Sudo do Ubuntu

Iniciado por Jadhilson Arnaldo, 19 de Abril de 2012, 09:23

tópico anterior - próximo tópico

Jadhilson Arnaldo

Gostaria de saber como fazer com que os usuários comuns do Linux só utilizassem o sudo para instalar programas, nada mais que isto. Pois, utilizando o sudo para determinadas configurações, os usuários comuns podem com o comendo deluser, simplesmente deletar o usuário administrador, e eu não quero que isto ocorra.
O que Fazer?

Att, Jadhilson

Creto

Se não me engano é você ou outro usuário que trata do mesmo assunto em outro tópico?

Usuário comum não usa sudo este é usado pelo administrador do sistema se não pode virar bagunça.

T+

zekkerj

Olá Jadhilson,

Como já dissemos... usuário comum não usa o sudo. Só administradores usam o sudo.

Se vc quiser dar algum poder a um usuário, vc pode cadastrá-lo como administrador; e nesse caso, vc pode restringir a autorização pra esses novos administradores.

Esse controle é feito pelo comando "visudo", que edita o arquivo "/etc/sudoers".
OBS: NUNCA EDITE O ARQUIVO /etc/sudoers DIRETAMENTE. Use sempre o comando "visudo" pra isso!!!

Por exemplo, se vc quer que o usuário "fulano" possa executar o comando "apt-get", basta acrescentar a linha abaixo ao fim do arquivo "/etc/sudoers".

fulano ALL=(ALL) /usr/bin/apt-get

Há uma plêiade de configurações possíveis nesse arquivo. Leia os manuais do "sudo" e do "sudoers" para mais informações.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

sigur

Opa, interessante esse assunto. Aproveito para perguntar: como fazemos para saber o que um user pode e o que não pode? Existe uma espécie de ficha de permissões dos users?

zekkerj

Se ele for administrador, ou seja, se fizer parte do grupo "admin", ele pode "tudo" via sudo/gksudo/kdesudo.

Se ele não for administrador, ele não pode nada, a menos que haja alguma configuração dando poderes a ele.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Creto

Citação de: sigur online 19 de Abril de 2012, 13:15
Opa, interessante esse assunto. Aproveito para perguntar: como fazemos para saber o que um user pode e o que não pode? Existe uma espécie de ficha de permissões dos users?
Olha como apenas eu mexo nessas coisas não sei bem explicar mas meu caro sigur quando vai se criar um novo usuário pelo modo gráfico (se não me engano) lá mesmo há opções de se vai querer ou não que esse novo usuário tenha permissões admin ou não.

T+

zekkerj

... até pq vc já precisa ser administrador, pra criar outros usuários.