Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - Maquina travou

Iniciado por Cafan, 30 de Outubro de 2009, 15:33

tópico anterior - próximo tópico

Cafan

é o seguinte, minha maquina deu uma trava e agora não estou conseguindo instalar nada nem pelo Central de Progrmas ubuntu e nem pelo Terminal

CitarE: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock - open (2: Arquivo ou diretório não encontrado)
E: Não foi possível travar o diretório administrativo (/var/lib/dpkg/), você é root?
cafan@Cafan:~$

Obs: eu estava instalando o o PAE e a maquina travou por causa do GNOME-Do

Tota

Ola,

Uma coisa é sua maquina travar, outra o arquivo de trava estar desabilitado.

voce leu a mensagem?

E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock - open (2: Arquivo ou diretório não encontrado)
E: Não foi possível travar o diretório administrativo (/var/lib/dpkg/), você é root?
cafan@Cafan:~$

[],s

Cafan

ja tentei como root

não to conseguindo abrir nada:

O synaptic da o seguinte erro :

E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock - open (2: Arquivo ou diretório não encontrado)
E: _cache->open() failed, please report.

Tota

Voce não pode ter duas instancias de root ao mesmo tempo. e pela mensagem que postou anteriormente

Citarcafan@Cafan:~$

voce estava como usuario.

poste o resultado ( só a mensagem final ) de sudo apt-get update

[],s

Cafan

CitarE: Alguns arquivos de índice falharam para baixar, eles foram ignorados ou os antigos foram usados no lugar.
root@Cafan:/home/cafan#

alarcon

Geralmente esse erro de lock ocorre por que você já está utilizando mais de uma forma de instalação ao mesmo tempo, por exemplo, apt-get install nome_do_pacote e Synaptic ou Adicionar/Remover... e etc. Por isso ele trava, pois uma outra forma de instalação já está em uso.

Caso não seja isso, abra um terminal (menu Aplicativos > Acessórios > Terminal) e digite:

sudo rm  /var/lib/dpkg/lock

isso vai romover o arquivo lock que fica em /var/lib/dpkg/

Será pedido uma senha, portanto digite sua senha de usuário e não se preocupe que no terminal não é mostrado nada nem uns caracteres do tipo ****, isso é normal.

Atenção: cuidado com o comando rm ( de remover) usado como root. Fazendo da forma que falei não terá problema.

Depois veja se agora vc obtém sucesso.

moitass

Ola pessoal tbm estou com o mesmo problema deem só uma olhada

E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock - open (13: Permissão negada)

Aqui tento mudar para root mas vejam o que acontece

moises@moises-laptop:~$ su
Senha:
su: Falha de autenticação

como saber se estou como "root" ou "usuário comum"?

Tota

CitarAqui tento mudar para root mas vejam o que acontece

moises@moises-laptop:~$ su
Senha:
su: Falha de autenticação

como saber se estou como "root" ou "usuário comum"?

O comando "su" não vem habilitado no Ubuntu, apenas o sudo

Use sudo < comando > ou use sudo su < comando >

moises@moises-laptop:~$ ( Usuario )
root@moises-laptop:~# ( superusuario ou root )

Veja que o prompt muda de $ para #

Isto é uma convenção para indicar o estado de permissões em qualquer sistema Linux / Unix

ex.:

$ gimp ( indica que voce pode usar o comando como usuario )

# apt-get update ( indica que voce pode usar o comando como superusuario )

[],s

caulopes

Prezados, 
Também tenho a mesma mensagem de erro. Tentei as indicações sugeridas, mas não consigo avançar, pois após o comando no root apt-get update recebo como resposta que o arquivo ou diretório não foi encontrado e que é impossível criar trava no diretório de listas. :'(

selvaking

Apaguei este arquivo de trava no meu e simulei o seu erro.

Ele foi criado automaticamente no final do comando:

sudo apt-get update
tenta a sorte aí?
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

caulopes

Desculpa selvaking, mas não entendi sua sugestão. Vc poderia ser mais claro sobre quais os comandos devo utilizar para corrigir o erro? sudo apt-get update, como disse antes, não funcionou!

selvaking

Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049