Kubuntu/Ubuntu 10.04 - Intel GMA 4500MHD - Tela piscando

Iniciado por thiagodnf, 18 de Maio de 2010, 20:00

tópico anterior - próximo tópico

thiagodnf

Instalei o Kubuntu no meu notebook recentemente e percebi que agora a tela começou a piscar como se fosse falha do LCD, mas sei que não é, visto que usava a versão 9.10 do Kubuntu desde que foi lançada. Que inclusive, cheguei a instalar novamente o Kubuntu 9.10 para verificar isso, e não tive nenhum problema.

Para tirar a duvida, resolvi instalar o Ubuntu 10.04 para verificar se o problema era somente no Kubuntu, e pude perceber que o Ubuntu também tinha o mesmo problema.

Vasculhando a WEB atrás de respostas, acredito que a solução para o meu problema esteja nos drivers de vídeo.
Por exemplo: no Kubuntu 9.10 tinha o seguinte driver instalado que inclusive, nunca tive problemas com esse:
xserver-xorg-video-intel 2:2.9.0-1ubuntu2.1

Já nessas versões que foram lançadas agora (Kubuntu/Ubuntu) 10.04, ambas possuem os mesmos drivers:
xserver-xorg-video-intel 2:2.9.1-3ubuntu5

Supeito que o problema seja a placa de vídeo (ou espero que seja :D)

O que vocês acham? Algum problema relatado com esses arquivos?

Estou usando:
DELL Inpiron 1440
Intel GMA 4500MHD
Kernel: 2.6.32-22-generic
Kubuntu 10.04 LTS

Junior_Sampa

O mesmo problema ocorre com meu Inspiron 1545 com mesma vga. O problema já é conhecido e relatado no launchpad... resta aguardar correção.

Abrs,
Junior

thiagodnf

Alguem tem alguma novidade sobre esse problema? Continuo usando o Ubuntu 10.04 e está do mesmo jeito e as atualizações que foram mandadas não apareceram nenhuma que corrija esse problema.

marciocoeli

Estou enfrentando o mesmo problema.

Configuração da máquina:

Lenovo G550
Ubuntu 10.04 64bits
Chipset: Intel GM45

Pelo que andei lendo o problema está acontecendo só com essa nova versão 10.04.

thiagodnf

Exatamente. Usava a versão 9.10 e nunca tive problema. Vamos ver se vai ser resolvido....

AACFERREIRA

O mesmo está ocorrendo comigo.

Configuração da máquina:

Lenovo G450
Ubuntu 10.04 64bits
Chipset: Intel GL40

thiag0live

eeu tava com esse problema na 10.04, ai voltei pra 9.10 ... e ficou o mesmo problema no meu notebook microboard in200

ai eu li em um forum q era pra atualizar o gnome power manager

deem uma olhada nesse topico ..

oq eu respondo la

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=59083.0

pra mim funcionou na versao 9.10 ... tentem na  versao 10.04 e postem os resultados..

vlw

ricardogiordano

Galera, instalei a pouco tempo o Ubuntu 10.04 no HP DV6 e também tive o mesmo problema, porém, com um pouco mais de gravidade: Além da tela ficar piscando, como a de todos, agora a mesma passou a ficar distorcida por alguns instantes.
A minha placa de vídeo é a seguinte: Intel Mobile Intel® GM45 Express Chipset
Alguém já conhece uma possível solução para esse problema?
Obrigado.

Drak

Pessoal, vão na BIOS do sistema e mudem de AHCI mode para IDE mode, talvez precise formatar pra que funcione.

Koyo_Cwb

UP!!!

+1 com este problema...

Dell Inspiron 1545
Intel GMA 4500MHD
Kernel: 2.6.32-22-generic
Kubuntu 10.04 LTS

Abrass
Se a culpa é minha, ponho ela em quem eu quiser. (Simpson, Homer)

felipe_mdm

+1 nesse problema!

Tava tudo indo bem enquanto estava usando o KK, mas foi só atualizar hoje p/ o LL que comecaram meus pesadelos!
Se pudesse, nunca mais atualizava!

sergio.sac

Pessoal eu consegui atualizar a minha placa de video pelo repositorio:

deb http://ppa.launchpad.net/xorg-edgers/drivers-only/ubuntu lucid main

mas não funcionou...! :(
sac

coyoterj

Boas a todos!

Desde que atualizei para o Ubuntu 10.04 também tenho o mesmo problema. Eventualmente a tela fica piscando em diversas situações distintas. Agora mesmo está funcionando blz, mas de uma hora para outra, começa a piscar. Acontece em vários programas, com brilho no máximo, no mínimo, bateria ligada, desligada, enfim, não consegui identificar um padrão que pudesse dar uma pista.
Uso o 10.04 desde que saiu e na época encontrei uma solução que basta editar o grub, o único problema é que toda vez que o kernel é atualizado uma nova configuração do grub é gravada e a alteração precisa ser feita novamente. Será que existe alguma maneira de resolver isso ?
Segue abaixo a solução.

1. Ir para a pasta
cd /boot/grub

2. Primeiro faça uma cópia de segurança do grub
sudo cp grub.cfg grub.cfg_backup

3. Abrir o grub no editor
sudo gedit grub.cfg

4. Procurar a seguinte linha (no meu caso está na linha 69):
linux /boot/vmlinuz-2.6.32-29-generic root=UUID=6c07ad1c-e0d2-4bd2-bec5-1b75adde7333 ro   quiet splash

Para não ter dúvida, essa linha fica localizada no seguinte bloco:
### BEGIN /etc/grub.d/10_linux ###
menuentry 'Ubuntu, com Linux 2.6.32-29-generic' --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os {
recordfail
insmod ext2
set root='(hd0,7)'
search --no-floppy --fs-uuid --set 6c07ad1c-e0d2-4bd2-bec5-1b75adde7333
linux /boot/vmlinuz-2.6.32-29-generic root=UUID=6c07ad1c-e0d2-4bd2-bec5-1b75adde7333 ro   quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.32-29-generic
}

Note que pode ter diferença na versão do kernel e que estou corrigindo apenas a primeira opção de boot. :)

5. Na linha indicada acima, basta acrescentar:
i915.powersave=0
entre o "ro" e o "quiet splash", ficando dessa maneira:
linux /boot/vmlinuz-2.6.32-29-generic root=UUID=6c07ad1c-e0d2-4bd2-bec5-1b75adde7333 ro i915.powersave=0 quiet splash

Reinicia e pronto. Fim do flicker. Ao menos para meu caso, que uso o Dell Inspiron 1545

Abs
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

juniorsudrv

Eu estava com o mesmo problema minha tela piscava de 10 em 10 segundos...
procurei uma solução simples e não encontrei mas ontem a noite depois de várias tentativas descobri a solução
precisava instalar o driver ati abri a central de programas ubuntu e escrevi driver em busca e já apareceu na primeira opção apenas instalei e pronto... uma coisa interessante depois disso coloquei a mesa-essenciais eu atualizei e voltou a ter o mesmo problema dai eu removi pelo apt-get e reinstalei o ATI e deu certo sem problemas...