discriminação com clientes linux

Iniciado por Odin, 28 de Abril de 2012, 06:51

tópico anterior - próximo tópico

Odin

Bom dia
Considero inaceitável, mesmo legalmente, que as operadoras de internet discriminem os clientes que utilizam plataformas não proprietárias no que chamam de apoio técnico e lanço aqui um repto à comunidade linux portuguesa para se movimentar e organizar no sentido de denunciar essa situação. Sustento que os clientes são todos iguais, não podem ser discriminizados, pagamos todos o mesmo dentro de cada pacote. Entendo que as operadoras não são obrigadas a prestar assistência informática aos seus clientes mas, nesse caso, a todos, independetemente dos sitemas que usam, sem qualquer discriminação. Mas, ao mesmo tempo, se, por ex., um cliente quer saber se o servidor exige, num programa de correio, um filtro ssl ou tsl, não é admissível que, quando se diz que se está no Linux, se recuse responder sob a alegação de que só se presta apoio ao Windows. É absolutamente intolerável tal política, que aqui denuncio convidando todos que prezam a legalidade, a justiça e os seus direitos, a denunciarem a situação, individualmente, ou em acção consertada, junto das autoridades reguladouras e de defesa dos consumidores, públicas ou privadas, como a DECO ou a APDC.Aguardo reacção.

garfo

Se a operadora de Internet for prestar suporte ao Linux, terá que prestar suporte a todas as distros, porque o Linux não é só UM sistema operacional. Além disso ela (a operadora), para prestar um melhor suporte, terá que saber o ambiente gráfico que o cliente está usando, e todos nós sabemos que no Linux há *vários* ambientes gráficos, além do modo texto. Ora, onde uma operadora terá capacidade (e dinheiro) de treinar seus funcionários, que mal sabem dar suporte ao Windows, para usar Linux, e não só *uma* distro Linux, mas a maioria possível, para que atenda todos os clientes que usam Linux de alguma forma? Se vê que isso é economicamente e obviamente inviável. Por isso o Windows é a escolha, pois é apenas *um* sistema operacional, com *um* ambiente gráfico padrão, e o mais importante: é o SO mais usado no mundo todo, o mais popular.

Eu não chamaria isso de "discriminação" (longe disso), mas sim aceitar a opção mais simples e economicamente viável para a operadora e seus funcionários (além de seus clientes, que em sua maioria usa Windows).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Creto

Enfim, resumindo (desculpem as poucas palavras) o Código do Consumidor é utópico, então!

T+

abdo

Convenhamos, o papel da fornecedora de internet é colocar o seu sinal na casa do consumidor, para isso ela pode na minha opinião, definir para qual SO o sinal é padronizado.

Agora isto deveria estar claro na contratação do serviço, devendo constar nos contratos (Que ninguem lê) e que na maioria das vezes este fato é omitido, talvez porque as operadoras desconfiem que não exista usuário de outros SO.

Creto neste ponto o Código de Defesa do Consumidor não seria utópico

Cabe ao consumidor contratar a operadora que atenda ao seu SO preferido (Se acharem alguma que de suporte ao Linux me avisem)

abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

BrunoPT

Citação de: abdo online 28 de Abril de 2012, 09:45
Convenhamos, o papel da fornecedora de internet é colocar o seu sinal na casa do consumidor, para isso ela pode na minha opinião, definir para qual SO o sinal é padronizado.

Agora isto deveria estar claro na contratação do serviço, devendo constar nos contratos (Que ninguem lê) e que na maioria das vezes este fato é omitido, talvez porque as operadoras desconfiem que não exista usuário de outros SO.

Creto neste ponto o Código de Defesa do Consumidor não seria utópico

Cabe ao consumidor contratar a operadora que atenda ao seu SO preferido (Se acharem alguma que de suporte ao Linux me avisem)

abcs
abdo

O problema está ai, em Portugal nenhuma dá suporte a Linux.

luiscarlos

Realmente é muito complicado esse assunto, no serviço Velox o cd de instalação por exemplo só tem a opção Windows e Mac(dependendo) mas Línux eu nunca ví.
Outro dia houve um problema na minha conexão e liguei pra central de atendimento, depois de um "interrogatório" eu informei que o meu sistema era Línux e a atendente ficou sem saber oque fazer...  :P

Abç.

abdo

Citação de: luiscarlos online 28 de Abril de 2012, 10:09
Realmente é muito complicado esse assunto, no serviço Velox o cd de instalação por exemplo só tem a opção Windows e Mac(dependendo) mas Línux eu nunca ví.
Outro dia houve um problema na minha conexão e liguei pra central de atendimento, depois de um "interrogatório" eu informei que o meu sistema era Línux e a atendente ficou sem saber oque fazer...  :P
Abç.

Aí Luis Carlos, uma sugestão

É dar uma de analfabeto informático e dizer para a atendente que a única coisa que você sabe fazer é usar o facebook e que ela mande um técnico resolver in loco, pois você paga pelo serviço.

O problema é que o técnico pode também não resolver porque a maioria só conhece também aquele outro SO.
Mas pelo menos você da trabalho e faz a operadora justificar o que ganha.

abcs
abdo

abdo

Citação de: BrunoPT online 28 de Abril de 2012, 10:07
O problema está ai, em Portugal nenhuma dá suporte a Linux.

Fica triste não Bruno, aqui nas terras brasilis é igualzinho

abcs
abdo

Creto

Citação de: abdo online 28 de Abril de 2012, 10:32

É dar uma de analfabeto informático...

O problema é que o técnico pode também não resolver porque a maioria só conhece também aquele outro SO.

abcs
abdo

heheheh Rapaz não é que não tinha pensado nisso, valeu Abdo! Uma boa alternativa para um chato como o Creto que exige seus direitos a qualquer custo, pagou tá valendo.

T+

sigur

Citação de: Creto online 28 de Abril de 2012, 11:20
Citação de: abdo online 28 de Abril de 2012, 10:32

É dar uma de analfabeto informático...

abcs
abdo

heheheh Rapaz não é que não tinha pensado nisso, valeu Abdo! Uma boa alternativa para um chato como o Creto que exige seus direitos a qualquer custo, pagou tá valendo.

T+

O único inconveniente é ter que ficar esperando uma visita com a certeza de que o cara não irá resolver; correr o risco do cara sujar sua parede com a mão suja de fuligem, pois ele acabou de mexer lá em cima pra ver se o problema não é o cabo, etc.....

luiscarlos

É Abdo, o problema é que eles cobram também a visita caso contatem o problema na nossa casa, oque sempre contatam, com aquelas histórias da "rebimboca da parafuseta"... ;D (Oi velox)
Um amigo que usa um outro serviço (Net não sei ao certo) me disse outro dia que eles te obrigam a usar o antivírus  que eles propõe e o sistema operacional precisa ser Windows, caso não esteja de acordo eles não garantem suporte nem o bom funcionamento do serviço. Não sei se a informação confere, mas é meio estranho isso.

Abç.

abdo

Citação de: luiscarlos online 28 de Abril de 2012, 11:37
É Abdo, o problema é que eles cobram também a visita caso contatem o problema na nossa casa, oque sempre contatam, com aquelas histórias da "rebimboca da parafuseta"... ;D (Oi velox)
Um amigo que usa um outro serviço (Net não sei ao certo) me disse outro dia que eles te obrigam a usar o antivírus  que eles propõe e o sistema operacional precisa ser Windows, caso não esteja de acordo eles não garantem suporte nem o bom funcionamento do serviço. Não sei se a informação confere, mas é meio estranho isso.
Abç.

Oi Luis

Não sei quanto a outras operadoras, mas aqui em casa sou usuário da net, (10Mb/R$ 99,00) e não tenho muito do que me queixar, a velocidade está sempre acima dos 7Mb, para quem só é obrigado a garantir 10% do contratado (Roubo Legalizado pela anatel) até que não é muito mal.

A unica vez que precisei suporte foi na troca do modem que deu pau e eles trocaram numa boa, e quando da instalação nenhum problema, conectaram o modem e o pc (Linux) funcionou direitinho.

abcs
abdo

Ioca100

Mais fácil para Linux é rotear o modem, aí o sistema entra na internet automaticamente e se for criar um discador em ADSL, sudo pppoeconf
Usuário Linux- 449417

luiscarlos

Citação de: Ioca100 online 28 de Abril de 2012, 12:25
Mais fácil para Linux é rotear o modem, aí o sistema entra na internet automaticamente e se for criar um discador em ADSL, sudo pppoeconf
Simples e fácil.  ;)

Ou como em alguns modelos de modems que é necessário apenas digitar o ip no navegador que o instalador abre, não sei se isso só funciona no Windows, creio que não... Faz muito tempo que não configuro o meu.  ;D

Abç.