Como criar distro derivada do Ubuntu?

Iniciado por mkmr, 26 de Abril de 2012, 22:15

tópico anterior - próximo tópico

mkmr

Boa noite pessoal, blz?
Gostaria de algum tutorial ou passo a passo que me ajudasse a criar uma derivação do Ubuntu,
não estou falando de Remastersys e Ubuntu Customization Kit, o que quero é algo que descreva
como é possível editar desde toda a parte gráfica, telas que aparecem durante a instalação até
mesmo personalizar um nome para a distribuição. Algo parecido com o que o Anon.. fez há alguns meses.

Li nas regras para ver se esse tipo de assunto era permitido.

Desculpem se é um procedimento muito fácil ou pergunta muito idiota.

EdvaldoSCruz

Você tem que consultar no Google(http://www.google.com.br/) o que você necessita, caso encontre.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

mkmr

Citação de: EdvaldoSCruz online 28 de Abril de 2012, 21:27
Você tem que consultar no Google(http://www.google.com.br/) o que você necessita, caso encontre.

Se perguntei aqui é pq não achei no Google..

Tota

Citação de: mkmr online 26 de Abril de 2012, 22:15
Desculpem se é um procedimento muito fácil ou pergunta muito idiota.

Ola

Não é uma pergunta idiota, e também não é um procedimento muito fácil.

Não existe tutorial para isto também, pois só você pode escolher quais diretivas e rumos quer dar a sua distro.

Se será uma distro voltada a iniciantes, para maquinas modestas, quais pacotes serão incluídos, quais scripts serão utilizados para inicialização e varios outros aspectos que você e só vocé pode avaliar.

Se quiser disponibilizar esta sua nova distro na rede, não esqueça também de contratar um servidor para disponibilizar seus arquivos modificados, pois a cada atualização da distro mãe, voce tera que recompilar os pacotes modificados para as novas bibliotecas.

Não é uma empreitada facil.

Bons estudos e boa sorte com seu projeto.

[]'s

Pedru

Acontece que nem tudo é tão simples assim.

Remastersys e outros são opções gráficas e simples de fazer uma distro derivada do Ubuntu. Para se fazer uma distro do derivada, é necessário pegar o código-fonte e editá-lo na mão.

Para isso, é necessário conhecimento de programação em C, C++ e outras linguagens que possivelmente o Kernel Linux e o Ubuntu utilizem.

Não é nada simples, e é realmente um trabalho árduo. A equipe da Canonical é grande o bastante para fazer um SO novinho em folha a cada 6 meses, acredito que sozinho seja um trabalho muito difícil. Conheço o criador de uma distro, a Resulinux, e ele é um grande programador. A distro dele é brasileira e meio que baseada no Debian.

Ele inventou um programa que agiliza o boot do sistema. Mas o cara não tem um ciclo regular de lançamento de versões do Resu, já o vi falar o quão complicado é manter a distro.

Não quero desiludi-lo, mas se quer criar uma distro baseada no Ubuntu, editando o instalador, parte gráfica e tudo mais, é necessário pelo menos fazer um curso avançado de programação.

mkmr

Li faz algum tempo de um projeto, LFS, nisso o projeto partiria do "zero",
mas as informações mais atuais que achei são de 2007, alguém sabe se
o projeto foi desativado?

niquelnausea