Ubuntu 12.4 não está reconhecendo HD slave, HD externo e nem Pendrive

Iniciado por Miles Vero, 28 de Abril de 2012, 14:44

tópico anterior - próximo tópico

Miles Vero

Olá pessoal!
Boa tarde para todos!

Estou com um probleminha aqui.
Atualizei o Ubuntu para a ultima versão 12.4 e tudo correu muito bem (atualização apenas, sem formatar), até que percebi que o Nautilius não me mostrava o outro HD instalado (Slave). Tentei usar um pendrive e para meu espanto também este não foi reconhecido. Tetei também um HD de armazenamento externo, e mesma coisa, não foi reconhecido.

Alguém tem ideia do que se passa???

Observação: O GParted reconhece tudo (HDs e PenDrivers);
                     Pelo terminal também vejo todos os dispositivos (Comando: sudo lsusb).

Hardware:
- Placa Mãe Intel DH55TC, Versão AAE7O932-204, BIOS TCIBX10H.86A.0048.2010.1206.1342;
- Processador Intel (R) Core (TM) i3 CPU, 530 @ 2.93GHz, Intel 64 Architecture Capable;
- Memorias DDR3 1333 MHz, 4 Gb total;
- Placa de video e audio OnBoard, e tenho uma outra placa audio em PCI mas acho que isto não interesa;
- HD (Master) Sansung/Seagate ST380013AS Barracuda 80 Gb;
- HD (Slave) Ata Samsung HD161HJ, 149.05 Gb

Pedru

Tente instalar o Dolphin e ver se este reconhece. Se você utiliza o Unity, veja também se no Launcher não está os ícones dos HDs, Pendrives e dispositivos externos.

Qualquer coisa, baixe o Live CD do Ubuntu 12.04 apenas para um teste para ver se o Ubuntu Live reconhece o seus HDs e Pendrives.

De qual versão do Ubuntu você atualizou? 10.04? 11.10?

Miles Vero

Citação de: Pedru online 28 de Abril de 2012, 22:15
Tente instalar o Dolphin e ver se este reconhece. Se você utiliza o Unity, veja também se no Launcher não está os ícones dos HDs, Pendrives e dispositivos externos.
Qualquer coisa, baixe o Live CD do Ubuntu 12.04 apenas para um teste para ver se o Ubuntu Live reconhece o seus HDs e Pendrives.
De qual versão do Ubuntu você atualizou? 10.04? 11.10?

Amigo, muito obrigado pela solicitude!

Percebi que o problema está nas contas de usuários.

Tenho o usuário padrão "Convidado" desativado e dois outros personalizados, dentre os quais (1) um  com poderes "Padrão", sem senha e configurado para logar automaticamente ("Início Automático de Sessão") e o (2) outro (que uso habitualmente), com poderes de "Administrador" e com senha.

Então, praticamente, sempre que eu ligava o computador o Usuário "Padrão" (1) logava automaticamente e depois eu encerava sessão e entrava no "Administrador" (2) (tudo isto por motivos de segurança e para facilitar para algumas pessoas que também usam o computado).

Porém após a atualização que fiz do Ubuntu 11.10 para o recente Ubuntu 12.04 acontece que o os drivers (HD Slave, HD externo, PenDrive) se ativam normalmente (visivelmente) apenas para o primeiro Usuário a se logar. Quando faço logoff ou passo para o outro Usuário, os drivers não se vêem, mesmo que eu os retire e recoloque novamente.

Mudei as configurações de Usuários retirando o "Início Automático de Sessão" e acontece o que eu já disse, os drivers se ativam normalmente apenas para o primeiro Usuário a se logar indistintivamente.

Isto não é um grande problema mas constitue um incomodo, pois me impede de usar contemporaneamente dois Usuários. Sempre que desejar mudar de Usuário deverei na verdade reiniciar o computador e então logar no tal Usuário para poder usar normalmente os drivers.

Será que dá para reverter este Bug (almenos parece ser um Bug, porque não é um comportamento normal ou esperado)?

Se alguém tiver uma ideia será bem vinda.

No entanto modificarei as configurações de Sessão para logar primeiramente no usuário que for necessário no momento.

...