PTS control method, with respect to putting devices into low power states, to be enforced (the ACPI 2.0 ordering of _PTS is used by default).

nonvs prevents the kernel from saving/restoring the ACPI NVS memory during suspend/hibernation and resume.

sci_force_enable causes the kernel to set SCI_EN directly on resume from S1/S3 (which is against the ACPI spec, but some broken systems don't work without it).

Talvez existam outras possibilidades, questão de ver mais em detalhes.

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

grosso

Olá druidaobelix,

e obrigado, mas sobrevalorizou-me:

para fazer as provas dos links acima eu quase só tive que copiar e colar. Tenho outra máquina e suspendi outros módulos de rede, mais nada. O uswsusp começou a dar só mensagens de erro depois de cambiar o valor de acpi_video_flags; nem restaurando o valor 0 original consigo agora que inicie a suspensão (mas sigo provando). Criando um arquivo /etc/pm/config.d/defaults para suspender os módulos da "nvidia" consegui suspender completamente, mas não voltar da suspensão, e só no modo de recuperação, parece claro que é por culpa da Nvidia... emfim, estou testando na medida da minha capacidade. Só evitei instalar o tuxonice.

Então, não é uma experiência assim tão fácil para mim, temo que vou precisar uma dica algo mais detalhada :'(

Obrigado

Estou editando este post porque estou avergonhado, a sua dica está claríssima. Li, não compreendi e comecei a pesquisar no google com essa ideia na cabeça (qual ideia? nenhuma!) e não achava nada que me esclarecesse. Hoje simplesmente esclareci-me eu só; veio a inspiração, vi a luz etc., e nem sequer estava a pensar no assunto. Desculpe-me.

Testei com todas as opções do acpi_sleep na cmdline e nenhuma deu certo. Também notei algo novo, ás vezes, imediatamente antes de ficar o monitor travado com o cursor piscando posso ver a tela de login.

Obrigado

hendi

Só para deixar uma solução mais clara para este tópico, ja que tive o mesmo problema e juntei o que eu li em dois lugares pra fazer funcionar:

Estou usando o Ubuntu 12.04 no momento, e depois de instalar ele no meu laptop o Suspender não funcionava, pois após ligar o notebook novamente acordando ele do modo de espera era como se eu estivesse ligando o computador desde o começo, ou seja ele reiniciava tudo novamente, então o que fiz foi:

Abrir o terminal e digitar:

sudo gedit /etc/default/grub

no arquivo que abriu eu procurei a linha GRUB_CMDLINE_LINUX="" e adicionei dentro das aspas acpi_sleep=nonvs, sci_force_enable

salvei e fechei o editor de texto e ainda no terminal:

sudo update-grub

Depois disso o modo suspender está funcionando normalmente, no meu caso eu coloquei só as duas opções acima e já funcionou, talvez em outros casos será necessário usar mais opções descritas no post acima.