Kubuntu muitissimo lento no notebook

Iniciado por Rikintosh, 06 de Abril de 2012, 20:43

tópico anterior - próximo tópico

Rikintosh

Bem, diga-mos assim que não sou um linux-boy, apenas instalo distros nos equipamentos que raramente uso por diversão.

Tenho uma leve experiencia com linux, de instalar em computadores velhos, Macintoshes, notebooks, etc...

Bem, tenho o cd do Kubuntu 10.10 e do Ubuntu 10.10, que solicitei na epoca que eles davam de graça. Estou aqui com um notebook Toshiba Qosmio G10, que ficou aqui só para eu brincar, como hoje é feriado, decidi me aventurar instalando linux nele... Bem, primeiramente instalei o xp, tudo ocorreu normalmente, depois coloquei o cd do ubuntu para instalar em dual boot, mas não inicializou, pelo visto deu kernel panic (pois a caps tava piscando) e a animação do boot travada. entao decidi instalar kubuntu (meu preferido, adoro a interface do kDE), ele até deu boot (levou quase 10min) mas esta infernalmente lento! Mas não é lento do tipo, lento, é lento do tipo não da para usar, tentei fazer a partição, levou quase 2 minutos só para aparecer a caixa de dialogo onde escolhe o formato da partição e ponto de montagem...

Queria saber se alguem poderia me dizer uma forma de resolver isso, abraço

config:
Intel pentium m 1.7ghz (ou algo assim)
1gb de ram ddr1 2x512
40gb de hdd (ele tinha dois, ate tirei um deles para ver se nao era conflito)
tela de 17"
nvidia FX5700
placa de captura

Bem, tem uma coisa que ja desconfio, talvez o linux tenha algum driver que manipule o clock do processador em relação a temperatura. é que este notebook eu comprei de um cara que deixou ele guardado em algum lugar que deixou o note cheio de zinabre, os coolers dele travaram, eu tirei e fiz uns coolers usb externos, e ainda por cima uso um ventilador nele, mas penso que talvez o linux tenha algum driver que tenta ler a velocidade dos coolers, e como não tem cooler interno mais ele pensa que esta desligado e enforca a cpu...

niquelnausea

com uma configurção dessas é meio dificil rodar o kde 4 com todos os efeitos habiliotados e ter um desempenho satisfatorio, porem existem n motivos que podem causar o baixo desempenho. o controle de frequencia varia de acordo com a utilização do cpu.

clodoaldops

-nessa maquina eu usaria o xubuntu
-pois rodar unity e kde num pentium com 1gb/ram vai ficar lento mesmo

cebaldocchi

Boa noite meu amigo,
tudo bem?

Meu comentário também não vai ajudar muito, mas minha primeira experiência com Linux faz 8 anos.
Tinha um Pentium 3, 750mhz com 256mb de Ram.
Na época instalei o Mandriva e ele deu esse tilt e ficar MUUUITO lento... demorava 2 minutos pra abrir uma janela e etc...

Nunca soube porque ficou assim, mas quando instalei o Kurumin percebi que era bem melhor e usei ele até mês passado (sim, usei Kurumin 4 anos mesmo obsoleto) quando instalei o Ubuntu e digo que foi a melhor distro que usei.

De qualquer forma, boa sorte.

Rikintosh

Não sei se é pela configuração, pois eu instalei a alguns meses o kubuntu 10.10, 11.04 e 11.10 num powerbook g4 de 2003 (este meu toshiba é de 2005) e rodou sem problemas, e a lentidao que digo é ate no programa de instalação... Este note tambem roda windows 7 sem problemas. Tenho em algum lugar 2 pentes de 1gb ddr1 para notebook e um core2duo ou dual core daqueles primeiros serie 2xxx que creio ser compativel, em ultimo caso eu faço um upgrade nele para ver se é cfg, o problema é achar nde estao...

Queria aproveitar para pedir se alguem conhece algum site que ainda envie distros gratuitamente, pois as que tenho aqui são antiquissimas... Minha internet é uma porcaria, 100kbps leva anos para baixar um dvd linux...

---------------------
Edit:

Outra coisa, quando peço para reiniciar ou desligar, ele fecha o X, só que quando o notebook "reinicia" (sei que reinicia porque quando liga o notebook ele toca um som tipico da toshiba e um logotipo qosmio na tela) só que a imagem aparece toda embaralhada, tipo erro de memoria, ele conta a memoria, vai para o loader do linux, so que a imagem na tela fica toda zuada... A placa de video esta boa pois no xp rodo os jogos como carbon e gta sa normalmente...

Que distros vcs me recomendariam (que eu não tivesse dificuldades para achar drivers, que de cara funcionasse ao menos meu wifi)

abç

aniceto

Olá Rikintosh,
Aqui eu rodo kubuntu a uns três anos, num netbook acer aspire one com processador intel atom de 1.6 gh e 1 giga de memoria, atualmente estou com o 12.04, esse papo de kubuntu exigir máquinas potentes, parece mais conversa de quem não conhece.
Pelo que percebo, vc tem um problema em algum componente, pode ser memória com defeito, ou incompatíveis, dois pentes diferentes um do outro, hd, placa de video, placa de captura, enfim não sei onde. Tente descobrir e quanto as distro grátis vc pode baixar o kubuntu 12.04 que ele rodará sim. Quando for instalar reserve pelo 1 menos gb de swap.
Aniceto

EdvaldoSCruz

Citação de: Rikintosh online 06 de Abril de 2012, 20:43
Bem, diga-mos assim que não sou um linux-boy, apenas instalo distros nos equipamentos que raramente uso por diversão.

Queria saber se alguem poderia me dizer uma forma de resolver isso, abraço

config:
Intel pentium m 1.7ghz (ou algo assim)
1gb de ram ddr1 2x512
40gb de hdd (ele tinha dois, ate tirei um deles para ver se nao era conflito)
tela de 17"
nvidia FX5700
placa de captura

Baixe o Kurumin NG, grave-o no CD comum, que é a versão reformulada do Kubuntu e instalê-o no seu PC.

É fácil, superleve e rápido em quase todos os sentidos.

O link é esse: http://www.comunidade-linuxnarede.eti.br/modules/PDdownloads/singlefile.php?cid=1&lid=214

Viva o Ubuntu !!!!!!!    ::)  e vamos que vamos
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Rikintosh

Valeu peloa dica desse outro kubuntu vou baixa-lo!

Hj baixei uma distro, Linux x gamer ou algo assim, é de 700mb, vou queimar ela aqui no rw e botar pra instalar.

estranho é que o ubuntu 10.10 da kernel panic, e o android x86 não da boot (queimei ele em cd, mas ele fica congelado naquela tela de seleção de boot), tentei bota-lo no pendrive e dar boot por um gerenciador de boot que tenho em cd mas tambem nao deu...

Até quando terá suporte essa versão especial do kubuntu? Qual o nome mesmo daquelas distros que tem suporte por um bom tempo, lts, ltd, lte algo assim?

EdvaldoSCruz

Citação de: Rikintosh online 07 de Abril de 2012, 22:12
Valeu peloa dica desse outro kubuntu vou baixa-lo!

Até quando terá suporte essa versão especial do kubuntu? Qual o nome mesmo daquelas distros que tem suporte por um bom tempo, lts, ltd, lte algo assim?

Veja nesse link as versões para você ficar sabendo: Link: http://wiki.ubuntu-br.org/VersoesUbuntu

Viva o Ubuntu !!!!!!! ::)

e vamos que vamos.

Rikintosh

Puts grila gente, agora lembrei, no xp qdo esta sem o driver da vga fica lento como o inferno, porque essa vga nao da aceleração 2d sem o driver, entao ate pra dar um scroll numa pagina vai travando, como esse kubuntu nao achou meu wifi, acho que também nao achou a vga, alguem sabe me dizer onde eu acho um driver para essa fx5700 mobilie, e como eu instalo? vlw

EdvaldoSCruz

Veja, também essa dica para funcionar a Janela Gelatinosa no Ubuntu 11.10 e 12.04 LTS.

Link: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=40645.0 (nao consigo ativar efeitos visuais na area de trabalho do Ubuntu 8.04)

Viva o Ubuntu !!!!!!!  ;D

e vamos que vamos

Rikintosh

Bem, hj peguei o dia so para brincar com ele...

Baixei o kurumin e achei essa versão bem lekal apesar de antigo pelomenos funcionou o som e ele detectou a placa de video, porem nao reconheceu nem wireless nem a rede... Mas funcionou rapido..

Estou começando a ficar com um apulga atras da orelha, pois este note tinha 7 linhas verticais na tela, coloridas, tipico de um lcd defeituoso, hj entrei na bios para modificar um parametro de compatibilidade com linux, e o notebook so ligava com tela preta (sem video, mas trabalhando), aí removi um dos pentes, ele funcionou, testei o pente removido sozinho ele nao funcionou, agora quando devolvo o pente que funciona, me aparece outra linha na tela... Isso esta me parecendo um velho e conhecido problema destes toshibas, que vi principalmente na linha M65, que usa memorias onboard, da solda fria e aparece as linhas por causa disso.... Agora pra tira teima, vou ter que procurar memorias ddr1 para testar...

EdvaldoSCruz

Citação de: Rikintosh online 08 de Abril de 2012, 02:16
Bem, hj peguei o dia so para brincar com ele...

Baixei o kurumin e achei essa versão bem lekal apesar de antigo pelomenos funcionou o som e ele detectou a placa de video, porem nao reconheceu nem wireless nem a rede... Mas funcionou rapido..

Estou começando a ficar com um apulga atras da orelha, pois este note tinha 7 linhas verticais na tela, coloridas, tipico de um lcd defeituoso, hj entrei na bios para modificar um parametro de compatibilidade com linux, e o notebook so ligava com tela preta (sem video, mas trabalhando), aí removi um dos pentes, ele funcionou, testei o pente removido sozinho ele nao funcionou, agora quando devolvo o pente que funciona, me aparece outra linha na tela... Isso esta me parecendo um velho e conhecido problema destes toshibas, que vi principalmente na linha M65, que usa memorias onboard, da solda fria e aparece as linhas por causa disso.... Agora pra tira teima, vou ter que procurar memorias ddr1 para testar...

Antes de desmontar seu PC, você tem que atualizar ele, ai sim , após reinicialização, você vê se funciona 100% para cobrir as suas necessidades.