Problemas para criar usuário root e guest

Iniciado por Marmota, 02 de Abril de 2012, 20:25

tópico anterior - próximo tópico

Marmota

Saudações a todos.
Sou novo no fórum e no Linux. Uso o Shubuntu 11.01x64 e estou com um pequeno problema.
Excluí todos os usuários que eu tinha quando instalei e criei um novo, o qual chamei "Admin", defini uma senha e concedi privilégios de administador do sistema. Minha intenção era não usar o Admin (root); apenas quando necessário. Minha tela de login está assim: Admin (senha); Guest.
Aos problemas:
1) Meu "Admin" não tem privilégios "infinitos" como eu esperava (à alguns arquivos aparece "permissão negada").
2) Eu queria que meu usuário "Admin" fosse o usuário assumido quando eu desse o comando su ou sudo no prompt.
3) O comando su (no qual eu coloco a senha de "Admin") retorna "Senha inválida".
Meu HD está dividido em 34 Gb p/ Windows7; 15 Gb para Linux; 3 Gb Swap e 250 Gb de Disco Compartilhado. Tudo está formatado perfeitamente, quando eu instalei o linux eu não tinha problema para montar e acessar esse disco compartilhado.
4) Meu usuário "Admin" não acusa o "Disco Compartilhado" no desktop, tampouco eu posso abri-lo em /media ("permissão negada").
Enfim, queria saber como eu configuro um novo usuário para ter todos os privilégios do sistema, e outro para ser usado por mim ou um "visitante" no meu computador e toda vez tivesse que digitar sudo ou su para fazer alguma coisa.
Desde já, agradeço.
O computador acaba com minha coluna e visão, o fone de ouvido acaba com minha audição. Vivo como se não houvesse amanhã.

zekkerj

CitarExcluí todos os usuários que eu tinha
Espero que você não tenha excluído usuários como "bin", "sync", "games", "man", etc. e outros com UID <= 100. Se tiver feito, se aceita uma sugestão, reformate seu sistema e comece de novo. Da outra vez, não faça isso de novo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Marmota

Não, não, esses usuários eu nem mexi. Eu apenas excluí as contas de usuário (que aparecem no login).
O computador acaba com minha coluna e visão, o fone de ouvido acaba com minha audição. Vivo como se não houvesse amanhã.

agente100gelo

O usuário com "permissões infinitas" no Linux é o root, contudo, não é uma boa ideia utilizá-lo graficamente.

Nota: pra se logar como root: "sudo su" e não "su". Sendo a senha a do usuário principal.

As suas necessidas podem ser atingidas com o usuário padrão do Ubuntu.

O problema da sua estratégia é que você está pensando como Windows.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

zekkerj

Bem, eu não vejo muito problema em chamar o primeiro usuário da máquina como "Admin" ou "Administrador". O importante é que sendo o primeiro usuário, ele vai receber poderes de "sudo". Se vc precisa fazer isso agora, basta adicionar o usuário escolhido aos grupos "adm" e "admin".

Só saiba que, assim como no Windows 7, o usuário não "é" administrador, ele "pode ser" administrador. Pra poder administrar, vc tem que usar o "sudo" antes do comando (ou o "gksudo", no caso de programas gráficos). Isso equivale ao "executar este programa como administrador, do Windows 7.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Marmota

Perfeito pessoal. Agora tudo está mais claro. O Windows faz mesmo a gente pensar que pode se logar tendo todos os privilégios, quando na verdade, no final das contas, ele sempre acaba pedindo permissão para executar alguma coisa (o que é equivalente a dar o comando sudo, no linux).

Boas novas, aparentemente a questão da montagem do Disco Compartilhado foi resolvida (parece que tinha que reiniciar o sistema ::)).
Minha última dúvida agora é que eu ainda não consigo acessar, por exemplo, a pasta /root.

Estou tentando assim:
admin@visitante-HP-Pavilion-dv4-Notebook-PC:~$ su                    --> coloco meu password
root@visitante-HP-Pavilion-dv4-Notebook-PC:/home/admin#           --> já estou como root, na pasta /home/admin --> dou o comando "cd"
root@visitante-HP-Pavilion-dv4-Notebook-PC:~#                          --> estou na pasta /root? --> "ls" --> Ela está vazia?

- Toda vez que eu crio um novo usuário eu tenho que configurar todo o design da área de trabalho de novo?

- Como faço para eliminar esse usuário "visitante" que eu mesmo criei na instalação e está em /home/visitante?
Por consequência, posso mudar a tag "visitante-HP-Pavilion-dv4-Notebook-PC" para outro nome?

- Por fim, como criar uma "Pasta Compartilhada" na /home de modo que o arquivo que eu salvo em /home/admin/documentos apareça também em /home/usuario/documentos?

Desde já, muito obrigado galera, com a ajuda de vocês, nós nos afastamos cada dia um pouquinho mais do Windows!
  ;)

zekkerj

CitarMinha última dúvida agora é que eu ainda não consigo acessar, por exemplo, a pasta /root.
Pra quê? Faça de conta que ela não existe.

CitarEstou tentando assim:
admin@visitante-HP-Pavilion-dv4-Notebook-PC:~$ su                    --> coloco meu password
root@visitante-HP-Pavilion-dv4-Notebook-PC:/home/admin#           --> já estou como root, na pasta /home/admin --> dou o comando "cd"
root@visitante-HP-Pavilion-dv4-Notebook-PC:~#                          --> estou na pasta /root? --> "ls" --> Ela está vazia?
Não, você não está na pasta /root. Você está na pasta HOME do seu usuário administrador. Em tempo, já te avisaram, eu aviso de novo: não use "su" pra virar root. Use "sudo -s" ou "sudo su".

CitarToda vez que eu crio um novo usuário eu tenho que configurar todo o design da área de trabalho de novo?
Toda vez que você cria um novo usuário, as propriedades da área de trabalho são criadas a partir do diretório de "skeleton" (/etc/skel). Se vc quer personalizar a área de trabalho dos novos usuários, basta pegar um usuário padrão, e copiar os diretórios ocultos dessa pasta para o diretório /etc/skel. Todos os usuários criados a partir daí usarão a mesma configuração.

CitarComo faço para eliminar esse usuário "visitante" que eu mesmo criei na instalação e está em /home/visitante?
Use o painel de configuração do sistema, ou o comando "sudo deluser visitante".

CitarPor consequência, posso mudar a tag "visitante-HP-Pavilion-dv4-Notebook-PC" para outro nome?
Isso vem do nome do computador, que fica no arquivo /etc/hostname. Altere esse arquivo pra outra coisa que faça sentido e reinicie a máquina. Observe que algumas coisas podem parar de funcionar depois disso, vc vai ter que resolver os problemas um a um.

Marmota

Valeu mesmo! Era só isso. Agora vou me inteirar mais sobre o fórum pra ver se consigo ajudar outras pessoas.
Andei lendo a "ajuda" mas não descobri como se "encerra" um fórum... Peace.

zekkerj

Citarnão descobri como se "encerra" um fórum...

Siga a dica do usuário rruela:
Citação de: Assinatura de rruelaDar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

selvaking

Citação de: Marmota online 03 de Abril de 2012, 14:21
Minha última dúvida agora é que eu ainda não consigo acessar, por exemplo, a pasta /root.

Estou tentando assim:
vc tá chamando "ls" sem opção adicional nenhuma. Se vc chamar "ls -a" vc vai ver os arquivos ocultos como: .bashrc e .bash_history
Não tem mais nenhum arquivo pois provavelmente vc não chamou a interface gráfica como root ou não salvou nenhum arquivo na pasta root.
vc pode criar um arquivo e depois verificar sua existência com o comando abaixo:
ls / > /root/lista_de_arquivos.txt
- Toda vez que eu crio um novo usuário eu tenho que configurar todo o design da área de trabalho de novo?
No Windows tbm é assim. Novo usuário. Nova área de trabalho. Cópia do diretório padrão que no linux é /etc/skel
- Como faço para eliminar esse usuário "visitante" que eu mesmo criei na instalação e está em /home/visitante?
Por consequência, posso mudar a tag "visitante-HP-Pavilion-dv4-Notebook-PC" para outro nome?
Para mudar o nome é preciso mudar dois arquivos (/etc/hosts e /etc/hostname), o comando abaixo faz isto como teste:
sed -e "s|visitante-HP-Pavilion-dv4-Notebook-PC|outro-nome|g" /etc/{hosts,hostname}
Para o nome do computador use letras minúsculas(a-z), números arábicos(0-9) e traço (-). QQ outra coisa fora deste padrão pode dá problema nos servidores DNS/DHCP. Atualmente, estou passando por problemas deste tipo com máquinas Windows se registrando usando o underline(_) no DHCP.
O comando abaixo modifica realmente os arquivos se este for seu desejo:
sed -i "s|visitante-HP-Pavilion-dv4-Notebook-PC|outro-nome|g" /etc/{hosts,hostname}
reinicie a máquina após esta operação.
- Por fim, como criar uma "Pasta Compartilhada" na /home de modo que o arquivo que eu salvo em /home/admin/documentos apareça também em /home/usuario/documentos?
Use atalhos.
Sugiro criar uma nova pasta chamada "compartilhado"
mkdir -p /home/admin/compartilhado
e crie um atalho para ela na pasta do outro usuário
ln -s /home/admin/compartilhado /home/usuario/compartilhado
Para completar vc deve ter o usuario "usuario" no mesmo grupo deste usuario "admin" pra não ter problema "acesso negado".
Aliás os problemas que vc teve ao apagar a conta do sistema e criar a conta admin foi que vc não fez a conta participar dos mesmos grupos que a conta do sistema participa.
Usando o comando abaixo vc verifica os grupos que uma conta participa:
root@machine:~# groups usuario
usuario : usuario adm dialout cdrom plugdev lpadmin sambashare admin

Os grupos acima devem estar na conta do usuário "admin" que vc criou.
usermod -G adm,dialout,cdrom,plugdev,lpadmin,sambashare,admin admin

Se bem que o padrão do sistema é criar usuário e grupo com o mesmo nome.
Qual o grupo padrão do seu usuário admin?

Caso queira trocar maiores informações é só chamar neste post!
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049