ubuntu 10.10 não deixa marcar opção "permitir execução do arquivo.... "

Iniciado por dupei10, 03 de Março de 2011, 12:04

tópico anterior - próximo tópico

dupei10

comecei a usar o linux ubuntu 10.10 , estou completamente perplexo da compatibilidade do sistema, e de seus programas que fazem rodar aplicações do windows como nunca imaginei, sempre fui usuario do windows, e vim para o ubuntu pelo seus visual e efeitos estontiantes ^^

seguinte, unico "problema" digamos assim é que tpw eu uso dual boot, pq tenho windows 7 para rodar meus jogos e talz, e o resto tudo eu faço no linux(aplicações .jar , .exe, word, excel  e etc) só que o que está me prejudicando é o seguinte, sou usuario "root" pq foi eu que instalei o sistema e sou o unico usuario e ainda sou meio leigo no linux, mas oq está me atrasando é q eu chego para executar os programas .exe(ja tenho wine 1.2 instalado) por exemplo e ele não deixa executar, e sei que eu tenho q marcar a opção nas propriedades (aba de permissões) a opção ( "permitir execução do arquivo como um programa" ) só que eu marco ela e ela desmarca sozinha, como posso resolver isso?

aahhh, só para esclarecer essas aplicações e programas estão nas partições do windows que é acessivel pelo linux.

agradeço desde ja!

zekkerj

As partições não-nativas são consideradas "não-executáveis" por padrão, pra impedir que alguém mal-intencionado induza um usuário linux a executar um programa linux nativo malicioso.

Vc tem duas formas de contornar isso: uma é re-montando o dispositivo com permissão de execução.

A outra é ao invés de tentar executar diretamente o aplicativo, criar um atalho para ele, usando o wine como "shell".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

dupei10