Atualização para 12.04 e erro de particionamento

Iniciado por ecsrey, 04 de Maio de 2012, 23:24

tópico anterior - próximo tópico

ecsrey

Boa noite, colegas.
Estou com o seguinte problema:
Utilizava o ubuntu 11.10 e, por problemas em alguns pacotes, não consegui atualizar direto para o 12.04. Então, fui obrigado a instalar 11.04 a partir dum CD e, nessa hora, errei nas marcações das partições raiz, home e swap.
Marquei o mesmo espaço de raiz anterior, marquei para que fosse feita a formatação e preenchi o de montagem /.
Em vez de repetir o mesmo processo, achei que tanto a swap quanto a partição home, que aparecem no quadro, seriam montadas também.
Não foi o que aconteceu, claro.
Então, eu tenho um sistema de arquivos com cerca de 25Gb onde estão instalados os softwares e as pastas para arquivos; tenho um segundo sistema de arquivos de 122Gb, onde há duas pastas lost+found e usuário, onde estão cerca  meus 65Gb de arquivos; tenho mais quatro linhas de espaço em disco que não sei o que são.
Gostaria de ajuda para: definir swap, dentro desse 24Gb que tem de raiz; definir essa área grande área de 122Gb como minha partição home, conforme era anteriormente. Será possível?
Ah, sou usuário principiante. Utilizo os terminais quando os colegas digitam todos os comandos necessários às tarefas.
Agradeço qualquer orientação.
Abraço.

Resumo da situação atual:
Sist. Arq.       Tam  Usad Dispon. Uso% Montado em
/dev/sda1        24G  5,9G     17G  27% /
udev            490M  4,0K    490M   1% /dev
tmpfs           199M  840K    198M   1% /run
none            5,0M     0    5,0M   0% /run/lock
none            497M  600K    497M   1% /run/shm
/dev/sda6       122G   48G     68G  42% /media/8bb32d41-da3c-4462-95e0-41ceaf42d9c3

EdvaldoSCruz

Por que você não reinstala o Ubuntu pelo CDlive e na aba de particionamento, veja se tem a possibilidade de  definir swap, dentro desse 24Gb que tem de raiz ?
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Henrique1977

ecsrey   reinstale  de  novo  o  Sistema.  Escolha  avançado. E,  aí  faça  o  seguinte:
Selecione  a  sua  partição  /  e  marque  para  formatação
Na  partição  aonde  era  /home,  a  selecione  e  clique  em  alterar  e  escolha  a  dita  cuja  como  /home  naquela  parte  de  ponto  de  montagem,  mas  não  a  marque  para  formatação.  Entenda:  não  a  marque  para  formatação.  Se  você  marcar  a  partição  /home  para  formatação  irá  perder  todos  os  seus  dados.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html