rsyslogd 100% da CPU [resolvido]

Iniciado por thiagowfx, 08 de Abril de 2012, 12:07

tópico anterior - próximo tópico

thiagowfx

Olá, não tenho certeza se essa é a seção certa para isso.

Ultimamente o Ubuntu 11.04 daqui anda comendo entre 75-100% dos dois núcleos da CPU, isso de forma constante, e não diminui de jeito nenhum. Quando eu digito "top" no terminal, aparece que o processo rsyslogd que é o responsável por isso.

PID USER      PR  NI  VIRT  RES  SHR S %CPU %MEM    TIME+  COMMAND  
481 syslog    20   0 31720 5240  892 S  110  0.3  22:38.23 rsyslogd

Eu nunca usei nem instalei isso. Nem sei se é nativo do sistema. Dei uma pesquisada e parece que ele é tipo um redirecionador de pacotes TCP, algo assim...mas eu nunca instalei isso aqui!

Eu posso desinstalar isso, ou parar esse processo temporariamente para resolver o problema, o que fazer??

obrigado!

Mais uma coisa, não sei se tem a ver com isso, mas quando eu desligo o PC aparece uma tela toda preta aparentemente imprimindo várias linhas de erro, fica com um contador na esquerda aumentando sem parar e aparecendo uma mensagem do tipo "ubuntu" não sei o que "something".

irtigor

Ele gerencia os logs. Vi no bugtracker, um mensagem dizendo que isso acontece com algumas versões do kernel, ou seja, teste os que estão disponíveis na sua máquina.

Outra coisa, se o sistema não está atualizado, corrija isso.

thiagowfx

Certo, eu acabei de atualizar para o Ubuntu 11.10 e ele não come mais 100% da CPU.

Só que sempre que eu reinicio, ele continua dando aquele erro, é uma tela bem esquisita. Fica tudo preto (estilo tela do terminal ctrl+alt+f1), imprimindo linhas continuamente, à esquerda de cada linha fica um número que não para de crescer (como se tivesse contando) e à direita fica uma mensagem de erro que não dá para ler direito, fica um pouco disforme, tem algumas palavras do tipo "error" "something" "bad" "host".

O pior é que eu tenho que desligar na marra (graças a isso) e, assim, a atualização 11.10 nunca se aplica completamente, pois eu preciso reiniciar o PC de maneira normal.
Alguma ideia de por que esteja dando problema ao desligar? O boot está normal, só no "unboot" que dá esse problema.

irtigor

Não precisava mudar pro 11.10, pelo menos sumiu o erro...
Agora, sobre o problema ao finalizar, com essa descrição dificilmente alguém vai adivinhar o que é. Tente achar nos logs (/var/log) ou preste mais atenção pra copiar, no minimo, uma frase inteira (ai é só usar o google).

thiagowfx

Obrigado pela ajuda Irtigor!

O problema de reiniciar sumiu, sabe-se lá o que houve, eu atualizei tudo o que podia e essa anomalia simplesmente parou. Que bom, senão ia dar bastante trabalho para descobrir o que é.
E, o mais importante, nada de syslog perturbando a CPU.

Agora, achei péssimo esse 11.10, além de ter mexido no Evolution Mail (com um pouco de esforço deu para restaurar, mas acho péssimo saírem impondo o Thunderbird, ainda mais em inglês, meus pais não saberiam como usar), simplesmente retiraram o suporte pro gnome 2.32...mesmo com o tal "gnome-session-fallback", continua sendo uma porcaria, a interface era muito mais simples com o 11.04. Sem contar que o o Google SketckUp simplesmente não funciona mais no Wine (antes funcionava perfeitamente), ele fica dando erro com a interface, como que misturando o desktop do ubuntu com a área de desenho do SketchUp. Deve ser alguma incompatibilidade com a placa de vídeo, vai saber. Uma dor de cabeça resolvida para ganhar outras...pelo menos já sei que é melhor esperar a versão 12 para atualizar o outro PC.