Problemas na Central de Programas e Atualizaçoes do Sistema

Iniciado por Biomed, 14 de Março de 2012, 02:46

tópico anterior - próximo tópico

Biomed

Boa Tarde amigos,
Sou novo na comunidade Linux, uso o Ubuntu 11.10 e um modem roteador wireless ZTE W300 com a Velox, e estou com um problema um pouco estranho.. Quando tento fazer um download pela Central de Programas ou Atualização do Ubuntu, tudo ocorre normalmente até baixar cerca de 10 mb de um determinado arquivo, e simplesmente a internet para, mas permanece conectado a rede. Assim, aparece o erro de download, aí sempre tenho que esperar a internet voltar, ir na central de programas e tentar baixar o arquivo denovo.. Consegui atualizar o ubuntu completamente nesse esquema de vai e volta, mas não melhorou.. Alguém pode me ajudar ? Desespero aqui gente kkk

Obs 1. Faço downloads normalmente de arquivos grandes pelo firefox e minha internet não cai quando navego.
Obs 2. Isso só acontece com arquivos grandes da Central de Programas ou Atualização do Sistema, os pequenos dá tempo de baixar normalmente.
Obs 3. Não encontrei nada semelhante ao meu problema no fórum =(

zekkerj

Estranho mesmo... se você tivesse problema com downloads, poderia ser o MTU da conexão...
Talvez seja algum problema específico da central de programas, e não da rede?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Biomed

Obrigado pela resposta Zekkerj. bom, eu sou leigo no assunto, mas ainda acho que seja da rede, talvez até uma porta do roteador não sei =(

Formatei o notebook 2 vezes, uma com o 11.04 e outra com o 11.10 denovo, mas o problema persiste..
Percebi uma coisa interessante dessa vez:

Quando a internet cai, entrei na pagina do roteador e vi que a parte do modem se encontra Down, ele desconecta mesmo.
Também percebi que quando faço download, o download suga a internet toda pra ele, é impossível até entrar no google,  pidgin e skype desconectam, só fica o download..

Já estou criando umas teorias loucas aqui kkkk. Será que o ubuntu pega tanto a banda que o modem acaba não aguentando? A conexão aqui é de 600kb e faço download a 72 KiB/s segundo o Monitor de Sistema. A internet realmente anda bem mais rápida..

zekkerj

Seu roteador tem configuração de QoS? De repente se vc limitar a banda pra máquina do Ubuntu...
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Biomed

Tem sim, está com 45%, divido a internet com outra pessoa.. Já até resetei o roteador, mas o problema persiste =(
Sabe me dizer qual a porta que o ubuntu usa pra atualização e central de programas ? Acredito que seja a 80, se for outra, talvez de pra liberar no roteador , não sei

selvaking

Acontece a mesma coisa na linha de comando?

sudo apt-get update && sudo apt-get -y upgrade
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

zekkerj

Citação de: Biomed online 14 de Março de 2012, 20:35
Tem sim, está com 45%, divido a internet com outra pessoa.. Já até resetei o roteador, mas o problema persiste =(
Sabe me dizer qual a porta que o ubuntu usa pra atualização e central de programas ? Acredito que seja a 80, se for outra, talvez de pra liberar no roteador , não sei
Então tente desativar o QoS, ou conectar diretamente a máquina à internet. Se preciso, use uma conexão 3G. Assim você pode determinar se o problema é da máquina ou do roteador.

Biomed

Respondendo ao Selvaking, também acontece em linha de comando..
Zekkerj , já desativei , mas continua o problela. Não posso conectar a maquina direto, por esse roteador ele tem um modem dentro, não tenho outro modem =( ,,, Vou ver se consigo uma 3g pra testar