usuários criados não entram no modo gráfico.

Iniciado por samuelvitorino, 30 de Abril de 2012, 15:58

tópico anterior - próximo tópico

samuelvitorino

Ao adicionar um novo usuário pelo console o mesmo não consegue acessar a interface gráfica.

sudo useradd zeus -g informatica -d /home/zeus -s /bin/bash -G analise

depois altero a senha do mesmo

passwd zeus

Feito isso meu usuário não consegue efetuar login na interface gráfica, ele tenta carregar e volta para tela de login, oque devo fazer? tem algo errado na linha de comando? Estou iniciando minhas atividades no S.O por questão da faculdade e estou me deparando com esse problema.

Nota: Se eu adicionar o usuário pela parte gráfica ele consegue logar normalmente no sistema. Alguma dica????

Valeu

Dr Schaum

Eu tenho uma suspeita do que é que está acontecendo mas antes manda um

id nomedeusuario

tanto no usuário que você adicionou pelo console como no que foi adicionado pela interface gráfica e note as diferenças.

samuelvitorino

user criado pela linha de comando.

teste3

uid=(1004) teste3 gid(1001)informatica grupos=1001(informatica), 1004(analise)

user criado pela interface grafica.

teste4

uid(1005) teste4 gid(1008) teste4 grupos=1008(teste4)

Oque me diz? a intesão mesmo é deixar que o usuário criado na linha de comando faça parte de um grupo já pré-definido, porque eu quero fazer com que ele tenha acesso as pastas que sejam do grupo em questão (tipo um server).

samuelvitorino

Fiz um teste criando esse usuário com a opção -m pra cria automaticamente o /home do usuário e oque aconteceu? O usuário consegue entrar normalmente no sistema... hahaha muito bom :(

Resolvi o problema, obrigado pela ajuda

Dr Schaum

Que bom, eu estava pensando que o seu problema era com permissão de algum grupo, não sabia que o -d não cria a pasta se ela não existe, mas -m sim.