Editar o grub com dois sistemas operacionais

Iniciado por carranza, 29 de Março de 2012, 22:07

tópico anterior - próximo tópico

carranza

Ola, tenho o Windows XP e o Ubuntu no meu notebook e escolho o sistema pelo GRUB.
O problema é que sempre ao atualizar o Ubuntu novas linhas aparecem no GRUB ao ser inicializado e a opção de iniciar pelo Windows XP fica sempre por último. Meu medo é que eu não consiga mais acessar o windows

alguém poderia me ensinar a editar a tela de opções do GRUB ou me dar outra opção.

irtigor

Não existe motivo pra ter medo, no máximo você vai ter que apertar a tecla ↓ pra descer até o xp.
Uma coisa possível, é a apagar os núcleos antigos (procure aqui no fórum por "apagar"+"kernel").

luiscarlos

Essa nova linha que aparece é o novo kernel atualizado, toda vez que você atualizar o kernel a versão antiga permanecerá instalado para sua "segurança" caso o novo kernel de algum problema. Caso o novo kernel funcione perfeitamente você pode remover a versão antiga (lembrando que é indicado manter sempre uma versão, só por segurança).
Para remover o kernel antigo você pode ir no gerenciador do pacotes Synaptic e pesquisar por "linux-image-generic", achando é só remover a versão mais antiga. Outra opção é o Ubuntu-Tweak, que a meu ver é bem mais eficiente pois além de fazer tudo automaticamente ainda faz uma limpeza no sistema removendo dados desnecessários.
Lembrando que os dois aplicativos que citei precisão ser instalado.

rruella

se quer apagar os kerneis antigos (aconselhamos deixar pelo menos um anterior ao atual) use o ubuntu tweak na opção limpeza.
é batata
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

selvaking

Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049