Re: Ubuntu 11.04 não reconhece placa de vídeo ( E-Machines E725 )

Iniciado por egomes, 11 de Março de 2012, 18:21

tópico anterior - próximo tópico

egomes

Boa tarde a todos do Forum,

Tive problemas com HDMI e som no meu desktop (MCP61M-M3 da ECS) e a placa de vídeo é GeForce 8400gs com saída HDMI.

O Chipset de meu Desk é NVidia (assim como a placa de vídeo) e o codec do som é VT1705 da VIA.

Quebrei muito a cabeça...

Segui a orientação deste post  ==>  http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1668737

O problema é que ao finalizar o passo a passo, o som do HDMI funcionava corretamente, porém a placa de som analógica ficava desativada e aí bye-bye microfone e entrada de linha (captura).

Descobri que o problema se resolve se substituir a linha sugerida no post...

options snd-hda-intel probe_mask=0x108

por

options snd-hda-intel probe_mask=-1

Depois, é seguir os demais procedimentos recomendados, exceto o que manda modificar o arquivo ==> etc/pulse/default.pa

No meu desk não foi necessário fazer a modificação.

load-module module-alsa-sink device=hdmi:NVidia

no arquivo

Ao reiniciar o sistema, deve-se clicar no ícone do som e escolher a porta HDMI que estará funcional (no meu caso, funciona só na nr. 2).

A partir daí, é só configurar a placa analógica para funcionar apenas como "input" e deixar a HDMI como "output".

Só um detalhe, o driver de vídeo da NVidia gera um conflito total com o som, ou seja, nem analógica, nem digital, tudo mudo. Antes de instalar o driver é bom testar e pensar duas vezes, antes de remover o nouveau. Na forma como deixei acima (entrada=analógica / saída=HDMI), o driver se conportou bem.

Espero que isso ajude.

Tota