Compartilhar arquivos (pasta documentos e imagens) entre 2 computadores

Iniciado por Erick Ribeiro, 04 de Abril de 2012, 16:04

tópico anterior - próximo tópico

Erick Ribeiro

Olá Galera. Eu uso Ubuntu em 2 computadores, um deles com a versão 11.10 e o outro coma versão 11.04.

Eu gostaria de saber se é possível eu manter em sincronia as pastas documentos e imagens nessas duas maquinas pois os meus trabalhos da faculdade ficam salvos nessas pastas e fica difícil de eu copiar e colar arquivos a todo momento, as vezes eu acabo me perdendo e alguns arquivos acabam não sendo copiados para o outro computador, ou até mesmo acabo substituindo o arquivo atualizado pelo arquivo antigo.

Como eu faço para resolver esse problema? Abraço a todos

raidicar

Utilize o rsync para sincronizar o conteúdo de duas pastas em locais diferentes, estejam elas no mesmo micro ou em diferentes computadores.
Nesse post eu detalhei o rsync...
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=50344.0

Ele sincroniza pasta de origem com destino.

Agora o que precisa, como são computadores diferentes, é fazer um computador localizar a pasta do outro, como trata-se de linux, vc precisa "montar" no micro de origem a pasta do micro de destino (Micro que vai receber ). Seria como compartilhar no servidor uma pasta e mapear essa pasta em seu micro.
No exemplo que dei o cara usava windows e por isso utilizava o samba. No seu caso, entre dois micros windows precisará utilizar NFS.
É moleza, pesquise sobre "compartilhamento NFS" no google que nas primeiras opções tem exemplo prático.

Voce pode usar o ssh com o rsync. Basta instalar o servidor ssh no seu micro (apt-get install openssh-server) e no micro de destino executar o comando:
rsync -Cravzup -e ssh nome_do_usuario_do_seu_micro@SEUIP:/home/diretorio_de_origem /home/diretorio_do_servidor/
Esse comando vai pedir a senha e, depois de inserida, pega tudo que tem dentro do diretorio de origem e grava dentro do diretorio do servidor.
Os arquivos que ja existirem, ele não vai copiar, a menos que estejam desatualizado.
Pesquise sobre as opções do rsync, ele pode incrementar, substiruir os dados do destino, etc...

Se for utilizar o ssh, pesquise no google "chave ssh" e nas primeiras opções sabera como conectar via ssh sem precisar digitar a senha.

Para automatizar esse trabalho, ou seja, coloca-lo para executar de tempo em tempo, coloque o comando em um arquivo, transforme-o em executável e insira-o no crontab.
01 * * * *   root    /diretorio/script_sincroniza.sh
Com isso ele executará de hora em hora.

Nesse post eu falei sobre como fazer isso.
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=93697.0

Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Erick Ribeiro

Valeu. Falando nisso, eu lembrei do Ubuntu One. Esse programa tem a mesma função?

zekkerj

Não, o rsync só copia entre uma máquina e outra, de forma inteligente (ele verifica os arquivos diferentes, e só copia esses).

Mas ele só sincroniza em uma direção; ou seja, é da origem pro destino, da primeira máquina pra segunda. Se o arquivo mais novo estiver na segunda máquina, ele normalmente vai substituir esse arquivo pela versão que está na primeira máquina. Vc pode configurar pra ele não fazer isso, mas assim vc vai continuar com os arquivos diferentes.

Pra que os arquivos mais novos da segunda máquina sejam sincronizados pra primeira, vc tem que rodar novamente o rsync, dessa vez no sentido inverso (tomando os mesmos cuidados).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Erick Ribeiro