Atualização de aplicativos

Iniciado por gustavopaulinno, 23 de Abril de 2012, 10:48

tópico anterior - próximo tópico

gustavopaulinno

Tenho um aplicativo instalado da central de programas, sendo que já existe uma versão mais nova do mesmo a qual não está disponível na central, como faço para atualizar o meu aplicativo ?
gustavopaulinno

luiscarlos

Já tentou rodar os seguintes comandos no terminal?

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

Abç.

sigur

Pode ser que demore para a versão mais nova ir para os espelhos.

Por exemplo, o TeXlive, demora demais. O Inkscape, já tem também versões novas, mas de testes, que podem não aparecer lá.

Você pode então baixar direto do site o .deb, se houve, ou então baixar os fontes e compilar, o que não é tão fácil, pois precisa de outros pacotes e etc...

ps: só por curiosidade, qual seria o programa?

gustavopaulinno

Citação de: sigur online 23 de Abril de 2012, 11:16
Pode ser que demore para a versão mais nova ir para os espelhos.

Por exemplo, o TeXlive, demora demais. O Inkscape, já tem também versões novas, mas de testes, que podem não aparecer lá.

Você pode então baixar direto do site o .deb, se houve, ou então baixar os fontes e compilar, o que não é tão fácil, pois precisa de outros pacotes e etc...

ps: só por curiosidade, qual seria o programa?

O programa é o Devede.
gustavopaulinno

gustavopaulinno

Citação de: luiscarlos online 23 de Abril de 2012, 11:08

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

Abç.

Só colocar estes comandos ?
Não precisa o nome do programa ?
gustavopaulinno

luiscarlos

Citação de: gustavopaulinno online 23 de Abril de 2012, 11:29

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

Abç.

Não, desta forma vai atualizar tudo.

Abç.

sigur

Citação de: gustavopaulinno online 23 de Abril de 2012, 11:29

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

Abç.

O primeiro comando atualiza os espelhos.
O segundo, irá atualizar tudo o que estiver disponível para ser atualizado. Pode ser coisa demais, demorar muito.

Sugiro só o primeiro e depois você tenta o sudo apt-get install devede para ver se ele pega a versão mais nova.

gustavopaulinno

Nenhuma das alternativas sugeridas aqui funcionaram.
Tentei também com o firefox, eu uso a versão 11 e fui atualizar para a 12 mas não tem essa de botão direito no Synaptic atualizar.
Não acredito que tenho que ficar com um aplicativo desatualizado.
gustavopaulinno

Tota

Citação de: gustavopaulinno online 23 de Abril de 2012, 22:16
Tentei também com o firefox, eu uso a versão 11 e fui atualizar para a 12 mas não tem essa de botão direito no Synaptic atualizar.

Ola

Se a versão não está disponível nos repositórios, ela ainda é considerada como experimental ou instável pelos desenvolvedores do Ubuntu, não sendo seguro portanto a atualização.

Caso ainda assim seja a proposta atualizar, verifique nos ppa's ou baixe diretamente do site da Fundação Mozilla e compile o pacote caso não esteja disponivel a versão já compilada em .DEB

[]'s

gustavopaulinno

Citação de: Tota online 23 de Abril de 2012, 22:25
Citação de: gustavopaulinno online 23 de Abril de 2012, 22:16

Ola

Se a versão não está disponível nos repositórios, ela ainda é considerada como experimental ou instável pelos desenvolvedores do Ubuntu, não sendo seguro portanto a atualização.

Caso ainda assim seja a proposta atualizar, verifique nos ppa's ou baixe diretamente do site da Fundação Mozilla e compile o pacote caso não esteja disponivel a versão já compilada em .DEB

[]'s

E quando ela estiver disponível nos repositórios eu receberei alguma notificação de atualização automaticamente ou terei que verificar no repositório ?
gustavopaulinno

Tota

Ola

Provavelmente sim, se seu gerenciador de atualizações estiver ativo.

[]'s

garfo

Quanto ao programa Devede, tem um .deb no site oficial do aplicativo:

http://www.rastersoft.com/descargas/devede_3.21.0-1~rastersoft1_all.deb

Essa versão 3.21.0 é a mais nova?

-----

Quanto ao Firefox, infelizmente não tem versão .deb e temos que esperar a boa vontade dos desenvolvedores da Canonical pra liberar a atualização, que no caso é a versão 12 que acabou de sair. Não recomendo o uso de PPAs pois eles costumam f*der o sistema de pacotes e as atualizações.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

gustavopaulinno

Citação de: garfo online 24 de Abril de 2012, 07:36
Quanto ao programa Devede, tem um .deb no site oficial do aplicativo:

http://www.rastersoft.com/descargas/devede_3.21.0-1~rastersoft1_all.deb

Essa versão 3.21.0 é a mais nova?

-----

Quanto ao Firefox, infelizmente não tem versão .deb e temos que esperar a boa vontade dos desenvolvedores da Canonical pra liberar a atualização, que no caso é a versão 12 que acabou de sair. Não recomendo o uso de PPAs pois eles costumam f*der o sistema de pacotes e as atualizações.

Entendi, então quer dizer que se eu instalar o Firefox 12 através do código abaixo corro o risco de f*** o sistema de pacotes?

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-mozilla-security/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade
gustavopaulinno

luiscarlos

gustavopaulinno, uma coisa que aprendi é evitar ao máximo adicionar alguma coisa aos repositórios, use os aplicativos em suas versões já disponíveis assim você evita problemas. Não acha que deve ter algum motivo para o aplicativo X ou Y não estar disponível ainda?

Abç.

garfo

Citação de: gustavopaulinno online 24 de Abril de 2012, 07:43

Entendi, então quer dizer que se eu instalar o Firefox 12 através do código abaixo corro o risco de f*** o sistema de pacotes?

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-mozilla-security/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade

Sim. Pode haver um risco. Pra mim deu a maior m**** depois de adicionar o PPA porque sempre ficava pedindo pacotes quando ia atualizar o sistema, além do Firefox vir em inglês (deu muito trabalho pra coloca-lo em pt-br, e mesmo assim não ficou 100%). Desde então evito usar e recomendar PPAs.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"