ubuntu 10.10 não deixa marcar opção "permitir execução do arquivo.... "

Iniciado por dupei10, 03 de Março de 2011, 12:04

tópico anterior - próximo tópico

dupei10

comecei a usar o linux ubuntu 10.10 , estou completamente perplexo da compatibilidade do sistema, e de seus programas que fazem rodar aplicações do windows como nunca imaginei, sempre fui usuario do windows, e vim para o ubuntu pelo seus visual e efeitos estontiantes ^^

seguinte, unico "problema" digamos assim é que tpw eu uso dual boot, pq tenho windows 7 para rodar meus jogos e talz, e o resto tudo eu faço no linux(aplicações .jar , .exe, word, excel  e etc) só que o que está me prejudicando é o seguinte, sou usuario "root" pq foi eu que instalei o sistema e sou o unico usuario e ainda sou meio leigo no linux, mas oq está me atrasando é q eu chego para executar os programas .exe(ja tenho wine 1.2 instalado) por exemplo e ele não deixa executar, e sei que eu tenho q marcar a opção nas propriedades (aba de permissões) a opção ( "permitir execução do arquivo como um programa" ) só que eu marco ela e ela desmarca sozinha, como posso resolver isso?

aahhh, só para esclarecer essas aplicações e programas estão nas partições do windows que é acessivel pelo linux.

agradeço desde ja!

zekkerj

As partições não-nativas são consideradas "não-executáveis" por padrão, pra impedir que alguém mal-intencionado induza um usuário linux a executar um programa linux nativo malicioso.

Vc tem duas formas de contornar isso: uma é re-montando o dispositivo com permissão de execução.

A outra é ao invés de tentar executar diretamente o aplicativo, criar um atalho para ele, usando o wine como "shell".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

dupei10

poderia me explicar como fazer as duas? pq ainda sou meio leigo no assunto relacionado a linux, como disse vim recentemente para o linux saindo do windows 7 e até agora sem arrependimentos ^^

aguardo respostas!

zekkerj

Pra criar um atalho, você clica no seu desktop com o botão direito e usa a função "Novo >> Atalho para aplicativo".

Nas propriedades desse atalho, há um campo "comando", que vc vai colocar como "wine <arquivo.exe>".
No campo "diretório inicial", coloque a pasta onde fica o arquivo .exe.

Pra remontar a partição com permissão de execução, você usa o comando

sudo mount -o remount,exec <ponto de montagem>

p.ex. "sudo mount -o remount,exec /media/Windows".

Com o lembrete final de que não tem como fazer essa alteração ficar permanente.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

dupei10

este de criar atalho e num tenho, mas eu coloquei no criar lançador q deve ser a mesma coisa,

colquei o tipo de atalho para "aplicativo"

comando coloquei oq vc mandou, só que não tem "diretório inicial"

até criou o atalho na area de trabalho mas eu clico e não faz nada :/

e isso de remontar a partição não tem perigo eu perder meus dados do windows 7? pq eu uso dual boot

vlws!

zekkerj

Dizer que não tem risco é complicado, toda operação com partição tem algum risco associado.

dupei10

então prefiro não arriscar, mas tente arrumar alguma forma de explicar como posso fazer aquele primeiro passo no ubuntu 10.10

vlws!

GustavoReis

duple10, tenho uma dica para você.

Ubuntu não deixou você permitir e executar os programas de Windows, porque você usa o 32bit? É por causa disso. Isso aconteceu comigo. Mas tenho uma dica para você.

Crie a nova pasta com nome de Jogos ou de Programas de Wine na pasta da sua casa e vá lá à pasta do programa onde você instalou (por exemplo --> Sistema de arquivos de [tamanho] GB ou de Windows e você encontra a pasta de "Program Files (x86)" e copie o aquivo do programa que você desejar e cole na pasta que você criou na sua casa, agora, abra as propriedades do programa, marque a opção de permissão de executá-lo, e agora execute-o com Wine.

Ou copie o arquivo.exe e cole-o na pasta que você criou. Marque a opção de permissão de execução para ele e execute-o com Wine. Pronto. Isso aconteceu e funcionou comigo. Consegui abrir o Photoscape, o Lingoes, o Gimp do Windows, o Inkscape do Windows, NJSTar Japanese, Nvu, Photo! Editor, Youtube HD Downloader, PhotoPlus, FrontPage, Photoshop CS5, etc. com Wine.

Só no Ubuntu 64bit, você não precisa copiar e colar as pastas ou os executores, pois Ubuntu 64bit deixa você marcar a opção de permissão de execução e executar os programas, só se tiverem ou dependerem dos DLLs no Windows XP ou 7. Isso aconteceu comigo.

Agneli