Problema com a senha ao acessar arquivos

Iniciado por thiagowfx, 06 de Abril de 2012, 00:01

tópico anterior - próximo tópico

thiagowfx

Olá pessoal,

Tenho uma conexão de rede entre dois computadores (ambos Ubuntu 11.04) com IP's internos 192.168.1.100 e 192.168.1.101.
A princípio não precisei realizar nenhuma configuração, eles se reconheceram automaticamente. Então compartilhei (manualmente) uma pasta em cada PC para testar o compartilhamento de arquivos (impressoras está OK!).

O 192.168.1.101, além de reconhecer o outro, consegue acessar a pasta compartilhada após digitar o nome de usuário e a senha, sem problemas.

Já o 192.168.1.100 consegue visualizar o .101 mas não consegue acessar as pastas compartilhadas! Eu digito o usuário e a senha do outro PC mas ele sempre acusa erro. O que pode ser? Um PC acessa e o outro não? Eu tentei acessar de e em admin em ambas as contas.

Eu não mexi em grupo de trabalho / domínio e em nada...então acredito que esteja tudo default ('WORKGROUP').

Ideias, pessoal?

zekkerj

Cadastrou o usuário que faz o acesso em ambas as máquinas ["smbpasswd -a usuario"]?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

thiagowfx

Como eu disse, não mexi em nada, contei com a configuração automática, que deu certo em um mas não no outro.

Como eu faço isso que você falou?

selvaking

Citação de: thiagowfx online 06 de Abril de 2012, 00:01
Tenho uma conexão de rede entre dois computadores (ambos Ubuntu 11.04) com IP's internos 192.168.1.100 e 192.168.1.101.

Se os dois são linux pra que usar compartilhamento estilo Windows?

Instala o openssh-server nos dois e seja feliz.
sudo apt-get install openssh-server

Pra fazer a conexão é só abrir o nautilus.
Vá no menu "Arquivo" e selecione "Conectar ao servidor"
vai aparecer a caixa abaixo.
Coloque o IP do micro que vc quer acessar.
o tipo de conexão (SSH)
Uma conta de usuário dele e a senha desta conta.

E voilá!
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

zekkerj

CitarSe os dois são linux pra que usar compartilhamento estilo Windows?
Pq que é mais compatível, mais fácil de configurar, e acredite, mais seguro que NFS.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

selvaking

Citação de: zekkerj online 06 de Abril de 2012, 15:45
Pq que é mais compatível, mais fácil de configurar, e acredite, mais seguro que NFS.

Não falei em NFS. Falei em SSH. São duas coisas distintas. Acredite!

NFS (acrônimo para Network File System) é um sistema de arquivos distribuídos desenvolvido inicialmente pela Sun Microsystems, Inc., a fim de compartilhar arquivos e diretórios entre computadores conectados em rede, formando assim um diretório virtual.
O cliente NFS tem por finalidade tornar o acesso remoto transparente para o usuário do computador, e esta interface cliente e servidor, executada pelo NFS através dos protocolos Cliente-Servidor, fica bem definida quando o usuário ao chamar um arquivo/diretório no servidor, lhe parece estar acessando localmente, sendo que está trabalhando com arquivos remotos. (Fonte)

O Secure Shell ou SSH é, simultaneamente, um programa de computador e um protocolo de rede que permite a conexão com outro computador na rede, de forma a executar comandos de uma unidade remota. Possui as mesmas funcionalidades do TELNET, com a vantagem da conexão entre o cliente e o servidor ser criptografada. (Fonte)

Não existe nada mais descomplicado de se instalar e nada mais seguro. Acredite!
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

zekkerj

CitarNão falei em NFS. Falei em SSH. São duas coisas distintas. Acredite!
Claro que acredito, até pq foi vc que falou. ;D

Mas o problema é que não é toda máquina/sistema que permite montar um compartilhamento via FISH.