Problema na instalação do Ubuntu 12.04

Iniciado por manoelelrassi, 28 de Abril de 2012, 17:12

tópico anterior - próximo tópico

manoelelrassi

Boa tarde...

Meu problema é o seguinte: A partir da versão do Ubuntu 10.04, toda vez que tentava uma atualização do sistema, a tela do meu notebook desligava e depois de alguns minutos o processador fazia o mesmo. Desanimado, acabei desistindo de usar o Ubuntu 10.04, primeiro porque a versão que instalei, estava com um problema na parte grafica e segundo, porque não conseguia efetuar as atualizações. Com a chegada do Ubuntu 12.04, resolvi experimentar esta versão, mas o problema persistia. A tela escurecia e nada mais ocorria, até que percebi que jogando uma luz contra a tela, era possível ver o sistema efetuando a instalação. Cancelei o processo, reiniciei o computador e quando apareceu a opção para escolher o idioma, apertei F6 e escolhi a opção nomodeset. Feito isso, o computador diminuiu seu desempenho gráfico, e consegui regular a luminosidade da tela. Efetuei a instalação, mas toda vez que ligo o notebook, tenho que passar pelo grub, e escolher sempre a opção de Ligar o Ubuntu em modo de recuperação, pois se seleciono ligar o Ubuntu normalmente, ele liga daquela maneira, o monitor aparentemente desligado. Queria saber o que fazer para que o meu notebook não passe pelo grub, que já inicie direto o Ubuntu, após ligar o notebook. Como fazer para que ele salve a opção nomodeset e inicie normalmente?

Outra questão é a seguinte: Quando instalei esta versão, acabei instalando de uma maneira "errada" mas que foi a única maneira que achei para evitar problemas maiores. Ao invés de instalar o Ubuntu sobre o Windows, instalei ao lado dele, e agora que concluí que consegui completar a instalação do sistema, quero desinstalar o windows. Fui no Gparted e formatei a partição em que se encontrava o Windows, só que não consigo unir as duas partições numa só. Diz que tenho que desmontar a partição em que se encontra o Ubuntu, mas não é possível desmontar pois está sendo utilizada. E como se não bastasse, no grub, quando inicio o notebook, aparece alem das opções de iniciar o ubuntu normalmente e em modo de recuperação, a opção de iniciar o windows, só que quando seleciono esta opção, o notebook reinicia e volta para o mesmo grub, pois como disse, apaguei o windows da máquina. Tem como eu unir estas duas partições sem necessitar formatar a partição em que se encontra o Ubuntu?

Aguardo respostas...

MaRxMR

Já que deu tudo errado mesmo, refaz tudo com instalação do CD alternate.

Henrique1977

Para  desmontar  partições  você  não  pode  as  estar  utilizando.  Inicie  uma  sessão  live  cd  com  o  CD  do  Ubuntu,  e  depois  desmonte  às  partições  e  tente  às  unir.  Mas  não  esqueça  de  fazer  os  backups  do  seus  arquivos  e  gravá-los  num  pendrive,  cd/dvd  ou  senão  num  HD externo.
Quanto  a  opção de iniciar o windows, só que quando seleciono esta opção, o notebook reinicia e volta para o mesmo grub  é  que  como  você  formatou  o  windows,  já  não  existe  mais  o  windows  mas  permaneceu  a  linha  dele  no  grub.  Para  resolver  esse  problema  tente  no  ubuntu  dar  um  sudo update-grub,  e  vê  se  resolve.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html