(Solucionado) Como altera o destino da minha pasta pessoal ?

Iniciado por DuhCarvalho, 01 de Abril de 2012, 22:54

tópico anterior - próximo tópico

DuhCarvalho

Seguinte galera, so meio novato em linux ainda,
e ja pesquisei no forum e no google mas não encontrei nada que eu pude-se entender..

então, eu tenho 2 HDs e queria saber se é possível alterar o destino da minha pasta pessoal, para o 2°HD,
para que todo o conteúdo que for salvo na minha pasta ir direto pra o D:

sei que posso muito bem quando for salvar posso mudar o destino,, mas como estou usando Gnome Shell.
acho bem mais comodo só altera os destino, para que o atalho no menu também me direcione para o 2°HD
por exemplo, clicando em Imagens no Menu...

se alguem puder me ajudar, pq eu não faço a menor ideia de como se faz isso.

xluisfernando

Isso teria que ser feito no momento da instalação. Você particionaria os dois discos e definiria qual partição teria o ponto de montagem / e qual teria o ponto de montagem /home

A pasta /home no Linux é a pasta reservada aos usuários e as configurações de seus aplicativos. Ela fica na raiz do sistema, assim como as pastas /boot , /bin , /tmp ...

A grande vantagem de colocar a /home em partição separada (não necessariamente em outro HD) é a facilidade para a reinstalação ou atualização.

Dentro da pasta /home ficam as pastas de usuário, com o mesmo nome definido no momento da instalação. Então, na hipótese de reinstalar o sistema, bastaria apenas acessar a pasta do usuário, mandar exibir os arquivos ocultos com Ctrl+H e apagar as pastas de configuração do usuário (começadas com .  como .mozilla) Então, ao marcar a mesma /home sem formatar e usando o mesmo nome de usuário, o sistema entende a distribuição de pastas existente. Se não apagar as pastas de configuração, o sistema entende que essas configurações valem para nova instalação, o que pode ser bom ou ruim, dependendo do caso
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

DuhCarvalho

Entendi,,
então vou ter que reinstalar ele mesmo,
dai no momento de escolha em entre ocupar o HD inteiro ou Dual Boot,
entro na Opção Personalizada "" se não me engano é esse mesmo o nome ""
e direciono a /home para o 2° HD.

Agora que sei "onde ir" vo da uma procurada no google, algum tutorial para que eu possa vero processo feito passo a passo, e eu não cometa falhas,,,

outra perguntinha se não for demais,,,

Este meu segundo HD tem dados ainda "eu sempre fazia isso com o Windows em meus documentos" dai estão todos os meus dados la ainda, e pra piorar era meu serv.

Então, se eu direcionar a /home do Ubuntu, vai "formatar o meu HD"
ou apenas criar o diretorio /home no espaço livre, - "dai depois eu copio e colo o conteudo do HD pro /home"

ou você me aconselha a fazer o backup do HD e depois repassar o conteúdo. ?

Neo_Pt

Olá @DuhCarvalho também sou iniciante pelo que não posso ser de grande valia, porém, uma coisa é certa ... quando prevemos fazer manipulações "pesadas" no HD ( como por exemplo mexer nas partições ) devemos sempre fazer um Backup !

Abs

irtigor

Não precisa reinstalar, mas parece que você não quer usar o segundo hd pra /home.
Pra /home, o ideal é que o sistema de arquivo seja nativo (ext3,ext4).

DuhCarvalho

é mais complicado do que eu imaginava,, mas ta valendo,,
ja to começando a tirar o Backup do HD aki,,

mas se desse so pra redirecionar a pasrta pessoal pra ele sem fazer "reinstalar" seria mais facil mesmo,,,

eu vo continua procurando mais informação quanto isso,,
enquanto tiro o Backup,, dai decido oque fazer,,,
se alguem souber de mais alguma coisa que possa ajudar,,

irtigor

Pra mudar o /home de lugar, basta editar o /etc/fstab.

DuhCarvalho

desculpe a ignorância mas
como eu faço isso ??

irtigor

Fstab é um arquivo texto que indica pontos de montagem. Tem muito material sobre isso na internet e aqui no fórum, tipo: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=26972.0

Qualquer dúvida é só falar...

DuhCarvalho

Obrigado Pessoal,
Assim que possivel irei fazer isso,